sábado, 9 de abril de 2011

Escola Bíblica Dominical L02 2ºT 11



Estamos construindo esta grande Obra, o “CENTRO DE CONVENÇÕES CENTENÁRIO”,marco da Geração do 1º Centenário, na História da “Igreja Mãe”das Assembleias de Deus no Brasil e no mundo. Sob a Direção do seu Presidente, Reverendo Samuel Câmara, Belém-Pará Brasil. Participe você também, ainda há tempo para dá uma mãozinha mesmo no último semestre da construção, entre em contato pelo telefone (91) 3241-4521 Alô Centenário. Site WWW.centenarioassembleiadedeus.com.br


Informação

O Centro de Convenções Centenário está sendo construído em uma área de 40.000m² e acomodará confortavelmente mais de vinte mil pessoas. Na Av Augusto Monte Negro, Km 03, do lado oposto do Estádio Olímpico do Mangueirão, em terreno de nossa propriedade, ao lado de um dos templos da nossa Igreja chamado Vale da Bênção.
(DTC)


Por: (Pr Ev – Domingos Teixeira Costa)

A publicação das Lições da Escola Bíblica Dominical neste site, é fruto da obediência a Deus. Ele pôs em minha mente o propósito de fazer a divulgação do conteúdo espiritual que recebemos em nossas Igrejas a cada manhã de domingo,  para que semanalmente nossos irmãos que se encontram espalhados pelo mundo a fora, possam igualmente participar do mesmo pão.

Cumprindo a missão de divulgar o Evangelho por lugares desfavorecidos do acesso a este conteúdo diretamente da Revista acima mencionada, para que os Missionários possam igualmente compartilhar deste pão com os filhos de Deus sob suas orientações, como a Igreja no Brasil, alimenta-se do conteúdo publicado na Revista; Lições Bíblicas da Escola Dominical veiculado neste site.

Tenho a certeza de que estou cumprindo como servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a evangelização internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso favorável e de um conteúdo organizado especificamente para o ensino pessoal e em grupo como igrejas  e etc.

Em virtude da cobertura do Blog ser a nível internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento dessa tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso planeta,o mais belo de todos no Universo, que só foi criado por causa do homem, para que aqui se fizesse a vontade de Deus como no céu, (Mt 6. 9-13).
À Missão Nacional, Internacional e Igrejas de difícil acesso.

O Texto é a reprodução original do comentário publicado na Revista do aluno abaixo indicada:
Revista Trimestral, “Lições Bíblicas”, 2º Trimestre – 2011. Comentarista: ELIENAI CABRAL, Editora CPAD Rio de Janeiro – RJ.

LIÇÃO 02 de 13, 10 de Maio de 2011

TEMA - NOMES E SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO

TEXTO ÁUREO – “E sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se abriram os céus, e veio o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele” (Mt 3.16).

VERDADE PRÁTICA – A pluralidade dos nomes e símbolos do Espírito Santo revela sua divindade, obra e ministério na vida da Igreja de Cristo.


LEITURA BÍBLICA


João 1.29-33; Romanos 8.9-11,14,15


João


29 - No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.


30 Este é aquele do qual eu disse: após mim vem um homem que foi antes de mim, porque já era primeiro do que eu.


31 - E eu não o conhecia, mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, par isso, batizando com água.


32 - E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como uma pomba e repousar sobre ele.


33 - E eu não o conhecia, mas o que me mandou batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.



Romanos 8


9 - Vós, porem, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguem não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.


10 - E, se Cristo está em vos, o corpo, na verdade, esta morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.


11 - E, se 0 Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo tambem vivificará o vosso corpo mortal, pelo seu Espírito que em vós habita.


14 - Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.


1 5 - Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez,
estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual  clamamos: Aba, Pai.

INTRODUÇÃO
O Espírito Santo não é uma força, influência ou poder emanado de Deus. Ele é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Sua atuação na Bíblia é mar­cante e plena: vai do Genesis ao Apo­calipse. A Palavra de Deus no-lo mostra como uma pessoa que age, decide, guia e cumpre o plano de salvação que o Pai traçou para a humanidade através do sacrifício vicário de seu Unigênito.

Nesta lição, estudaremos os no­mes e símbolos do Espírito Santo. Por que este assunto é tão importante? Os nomes e símbolos do Espírito Santo re­velam seu caráter e obra. Se quisermos aprender mais a respeito da fé pente­costal, precisamos conhecer melhor o caráter e o ministério do Consolador.


I. A PLURALIDADE DOS NOMES DO ESPÍRITO SI\NTO

Os nomes do Espírito Santo estão relacionados á sua obra e caráter. Entre os hebreus, o nome não era utilizado apenas para distinguir as pessoas, mas tambem para revelar-­Ihes o caráter e a índole (Gn 25.26). Vejamos, pois, alguns dos nomes do Espírito Santo.


1. Nomes do Espírito Santo relacionados à Trindade. Na Pa­lavra de Deus, há vários nomes que descrevem a deidade do Espírito Santo: Espírito de Deus, Espírito do Senhor, Espírito de Cristo e Espírito de Seu Filho (Gn 1.2; Is 11.2; GI 4.16; Fp 1.19). Encontramos tambem no­mes que relacionam o Espírito Santo diretamente a Deus e a Jesus: Espírito de Jesus (At 16.7) e Espírito do nosso Deus (1 Co 6.11).


2.0 Consolador. Este é um dos nomes mais conhecidos do Espírito Santo. Ao ouvirem o Senhor anunciar a sua ascensão, os discípulos fica­ram preocupados. Quem haveria de ajudá-los? O Mestre aquieta-lhes os corações, assegurando-lhes que não ficariam órfãos. Nós tambem não esta­mos sós neste mundo que jaz no ma­ligno. Contamos com a doce presença do Espírito Santo. Jesus prometeu aos discípulos: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fi­que convosco para sempre" (Jo 14.16). Ele está conosco! Você tem sentido a meiga presença do Consolador?

No grego, a palavra Consolador significa paracleto, e segundo a Bíblia de Estudo Pentecostal, paracleto é "alguem chamado a ficar ao lado de outro para ajudar".



3. O Espírito da Verdade. O Consolador tem como missão revelar a verdade de Deus em Jesus Cristo (Jo 14.6). O Espírito Santo convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8), levando-o a crer na (única Verdade - Jesus Cristo.



4. Espírito de Graça. Sem o Espírito Santo não há arrependimento. É Ele quem nos convence dos nossos erros. Sem arrependimento verda­deiro, não há salvação pela graça. O Consolador comunica a graça de Deus a nós (Hb 10.29 e Zc 12.10).



5. Espírito de Vida. Sem o Espírito Santo, estaríamos mortos em nossos delitos e pecados (Ef 2.1). Ele operou em nos o novo nascimento e deu-nos nova vida em Cristo (2 Co 5.17).


II OS SIMBOLOS BÍBLICOS


1. A Bíblia e os símbolos. A Palavra de Deus é rica em linguagem simbólica. Por isso, precisamos da hermenêutica e da exegese para termos uma compreensão real e correta do texto bíblico. Muitos, por desconhecerem esta linguagem, aca­bam criando e atribuindo figuras e símbolos impróprios ao Espírito Santo.
Para se compreender os símbolos é necessário interpretá-los dentro de seu contexto de origem.



2. Jesus utilizou alguns símbolos. O Mestre utilizou-se dos símbolos para ilustrar verdades espirituais a respeito da sua missão aqui na Terra (Jo 6.35; 8.12; 10.9; 14.6). A própria Bíblia, a Palavra de Deus, é representada por vários símbolos: espada (Hb 4.12), lâmpada (SI 119.1 05), alimento (Jo 23.12), leite (1 Pe 2.2) e mel (SI 19.10).


III. OS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO


1.Fogo (Lc 3.16). No Antigo Testamento, "o fogo" fazia parte da liturgia hebreia: simbolizava a presença de Deus, a purificação e o juízo divino (Ex 3.2; SI 50.3; Is 6.1-7). Em Lucas 3.16, o fogo é apresentado como elemento purificador na vida de quem recebe o batismo com o Espírito Santo. O Consolador ajuda-nos a viver em santidade, pois, em nós, efetua a santificação (2 Ts 2.13).

Já regenerados pelo Espírito Santo, tornamos nosso corpo templo do Espírito Santo (l Co 6.19). Isto significa que todas as nossas ações devem visar a glória de Deus. Ao ser­mos redimidos do mundo, passamos a pertencer unicamente a Ele. Deixe que o fogo do Espírito queime-lhe toda a impureza, fazendo real a presença de Deus em sua vida.



2. Água, rio e chuva (Jo 7.37,38). A água e vital para a na­tureza. Sem ela, o ser humano não vive. Deus utiliza-se desse elemento indispensável à existência para mos­trar que o Espírito Santo sacia toda a nossa sede espiritual. No plano espi­ritual, água, rios e chuvas simbolizam o mover do Espírito na vida dos que recebem a Cristo J(o 4.14).

A renovação que a água produz significa a operação miraculosa do Espírito Santo na vida do homem, ­produzindo a regeneração e a vivificação espirituais (Tt 3.5). Em Isaias 44.3, o Senhor promete derramar água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca.

O profeta falava a respeito do derra­mamento do Espírito Santo sobre uma geração vindoura. A profecia começou a cumprir-se no dia de Pentecostes e prossegue através do Movimento Pentecostal, o maior avivamento da história da Igreja Crista.



3. Selo (2 Co 1.21,22; Ef 1.13).
Segundo o pastor Antonio Gilberto, "nos tempos bíblicos, o selo era usado para designar a posse de uma pessoa sobre algum objeto ou coisa por ela selada". O selo indica propriedade, posse. Fomos selados pelo Espírito Santo quando aceitamos a Cristo como nosso único e suficiente Salvador. Hoje, pela fé, somos propriedade particular de Deus. Quando Cristo voltar para buscar a sua Igreja, subiremos com Ele, pois o Senhor virá buscar aqueles que lhe pertencem.

Como podemos ter certeza de que fomos selados? Segundo as Escrituras, o próprio Espírito Santo testifica com o nosso espírito que pertencemos a Deus (Rm 8.16). Não podemos nos esquecer que o Espírito Santo tambem é o penhor da herança celestial (Ef 1.14), isto é, a garantia de que receberemos a nossa herança, pois somos coerdeiros de Cristo (Rm 8.17a).
CONCLUSÃO
Mediante o estudo dos nomes e símbolos do Espírito Santo, aprende­mos mais sobre a sua obra e o seu caráter. Quando entregamos nossas vidas a Jesus Cristo, crendo nEle como Salvador pessoal, o Espírito Santo passa habitar em nós. Ele é a nossa garantia de que somos do Se­nhor. Pertencemos a Deus! Vivamos então de maneira santa, agradando ao Senhor e ao Espírito Santo que habita em nós.

Publicação: "Costa"






Envie um e-mail para mim!

Nenhum comentário: