A publicação da Lição da Escola Bíblica Dominical neste Site, é fruto da obediência a Deus. Ele pôs em minha
mente o propósito de fazer a divulgação do conteúdo espiritual que
recebemos em nossas Igrejas a cada manhã de domingo, é para que
semanalmente nossos irmãos que se encontram espalhados pelo mundo a fora,
possam igualmente participar do mesmo pão.
No cumprimento a esta missão de divulgar o
Evangelho por lugares desfavorecidos do acesso a este conteúdo diretamente da
Revista, os Missionários possam igualmente compartilhar deste pão com os filhos
de Deus sob suas orientações, do mesmo ensino recebido da Palavra de Deus no
Brasil, publicado na Revista; Lições Bíblicas da Escola Dominical veiculado
através deste Site.
Tenho a certeza de que estou cumprindo como
servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a evangelização
internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso favorável e de um
conteúdo organizado especificamente para o ensino pessoal e em grupo como
igrejas e etc.
Em virtude da cobertura do Blog ser a nível
internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento dessa
tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso planeta,o mais
belo de todos no Universo, que só foi criado por causa do homem.
À Missão Nacional, Internacional e
Igrejas de difícil acesso.
Lição 06 de
13, 08 de Agosto de 2010
TEMA – PROFETAS MAIORES E MENORES
TEXTO ÁUREO – “E começando por Moisés e por todos os profetas, explicava-lhes o que
dele se achava em todas as Escrituras" (Lc 24.27).
VERDADE
PRÁTICA – Embora sejam classificados em maiores e menores, os profetas do
Antigo Testamento foram todos, de igual modo, inspirados verbal e plenariamente
pelo Espírito Santo de Deus.
HINOS
SUGERIDOS – 259, 306, 499.
LEITURA BÍBLICA – Romanos 9.25-29
25 -,Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao
que não era meu povo; e amada, à que não era amada.
26 - E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós
não sois meu povo, aí
serão chamados filhos do Deus vivo.
serão chamados filhos do Deus vivo.
27 - Também Isaias clamava acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia
do mar, o remanescente é que
será salvo.
28 - Porque o SENHOR executará a sua palavra sobre a terra, completando-a e abreviando-a.
29 - E como antes disse Isaias: Se o SENHOR
dos Exércitos nos não deixara descendência, teríamos sido feitos como Sodoma e
seríamos semelhantes
a Gomorra.
a Gomorra.
INTRODUÇÃO
Todos os profetas, tanto os pré-clássicos como os
clássicos, têm a mesma autoridade divina e igualmente falaram em nome do Senhor.
Os chamados clássicos são os profetas literários, divididos em dois grupos:
Maiores e Menores. A lição de hoje apresenta um breve estudo do texto da
Leitura Bíblica em Classe e, em seguida, uma explanação acerca de dois grupos
dos livros proféticos em consideração.
I. OSEIAS O PROFETA MENOR
1. Oséias em o Novo Testamento. É sabido que a "Bíblia"
dos tempos do Novo Testamento consistia exatamente no que hoje conhecemos como
o Antigo Testamento. Por isso, o apóstolo Paulo fundamentava sua pregação e seu
ensino na Lei e nos Profetas e dizia que não pregava outra coisa senão o que "os profetas e Moisés disseram. que devia acontecer" (At 26.22).
No texto de Romanos 9, por exemplo, o apóstolo dos gentios cita o nome de Oséias
(v.25a) e faz referência ao texto do profeta (Os 2.23).
Note na Leitura Bíblica em Classe que, em seguida,
o apóstolo Paulo cita outro profeta, Isaías. Algo que chama a atenção e o fato de
o apóstolo citar os dois profetas exatamente na ordem em que se encontram em
nossa Bíblia: Oséias, o primeiro dos Profetas Menores e Isaías, dos Maiores.
2. A vocação dos gentios prevista em Oseías. A história deste profeta, como já foi dito na segunda
lição, é um dos casos raros. em que a condição pessoal do profeta serviu para
retratar a mensagem divina; é o que chamamos de “oráculo por ação". Sua
história dramática é conhecida por todos os que lêm a Palavra de Deus. Até
mesmo os nomes de seus filhos descreviam a situação do relacionamento entre o
Senhor e Israel. Lo-Ami, terceiro filho de Gomer, mulher do profeta Oseías, era
ilegítimo, pois ela havia adulterado (Os 1.8,9). Esse nome significa
"não-povo-meu", isto é, "não és meu filho".
Assim como o adultério rompe os laços
matrimoniais, Israel, por causa de sua infidelidade a Deus, havia quebrado o
concerto divino firmado no Sinai. Entretanto, a profecia contempla um fim
glorioso para Israel: "I ... ] a Lo-Ami
direi: Tu és meu povo!" (Os 2.23). É exatamente essa a mensagem que o apóstolo aplica aos gentios que
se convertem mediante o evangelho de Cristo: “Chamarei meu povo ao que
não era meu povo" (Rm 9.25).
3. A interpretação apostólica. Assim como os hebreus desviados dos dias de Oseías
ofereciam sacrifícios aos deuses falsos, os gentios adoravam aos ídolos.
Tais cultos eram, na verdade, oferecidos aos demônios (1 Co 10.20). Entretanto,
Deus mudaria a sorte de "Lo-Ami" (nesse caso, a utilização de seu nome
consiste em uma sinédoque representando Israel), pois "no lugar
onde se lhes dizia: Vós não sois meu povo, se lhes dirá: Vós sois filhos do Deus vivo" (Os 1.10). Da mesma forma, Paulo interpretou o texto de Oseías, declarando que o Senhor Deus igualmente mudou a condição dos gentios que se converteram à fé cristã: "Vós não sois meu povo, aí serão chamados filhos do Deus vivo" (v.26).
onde se lhes dizia: Vós não sois meu povo, se lhes dirá: Vós sois filhos do Deus vivo" (Os 1.10). Da mesma forma, Paulo interpretou o texto de Oseías, declarando que o Senhor Deus igualmente mudou a condição dos gentios que se converteram à fé cristã: "Vós não sois meu povo, aí serão chamados filhos do Deus vivo" (v.26).
II. ISAÍAS - O PROFETA MAIOR
1. Explanação apostólica (v.27).
O apóstolo Paulo aplica a profecia
de Isaías acerca do remanescente fiel aos judeus de sua geração, porque apenas
uma minoria deles veio a crer em Jesus. A explanação apostólica tem sua razão
de ser. O profeta Isaías, preanunciando a destruição do Reino do Norte pelos assírios,
destaca "os resíduos" de Israel (Is 10.20), que, sendo poupados por
Deus, viriam posteriormente a se converter (v.21). Em outras palavras, a
maior parte daquele povo ia perecer (ls 10.22).
2. O cumprimento das promessas
de Deus (v.28). Na realidade, não
somente o versículo 28, mas toda esta seção (vv.27-29) demonstra que o
cumprimento das promessas do Senhor é um fato. Contudo, este se concretiza no
tempo de Deus, e não o contrário. Assim, a despeito de a rejeição de Israel a Deus
ser uma realidade e a aceitação da mensagem de salvação pelos
gentios ser um fato observável, as promessas do Senhor para os judeus
não falharam. O profeta fala de uma parte de Israel que será salva, ou seja: o remanescente fiel.
gentios ser um fato observável, as promessas do Senhor para os judeus
não falharam. O profeta fala de uma parte de Israel que será salva, ou seja: o remanescente fiel.
3. A graça de Deus prenunciada
por Isaías (v.29). No versículo
29, o apóstolo Paulo volta a citar o profeta messiânico, fazendo alusão a
Isaías 1.9. Ele faz coro com o profeta, reconhecendo que se não fosse a misericórdia
de Deus, o remanescente de Israel teria desaparecido da terra assim como
aconteceu com Sodoma e Gomorra. O apóstolo Paulo está, com isso, advertindo os
judeus a reconhecerem a graça de Deus e a converterem-se ao Senhor, a fim de serem
salvos (Rm 3.9,23,30; GI 3.22).
III. CLASSIFICAÇÃO DOS LIVROS PROFÉTICOS
1. Os Profetas Maiores. É uma designação utilizada para identificar o
primeiro conjunto de cinco livros dos profetas. Eles são chamados de "maiores"
por causa do volume do seu conteúdo literário. Os três mais volumosos são
Isaías, Jeremias e Ezequiel. Apesar de o livro de Lamentações conter apenas
cinco capítulos e o de Daniel doze, ambos pertencem ao grupo dos profetas
maiores.
2. Os Profetas Menores. São os doze livros que sucedem os profetas
maiores: Oseías, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias,
Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. Apesar de ser doze o número
de livros, todo o material literário dos profetas menores é considerado como um
só livro no cânon judaico. A designação deve-se ao seu pequeno volume literário
em
comparação aos de Isaías, Jeremias e Ezequiel, e não quanto à qualidade
da inspiração divina.
comparação aos de Isaías, Jeremias e Ezequiel, e não quanto à qualidade
da inspiração divina.
3. A autoridade do ministério
profético do Antigo Testamento na Nova Aliança. O apóstolo Paulo citou Oseías e lsaias, reconhecendo
a inspiração e a autoridade divina de ambos. Eles clara e distintamente ouviram
a voz de Deus, tendo plena consciência da revelação recebida do Senhor
por
intermédio do Espírito Santo.
intermédio do Espírito Santo.
Todos eles foram impelidos pelo Espírito do Senhor
para declarar os oráculos divinos ao povo. Alguns dos profetas menores
foram contemporâneos dos maiores, como Oseías, Amós e Miqueias, que viveram
na mesma época de Isaías. Os últimos dias da vida de Sofonias, por
exemplo, coincidiram com os
primeiros de Jeremias. Seus temas foram os mesmos, porquanto profetizaram a respeito do Messias, de Israel, das nações vizinhas e da justiça social.
primeiros de Jeremias. Seus temas foram os mesmos, porquanto profetizaram a respeito do Messias, de Israel, das nações vizinhas e da justiça social.
As Escrituras Sagradas não fazem distinção entre
os dois grupos. Com exceção de Lamentações, Ezequiel, Obadias e Sofonias, que não
são citados diretamente em o Novo Testamento (apesar de haver no texto neotestamentário
inúmeras reminiscências de tais livros), todos os demais livros são citados
diretamente pelo Senhor Jesus e pelos seus apóstolos. Seis deles são citados por
nome: três Maiores: Isaías (Mt 3.3), Jeremias (Mt 2.17) e Daniel (Mt 24.15); e
três Menores: Oséias (Rm 9.25),Jonas (Mt 12.39-41) e Joel (At 2.16). Uma curiosidade
é que depois do livro dos Salmos, Isaías é o mais citado em o Novo Testamento.
CONCLUSÃO
Os livros dos profetas menores não são
secundários, nem os dos maiores mais importantes. Todos são inspirados verbal e plenariamente pelo
Espírito Santo. Sem eles, jamais viríamos a entender o plano de Deus para Israel,
para os gentios e para a nossa vida em particular.
Reproduzido e publicado por:
Pr – Domingos Teixeira Costa
Revista Trimestral, Comentarista: ESEQUIAS
SOARES, “Lições Bíblicas”, 3º Trimestre – 2010, Editora CPAD Rio de Janeiro –
RJ.
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