sábado, 11 de junho de 2011

Lição L11 2T 11


Assembeianos, pentecostais e todos os servos de Jesus Cristo, a Festa do CENTENÁRIO é para todos. A Igreja em Belém é MÃE das Assembeias de Deus no Brasil, de vários paises e tambem dos  pentecostais brasileiros, sem excessão de igrejas no Brasil. Venham todos para a FESTA!  Ela é tambem o Centnário do movimento Pentecostal no Brasil.
CENTRO DE CONVENÇÔES CENTENÁRIO
Venham todos celebrar
DTC

Por: (Pr Ev – Domingos Teixeira Costa)

A publicação das Lições da Escola Bíblica Dominical neste site, é fruto da obediência a Deus. Ele pôs em minha mente o propósito de fazer a divulgação do conteúdo espiritual que recebemos em nossas Igrejas a cada manhã de domingo,  para que semanalmente nossos irmãos que se encontram espalhados pelo mundo a fora, possam igualmente participar do mesmo pão.
Cumprindo a missão de divulgar o Evangelho por lugares desfavorecidos do acesso a este conteúdo diretamente da Revista acima mencionada, para que os Missionários possam igualmente compartilhar deste pão com os filhos de Deus sob suas orientações, como a Igreja no Brasil, alimenta-se do conteúdo publicado na Revista; Lições Bíblicas da Escola Dominical veiculado neste site.
Tenho a certeza de que estou cumprindo como servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a evangelização internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso favorável e de um conteúdo organizado especificamente para o ensino pessoal e em grupo como igrejas  e etc.
Em virtude da cobertura do Blog ser a nível internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento dessa tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso planeta,o mais belo de todos no Universo, que só foi criado por causa do homem, para que aqui se fizesse a vontade de Deus como no céu, (Mt 6. 9-13).
À Missão Nacional, Internacional e Igrejas de difícil acesso.
O Texto é a reprodução original do comentário publicado na Revista do aluno abaixo indicada:
Revista Trimestral, “Lições Bíblicas”, 2º Trimestre – 2011. Comentarista: ELIENAI CABRAL, Editora CPAD Rio de Janeiro – RJ.
LIÇÃO 11 de 13, 12 Junho de 2011.
TEMA – Uma igreja autenticamente Pentecostal
TEXTO ÁUREO – “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19).
VERDADE PRÁTICA – Uma igreja automaticamente pentecostal evangeliza, faz missões, ensina, protesta contra o pecado e ajuda aos necessitados, cumprindo integralmente a missão que lhe confiou o Senhor Jesus.
LEITURA BÍBLIACA – Marcos 16.15-20; Atos 2.42-47
Arcos 16
15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será con­denado.
17 - E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas;
18 - pegarão nas serpentes; e, se bebe­rem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.
19 - Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus.
20 - E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amem!
Atos 2
42 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão, nas orações.
43 - Em cada alma havia temor, muitas maravilhas sinais se faziam pelos apóstolos.
44 - Todos os que criam estavam juntos tinham tudo em comum.
45 - Vendiam suas propriedades fa­zendas repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade.
46 - E, perseverando unânimes todos os dias no templo partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria sin­geleza de coração,
47 - louvando a Deus caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acres­centava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
INTRODUÇÃO
No Centenário das Assembleias de Deus no Brasil, não podemos calar a pergunta: Temos real mente todas as características de uma igreja autenticamente pentecostal? Para responder a esta questão, temos de voltar aos Atos dos Apóstolos e ver como vivia e agia a Igreja Primitiva. Basta ler os primeiros capítulos do relato lucano, para se concluir: a igreja que se acha sob a flama do pentecostes evangeliza, faz missões, discipula, ensina sistematicamente a Bíblia, socorre aos necessitados e aguarda, amorosamente, a volta de Nosso Senhor.
Sim, a igreja que se acha sob a flama do pentecostes age no poder do Espírito Santo.
Neste domingo, veremos as principais características de uma igreja legitimamente pentecostal. Desde já, oramos para que o Senhor Jesus continue a reavivar-nos, a fim de que o seu Espírito aja em nós e através de nós.
I.  EVANGELIZAÇÃO, MISSÃO DA IGREJA PENTECOSTAL
1. O imperativo da evangelização. O Senhor Jesus, antes de sua ascensão aos céus, instruiu os discípulos a respeito das quatro principais ações da Igreja: pregar, fazer discípulos, batizar e ensinar (Mt 28.19,20). Sim, exatamente nesta ordem.
A igreja autenticamente pen­tecostal sai das "quatro paredes", para comunicar a mensagem do Evangelho. Ela sabe que 0 revesti­mento de poder foi-lhe concedido pelo Senhor, para que testemunhe
ousadamente da salvação em Cristo (At 1.8). Consequêntemente, todo cristão batizado com o Espírito San­to e impulsionado a pregar a Cristo e a fazer discípulos. E estes, por sua vez, são constrangidos a fazer outros discípulos, dando sequência a um processo continuo de geração de outras testemunhas (2 Tm 2.2).
2. A evangelização como fa­tor de crescimento. A Assembleia de Deus sempre primou pela evangelização e pela obra missionária. Seus fundadores eram autênticos evangelistas. Daniel Berg e Gunnar Vingren, apesar dos parcos recursos de que dispunham, viajavam em meio a floresta amazônica, pregando o Evangelho. Devemos seguir-lhes o exemplo, pois ainda há muita terra a ser conquistada dentro e fora do Bra­sil. Alem do mais, temos o exemplo do Filho de Deus que veio ao mundo para salvar o pecador (Mt 20.28; Lc 19.10).
Evangelize, faça discípulos e ensine na direção e na unção do Espírito Santo (At 16.4,5). E a sua igreja crescerá tanto em quantidade quanto em qualidade.
3. O discipulado. A igreja tem como tarefa não somente a evangelização, mas tambem o discipulado (Mt 28.20). Este é um dos mais importantes trabalhos da igreja, pois leva os novos conver­tidos (homens, mulheres, jovens e crianças) a se tornarem autênticos seguidores de Nosso Senhor Jesus Cristo (Ef 4.13). A Igreja Primitiva levou a sério essa tarefa (At 15.36). Pedro, por exemplo, evangelizou e dissimulou a casa de Cornélio (At 10.1-48). E o seu trabalho foi coroado com o derramamento do Espírito Santo sobre os novos convertidos (At 10.44,46).
II.  A MISSÃO EDUCADORA DA IGREJA PENTECOSTAL
1. Jesus e o ensino da Pala­vra. Grande parte do ministério de Nosso Senhor Jesus Cristo foi dedi­cada ao ensino (Mc 2.1, 2; Jo 3.3-21). Mestre por excelência ensinava com autoridade deixando a todos atônitos com a singular autoridade de sua doutrina (Mt 7.29). Apos sua ascensão, os discípulos deram continuidade ao seu ministério, pois Ele deixara-lhes bem explícito que o ensino bíblico tem de acompanhar necessariamente a pregação do Evangelho (Mt 28.19,20). O Espírito Santo concede o dom de ensinar à sua igreja, objetivando a edificação dos santos (Ef 4.12). Uma igreja pentecostal autêntica ama e da toda a prioridade ao ensino da Palavra de Deus.
2. O exemplo da igreja em Antioquia. Em Antioquia, havia profetas e doutores, pois esta igreja era indubitavelmente pentecostal (At
13.1). E o ensinar, nesse caso, não é uma mera capacidade humana, nem uma conquista acadêmica, mas um dom ministerial concedido pelo Espírito Santo (Co 12.28; Rm 12.7; Ef 4.11,12). Nas Escrituras Sagradas, o ensino sempre recebeu especial destaque.
Muitas meninices que vemos por aí deve-se à falta do ensino bíblico. Nesses tempos difíceis e trabalho­sos, faz-se imperioso que os crentes sejam incentivados a estudar a Bíblia Sagrada. E que a igreja invista na qualificação e aperfeiçoamento de seus professores (l Tm 4.13). Uma igreja pentecostal destaca-se pelo ensino bíblico ortodoxo.
3. A ortodoxia do ensino bíblico. O ensino das Escrituras deve ser, acima de tudo, ortodoxo. A palavra ortodoxia significa "abso­luta conformidade com um principio ou doutrina bíblica". Todo ensino bíblico-doutrinário tem de estar de acordo com a mensagem divina re­velada na Bíblia Sagrada.
Por conseguinte, uma igreja autenticamente pentecostal acha-se edificada "sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra de esquina; no qual todo edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor" (Ef 2.20,21). Mantenha­mo-nos, pois, fieis à sã doutrina.
III.  A IGREJA PENTECOSTAL NÃO DEVE DESCUIDAR DO SERVIÇO SOCIAL E DA COMUNHÃO
1. O serviço social. Tanto a evangelização quanto a assistência social fazem parte da missão inte­gral da Igreja de Cristo. Tomemos o exemplo do próprio Senhor. Ele e seus discípulos iam de cidade em cidade anunciando o Evangelho, mas não descuravam dos que tinham fome (Lc 8.1; Lc 9.37).
A Igreja Primitiva, instruída pelo Espírito Santo, entendeu que a sua
missão tambem compreendia assistir aos necessitados (At 4.34,35). Com a mensagem evangelizadora, oferta­mos aos pecadores o pão que desce do céu; por intermédio do serviço social, oferecemos aos necessitados o pão que brota da terra (Tg 2.14-17).
2. Atender aos necessitados.
Como a igreja pode afirmar ser cheia do Espírito Santo se não atende aos necessitados? socorrê-los e antes de tudo um preceito bíblico (Dt 15.11; SI 41.1; Tg 2.14-16). Jesus jamais se esqueceu dos pobres e a igreja tambem não haverá de olvidá-los. Assim procederam os cristãos pri­mitivos (GI 2.10).
3. Comunhão. A comunhão cristã é o vínculo de unidade fraternal que, sustentada pelo Espírito Santo, constrange os crentes a se sentirem um só corpo em Jesus Cristo. Esta era uma das marcas da Igreja Primitiva (At 2.42). A igreja que prima pela comunhão demonstra, na prática, a plenitude do Espírito Santo; cada um de seus membros vive harmoniosa­mente como irmãos em Cristo (SI 133.1). Quanto as inimizades, iras, pelejas e dissensões, tais coisas são próprias dos que alimentam as obras da carne (1 Co 3.1-3; GI 5.20).
CONCLUSÃO
Uma igreja autenticamente pen­tecostal evangeliza, ensina, ajuda os necessitados e mantém os seus membros em plena comunhão con­forme recomenda a Palavra de Deus. Pentecostalismo não é só falar em línguas estranhas; vai muito alem. Segundo o teólogo Anthony D. Palma, "o batismo com o Espírito Santo tem que ser mais do que uma doutrina; tem de ser uma experiência vital e produtiva na vida dos crentes e seu testemunho no mundo".









Envie um e-mail para mim!

Nenhum comentário: