sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Cristãos celebram hoje a Festa de Natal

Luanda - O mundo cristão comemora hoje,  25 de Dezembro, a festa de Natal, solenidade que celebra o nascimento de Jesus Cristo, filho de Deus, e a sua manifestação aos homens.
 
Nesta festa, a segunda mais importante do ano litúrgico (a primeira celebra a Páscoa), os cristãos procuram penetrar, à luz dos textos bíblicos, no mistério da presença de Cristo no meio dos homens, iniciado com o seu nascimento temporal.
 
Contudo, somente a partir do ano 336 d.C. que o Natal passou a ter uma data oficial para a sua comemoração, o dia 25 de Dezembro, fixado pelo Papa Júlio I.
 
Até então, o Natal era comemorado em diversas datas, conforme a tradição de cada nação.
 
Em alguns países europeus, por exemplo, esta festa era celebrada entre 25 de Março (data da anunciação do nascimento de Jesus a Maria) e 20 de Abril no tempo pascal.
 
No Egipto e na Grécia, o Natal coincidia com o dia 06 de Janeiro, (dia de Reis, os magos do oriente que visitaram Jesus logo depois de seu nascimento).
 
Isto ocorria porque a Bíblia não traz, em nenhum dos evangelhos, uma data precisa para o nascimento de Cristo.
 
Ainda assim, o nascimento de Jesus Cristo foi sempre motivo de alegria para os cristãos, pois ele trouxe consigo uma mensagem de amor, fraternidade e igualdade entre os homens.
 
Embora tradicionalmente seja um feriado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não-cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens seculares.
 
O Natal é considerado por pessoas de diferentes crenças como o dia consagrado à reunião da família, à paz, à fraternidade e a solidariedade entre os homens.
 
Nas famílias, os pontos altos da comemoração são a ceia do dia 24 de Dezembro e o almoço do dia 25, quando se reúnem para trocar presentes e saborear comidas típicas.
 
O Natal é uma festa rica em símbolos, cheios de significados, que tocam a sensibilidade de cada pessoa e vão muito além da razão.
 
Dentre todos os símbolos, o presépio (retábulo representando o nascimento de Jesus Cristo) é o mais significativo.
 
O primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis, na cidade italiana de Greccio, no Natal de 1223.
 
Conta a tradição que a primeira árvore de Natal, surgida na Alemanha no século XVI, foi montada por Martinho Lutero, o fundador do protestantismo.
 
A ceia simboliza e relembra a santa ceia do Senhor, realizada um dia antes da morte de Jesus, quando ele e seus discípulos comemoraram a Páscoa dos Judeus.
 
Neste tempo é também usual a troca de presentes, costume que partiu da visita que os magos do oriente fizeram ao menino Jesus, trazendo consigo ouro, incenso e mirra (substâncias preciosas de alto valor naquela época).
 
Hoje, é também muito popular a figura do Pai Natal, cuja origem acredita-se estar ligada ao bispo São Nicolau, que viveu na Ásia Menor, na cidade de Mirra, no século IV.
 
Esse bispo era muito generoso e caridoso, sempre ajudava os necessitados e, na época do Natal, gostava de dar presentes especialmente para as crianças pobres, deixando-lhes brinquedos enquanto dormiam.
 
A canção Noite Feliz, com sua letra traduzida para mais de 60 línguas, é nesta altura a música mais cantada em todo mundo. Foi composta em 1818 na Áustria, pelo padre Joseph Mohr.
 
 
Por Rui Kamundongo
 
 
www.portalangop.co.ao/





 




Envie um e-mail para mim!

Nenhum comentário: