Por: (Pr Ev – Domingos
Teixeira Costa)
A publicação das Lições da Escola Bíblica Dominical neste site, é fruto da obediência a Deus. Ele pôs em
minha mente o propósito de fazer a divulgação do conteúdo espiritual que
recebemos em nossas Igrejas a cada manhã de domingo, para que
semanalmente nossos irmãos que se encontram espalhados pelo mundo a fora,
possam igualmente participar do mesmo pão.
Cumprindo a missão de divulgar o Evangelho por lugares desfavorecidos do
acesso a este conteúdo diretamente da Revista acima mencionada, para que os
Missionários possam igualmente compartilhar deste pão com os filhos de Deus sob
suas orientações, como a Igreja no Brasil, alimenta-se do conteúdo publicado na
Revista; Lições Bíblicas da Escola
Dominical veiculado neste site.
Tenho a certeza de que estou cumprindo como servo do Senhor meu Deus,
mais uma vez, o dever de servo, junto a evangelização internacional, nacional e
Igrejas que não desfrutam de acesso favorável e de um conteúdo organizado
especificamente para o ensino pessoal e em grupo como igrejas e etc.
Em virtude da cobertura do Blog ser a nível internacional, utilizamo-lo
como o veículo adequado para o cumprimento dessa tarefa de levar esta Mensagem
a todos os continentes de nosso planeta, o mais belo de todos no Universo, que
só foi criado por causa do homem, para que aqui se fizesse a vontade de Deus
como no céu, (Mt 6. 9-13).
À
Missão Nacional, Internacional e Igrejas de difícil acesso.
O Texto é a reprodução original do comentário publicado na Revista do
aluno abaixo indicada:
Revista
Trimestral, “Lições Bíblicas”, 1º Trimestre – 2013. Comentarista: José Gonçalves, Editora CPAD Rio de
Janeiro – RJ.
Lição 07
de 13
17de
Fevereiro de 2013
Tema: Avinha
de Nabote
Texto
Áureo: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo que o homem
semear, isso também seifará” (Gl 6.7)
Verdade
Prática: A trama orquestrada pela rainha Jezabel e o rei Acabe contra Nabote
demonstra quão danoso é render-se aos desejos da cobiça e de uma satisfação
pessoal.
LEITURA BÍBLICA
1 Reis 21.1-5;15,16
1 Reis 21.1-5;15,16
1 . E sucedeu, depois
destas coisas, tendo Nabote, o jezreelita, uma vinha que em Jezreel estava junto
ao palácio de Acabe, rei de Samaria,
2 . que Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua
vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha, ao pé da minha casa; e te darei por
ela outra vinha melhor do que ela; ou, se parece
bem aos teus olhos, dar-te-ei a sua valia em dinheiro.
3 . Porém Nabote
disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais.
4 . Então,
Acabe veio desgostoso e indignado
à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jezreelita, lhe falara, dizendo:
Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou
o rosto, e não comeu pão.
5 . Porém,
vindo a ele Jezabel, sua mulher, lhe disse: Que há, que está tão desgostoso o teu
espírito, e não comes pão?
1 5 - E sucedeu que, ouvindo Jezabel que já fora apedrejado
Nabote e morrera, disse Jezabel
a Acabe: Levanta-te e possui a
vinha de Nabote, o jezreelita, a qual ele te recusou dar por dinheiro;
porque Nabote não vive, mas é morto.
16 - E sucedeu que, ouvindo Acabe que já Nabote era morto, Acabe se levantou, para descer para a vinha de Nabote, o jezreelita, para a possuir.
16 - E sucedeu que, ouvindo Acabe que já Nabote era morto, Acabe se levantou, para descer para a vinha de Nabote, o jezreelita, para a possuir.
INTRODUÇÃO
o episódio envolvendo o rei cabe e a vinha de
Nabote é um dos mais tristes do registro bíblico. Uma grande injustiça é
cometida contra um homem inocente. Triste porque vemos até onde pode chegar um coração
cobiçoso, Por outro lado, o fato é um dos que melhor revela a manifestação da
justiça divina ante as injustiças dos homens. Acabe matou Nabote e apropriou-se de suas terras. Todavia,
não pôde usufruir do fruto de seu pecado, porque o Senhor, através do profeta
Elias, o denunciou e o disciplinou.
É triste
saber que soberanos, governantes e reis injustos governam, mas é mais
maravilhoso saber que um Rei justo governa todo o universo.
I - O OBJETO DA COBIÇA
1.
O direito à propriedade no Antigo Israel. De acordo com o livro de Levítico, a terra pertencia ao
Senhor (Lv 25.23). O israelita da Antiga Aliança estava consciente de que o
Senhor lhe havia dado o direito de explorar a terra como uma concessão. Assim
sendo, ele não poderia vender aquilo que lhe fora dado como herança divina. O livro
de Números destaca esse fato: “Assim a herança dos filhos de Israel não passará
de tribo em tribo; pois os filhos de Israel se chegarão cada um à herança da
tribo de seus pais” (Nm 36.7). Com isso o Senhor queria proteger seu povo da
cobiça, além de garantir-lhe o direito de cultivar a terra para a sua subsistência.
Fica, pois, a lição de que não devemos cobiçar aquilo que é do próximo,
nem tão pouco jogar fora aquilo que o Senhor nos confiou como despenseiros.
2. A herança de Nabote. Acabe queria a vinha de Nabote de qual' quer jeito. Diante da insistência do rei, Nabote
contra argumentou: não poderia desfazer-se de sua herança (l Rs 21.3). Nabote era
obediente ao Senhor e invocou o poder da lei para proteger-se. Diante desse
fato, o rei cobiçoso ficou triste, pois sabia que até mesmo um monarca hebreu precisava
submeter-se à lei divina (l Sm 10.25). Mas Jezabel, sua esposa, que viera de um reino pagão, ficou escandalizada com esse fato, pois entre os reinos gentios os governantes não
eram apenas soberanos, eram também tiranos (l Rs 21.5-7). Dessa forma, ela arquitetou
um plano para apossar-se da vinha de 1 Nabote
(1 Rs 21.8-14).
Quantas pessoas têm
consciência da ilegalidade de determinada coisa, mas como Acabe ficam à procura
de justificativas que a tornem legal. Cuidado! Deus há de julgar os tiranos e malfeitores.
II - AS CAUSAS DA COBIÇA
1. A casa de campo de Acabe. O livro de 1 Reis destaca que Acabe possuía uma
segunda residência em Jezreel (l Rs 18.45,46). Era uma casa de verão. A vinha de Nabote estava, pois, localizada próxima à residência de Acabe (1 Rs 21.1). O rei Acabe possuía uma casa real, uma casa de campo, mas não estava satisfeito enquanto não possuísse
a pequena vinha do seu súdito, Nabote. É uma
verdade que muitas pessoas, mesmos sendo ricas, não se satisfazem com o que
têm. Querem mais e mais, e assim mesmo não conseguem encontrar satisfação. Nenhum
ser humano conseguirá satisfazer-se plenamente se o centro da sua satisfação
não estiver em Deus.
2. A horta de Acabe. Acabe estava dominado pelo desejo de "ter",
de "possuir". Somente a casa de verão, que sem dúvida era majestosa, não
lhe satisfazia, queria agora construir ao seu lado uma horta para que seus
desejos pudessem ser realizados. Não se importava em quebrar o mandamento divino:
"Não cobiçarás" (Êx 20.17). Mais do que qualquer motivação externa,
Acabe estava totalmente dominado pelos desejos cobiçosos de seu coração.
Jamais devemos incorrer no erro de achar que os
fins justificam os meios, e assim quebrar a Palavra do Senhor na busca de um
desejo meramente egoísta.
III - O FRUTO
DA COBIÇA
1. Falso testemunho. As atitudes de Acabe foram acontecendo como reação
em cadeia. É evidente que um desejo
pecaminoso não pode dar frutos bons. O problema agora não era somente Acabe,
mas também sua famigerada mulher, Jezabel (1 Rs 21.7). Foi ela que arquitetou
um plano sórdido para apossar-se da propriedade de Nabote. Diz o texto sagrado que ela envolveu várias
pessoas nesse intento, incluindo os nobres do reino (1 Rs 21.8). Nobres sem nenhuma
nobreza! Escreveu uma carta e selou com o anel de Acabe. Por conseguinte, com o
pleno consentimento do marido, engendrou o plano, a fim de que Nabote, o Jezreelita, fosse acusado de ter blasfemado contra Deus e
contra o rei (1 Rs 21.10). Um simples desejo que evoluiu para cobiça e falso
testemunho.
2. Assassinato e apropriação
indevida. A trama precisava ser bem
feita para não gerar desconfiança. E por isso um jejum deveria ser proclamado, como
sinal de lamento por haver Nabote blasfemado contra o Deus de Israel (1 Rs 21.9).
Uma prática religiosa foi usada para dar uma roupagem espiritual ao caso. Como foi
planejado, Nabote e sua família foram apedrejados e mortos injustamente! (1 Rs
21.13). Quantas vezes a Bíblia é usada para justificar práticas pecaminosas! Resolvido o problema, agora o rei apoderar-se-ia da vinha
de Nabote (1 Rs 21.16). Um abismo chama outro abismo. O pecado havia evoluído
da cobiça para o assassinato!
IV - AS CONSEQUÊNCIAS DA COBiÇA
1. Julgamento divino. Tanto Acabe como a sua esposa, Jezabel, estavam convencidos
de que ninguém mais sabia dos seus intentos. De fato, ninguém dentre o povo soube
dos bastidores desse estratagema diabólico, exceto Elias, o Tisbita. Tão logo
Acabe apossou-se da vinha de Nabote, ordena Deus ao profeta Elias que se apresente ao rei e lhe proclame o juízo divino: "Falar-lhe-ás,
dizendo: Assim diz o Senhor: Porventura, não mataste e tornaste a herança?
Falar-lhe-ás mais, dizendo: Assim diz o Senhor: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote, os cães lamberão o teu sangue, o teu mesmo"
(l Rs 21.19,20).
Alguém pode enganar aos homens, mas nunca ao Senhor. Diante dEle
todas as coisas estão patentes (Hb 4.13).
2. Arrependimento e morte. Duas atitudes podem ser tomadas diante de uma
sentença divina de julgamento: arrepender-se ou rejeitar a correção. No caso de
Acabe, o texto sagrado destaca que logo após receber a profecia sentenciando a
sua morte, ele "rasgou as suas vestes, e cobriu a sua carne de pano de
saco, e jejuou; e dormia em cima de sacos e andava mansamente. Então, veio a palavra
do Senhor a Elias, o tisbita, dizendo: "Não viste que Acabe se humilha
perante mim? Porquanto, pois, se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho trarei este mal sobre
a sua casa" (1 Rs 21.27-29). Acabe arrependeu-se, mas mesmo assim não teve
como se livrar das consequências de suas ações (l Rs 22.29-40; 2 Rs 1.1-17). O pecado
sempre tem seu alto custo!
CONCLUSÃO
Lendo a história de Acabe,
constatamos logo que o pecado não compensa. Todas as nossas ações. terão consequências,
e algumas delas extremamente amargosas. Deveríamos medir nossas intenções primeiramente
pela Palavra de Deus e somente assim
evitaríamos dar vazão aos nossos instintos. Nossas ações glorificariam a Deus em vez; de satisfazer nossos egos. Acabe fracassou
porque esqueceu-se da Palavra de Deus, preferindo ouvir e seguir a orientação de uma pagã que nada sabia sobre a Lei do Senhor. Quando alguém quebra a
Palavra de Deus, na verdade é ele quem está se quebrando!
Palavra de Deus, na verdade é ele quem está se quebrando!
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