segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Nova central do Irão vai ser visitada por inspectores da ONU







Apesar de ter conseguido que Teerão agendasse para dia 25 as inspecções, ElBaradei teme as verdadeiras intenções do regime iraniano.

O ainda chefe da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Mohammed ElBaradei, anunciou ontem que a nova central de enriquecimento de urânio do Irão irá ser objecto de inspeccções no próximo dia 25. Mas Baradei não escamoteou os receios que tem sobre as verdadeiras intenções do regime de Teerão.

A nova central, cuja existência foi descoberta no final de Setembro, está situada perto da cidade de Qom, numa base militar dos Guardas da Revolução.

"O caso do Irão pode ser resolvido pelo diálogo", afirmou o chefe da AIEA, citado pela agência iraniana Irna. ElBaradei, que se encontra em Teerão, adiantou: "Neste momento passamos da fase da confrontação para a da cooperação e peço ao Irão para manter a transparência".

As suas declarações foram feitas após ter sido recebido pelo Presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad. Este afirmaria, por seu turno e de acordo com a Irna, que a cooperação entre a referida agência da ONU e Teerão possibilitou a resolução de questões importantes, adiantando já não existir qualquer ambiguidade nas relações entre os dois.

Mas ElBaradei não parece tão seguro de que já não existem ambiguidades, embora o desejasse já que esta é a sua última visita a Teerão enquanto chefe da AIEA. À imprensa, confessaria as suas "inquietações quanto ás intenções do Irão, e isso não é uma questão de verificação"."Trata-se de construir a confiança e é essa a razão pela qual estão a decorrer as negociações a seis" (EUA, Rússia, França, China, Reino Unido e Alemanha).





http://dn.sapo.pt

Nenhum comentário: