domingo, 8 de maio de 2011

Escola Bíblica Dominical L06 2T 11


Estamos construindo esta grande Obra, o “CENTRO DE CONVENÇÕES CENTENÁRIO”,marco da Geração do 1º Centenário, na História da “Igreja Mãe”das Assembleias de Deus no Brasil e no mundo. Sob a Direção do seu Presidente, Reverendo Samuel Câmara, Belém-Pará Brasil. Participe você também, ainda há tempo para dá uma mãozinha mesmo no último semestre da construção, entre em contato pelo telefone (91) 3241-4521 Alô Centenário. Site WWW.centenarioassembleiadedeus.com.br

Informação

O Centro de Convenções Centenário está sendo construído em uma área de 40.000m² e acomodará confortavelmente mais de vinte mil pessoas. Na Av Augusto Monte Negro, Km 03, do lado oposto do Estádio Olímpico do Mangueirão, em terreno de nossa propriedade, ao lado de um dos templos da nossa Igreja chamado Vale da Bênção.
(DTC)

Por: (Pr Ev – Domingos Teixeira Costa)


A publicação das Lições da Escola Bíblica Dominical neste site, é fruto da obediência a Deus. Ele pôs em minha mente o propósito de fazer a divulgação do conteúdo espiritual que recebemos em nossas Igrejas a cada manhã de domingo,  para que semanalmente nossos irmãos que se encontram espalhados pelo mundo a fora, possam igualmente participar do mesmo pão.

Cumprindo a missão de divulgar o Evangelho por lugares desfavorecidos do acesso a este conteúdo diretamente da Revista acima mencionada, para que os Missionários possam igualmente compartilhar deste pão com os filhos de Deus sob suas orientações, como a Igreja no Brasil, alimenta-se do conteúdo publicado na Revista; Lições Bíblicas da Escola Dominical veiculado neste site.

Tenho a certeza de que estou cumprindo como servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a evangelização internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso favorável e de um conteúdo organizado especificamente para o ensino pessoal e em grupo como igrejas  e etc.

Em virtude da cobertura do Blog ser a nível internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento dessa tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso planeta,o mais belo de todos no Universo, que só foi criado por causa do homem, para que aqui se fizesse a vontade de Deus como no céu, (Mt 6. 9-13).


À Missão Nacional, Internacional e Igrejas de difícil acesso.


O Texto é a reprodução original do comentário publicado na Revista do aluno abaixo indicada:
Revista Trimestral, “Lições Bíblicas”, 2º Trimestre – 2011. Comentarista: ELIENAI CABRAL, Editora CPAD Rio de Janeiro – RJ.
Lição 06 de 13, 08 de Maio de 2011

TEMA - DONS QUE MANIFEST AM A SABEDORIA DE DEUS

TEXTO ÁUREO "Assim, tambem vós, como desejais dons espirituais, procurai sobejar neles, para a edificação da igreja" (1 Co 14.12).

VERDADE PRÁTICA – Através dos dons da palavra de sabedoria e da ciência, o Espírito Santo capacita-nos a conhecer fatos e circunstâncias que somente Deus conhece.

LEITURA BÍBLICA Atos 16.16-24
16 - E aconteceu que, indo nós a oração, nos saiu ao encontro uma jovem que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
Esta,   seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.
18 - E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E, na mesma hora,saiu.
19 - E, venda seus senhores que a esperança do seu lucro estava perdida, prenderam Paulo e Silas e os levaram a praça, à presença dos magistrados.

20 – E, apresentado-os aos magistrados, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbaram a nossa cidade.
21 E nos expõem costumes que nós não é lícito receber nem praticar, visto que somos romanos.
22 - E a multidão se levantou unida contra eles, e os magistrados, rasgan­do-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas.
23 - E, havendo-lhes dado muitos açoi­tes, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança,
24 O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior e lhes segurou os pés no tronco.

INTRODUÇÃO
Abordaremos, nesta lição, os dons que manifestam a sabedoria divina: a palavra da sabedoria, a pa­lavra da ciência e o dom de discernir os espíritos (1 Co 12.8-10). Através desses dons espirituais, a Igreja de Cristo passa a conhecer as coisas de forma sobrenatural. Conforme veremos, tais ferramentas são indispensáveis a  igreja, a fim de que esta venha a cumprir integralmente a sua missão.

I. OS DONS DO ESPIRITO SANTO

1. Os dons espirituais. Em 1 Coríntios 12.8-10, Paulo apresenta os dons espirituais concedidos pelo Espírito Santo, visando a edificação da Igreja (1 Co 12.7). Neste mesmo texto, o apóstolo esclarece que a di­ferença mais notável entre os verda­deiros e os falsos dons e a rejeição, ou a aceitação, do senhorio de Cristo (1 Co 12.3). Somente os autênticos servos de Cristo aceitam-no como Salvador e Senhor.


2. Classificação dos dons. Os dons podem ser classificados, para uma melhor compreensão, da seguinte maneira: 1) dons que ma­nifestam a sabedoria de Deus (1 Co 12.8-10); 2) dons que manifestam o poder de Deus (l Co 12.9,10); e 3) dons que manifestam a mensagem de Deus (l Co 12.10).

3. A escassez dos dons espirituais. Nunca os dons espirituais fizeram-se tão necessários quanto hoje. Num século de enganos e falsificações espirituais, carecemos das capacitações sobrenaturais pro­vindas do Espírito Santo, a fim de que saibamos diferençar verdade da mentira. Mas sem a santíssima fé como poderemos receber os dons (Rm 12.6)? As dádivas de Deus só podem ser recebidas pela fé median­te a ação do Espírito Santo (GI 3.5; Hb 10.38).

Na Igreja Primitiva, onde o temor de Deus e a reverência eram abundantes (At 2.43), os dons espi­rituais manifestavam-se com regula­ridade e frequência. A irreverência, a falta de oração e de leitura da Bíblia Sagrada, alem de impedirem as le­gitimas manifestações espirituais, deturpam-nas, gerando confusão e desordem (cf. 1 Co 14).
II. A PALAVRA DA SABEDORIA

1. A sabedoria satânica. Embora Satanás seja considerado astuto e sábio (Gn 3. 1; Ez 28.3-5), ele, como toda a criatura, tem suas limitações. Apesar de sábio, não é onisciente. Todavia, astuto como é, usa de toda a sua sagacidade para induzir o ser humano a fazer-lhe a vontade. Eis porque, precisamos ter muita cautela com os milagres, sinais e maravilhas, pois nem toda manifestação sobrenatural vem de Deus. É  por isso que os dons espiri­tuais relacionados à  sabedoria divina fazem-se urgentes e necessários a Igreja de Cristo.


2. A sabedoria de Deus. Onis­ciente e onipresente, a sabedoria de Deus é ilimitada, pois dEle procede todo conhecimento (Pv 2.6). Se Ele é a fonte de todo o saber, por que não lho pedir? Tiago afirma que o Senhor concede sabedoria aos que lhe pe­dem (Tg 1.5). Essa sabedoria, porem, não deve ser confundida com o dom do Espírito Santo conhecido como a palavra de sabedoria. Ressalvamos que, independente deste dom, deve o crente continuar a crescer na graça e no conhecimento, pois somente assim chegaremos à maturidade cristã (2 Pe 3.18).


3. O dom da palavra de sa­bedoria. A palavra de sabedoria é o primeiro dos nove dons espirituais mencionados pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios, capitulo 12. Não se trata de habilidade intelectual ou acumulo de conhecimentos através de estudos e pesquisas; trata-se de uma operação sobrenatural do Espírito Santo sobre a mente humana, tornando-a capaz de resolver problemas tidos como insolúveis (1 Co 12.8).

Salomão, por exemplo, usou a sabedoria divina ao julgar o caso daquelas mulheres que lutavam pela posse de um recem-nascido (l Rs 3.16-28). Todos os que ouviram a sentença do rei temeram ao Senhor, pois sabiam que sobre o monarca atuara uma sabedoria sobrenatural vinda diretamente de Deus (1 Rs 3.28). Como carecemos desse dom! Muitos problemas, tidos como insolúveis, seriam prontamente resolvi­dos entre nós, na obra de Deus, em toda sua abrangência.

III. A PALAVRA DA CIENCIA E O DISCERNIMENTO DE ESPIRITOS
1 . O dom da palavra da ciência. "[...] e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência" (1 Co 12.8). Paulo não se referia evidentemente ao conhecimento científico que se adquire nas cátedras das universi­dades; referia-se ele à capacidade sobrenatural concedida diretamente pelo Espírito Santo, que nos habilita a conhecer fatos e circunstâncias que se acham ocultos. Haja vista o ocorrido em Atos 5. Naquele momen­to, o Espírito Santo revelou a Pedro, através da palavra da ciência, o que Ananias e Safira haviam feito em segredo (At 5.1-10).


2. O discernimento de espíritos. Discernir significa distinguir, estabelecer diferença. O Espírito San­to concede o dom de discernir, a fim de que não sejamos enganados por espíritos e manifestações espirituais que, apesar das aparências, não se originam em Deus, mas em fontes demoníacas e carnais (1 Co 12.10).
Num universo religioso, como o atual, onde há tantas imitações e fingimentos, faz-se urgente essa capacidade sobrenatural que nos concede o Espírito Santo, para sabermos as proveniências dos espíritos. Recomenda-nos o apóstolo João: "Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se tem levantado no mun­do" (1 Jo 4.1).


3. A importância do dom de discernimento. A vinda de Cristo está mui próxima (1 Jo 2.18). Cumprem-se os sinais que anunciam a volta iminente do Senhor. Haja vista a operação dos falsos doutores e profetas que, usados por Satanás, ostentam uma aparente piedade e operam maravilhas com o objetivo de enganar os escolhidos (Mt 24.24). Por isso, afirma John Stott, "de todos os dons espirituais, um dos que mais devemos desejar é seguramente o de discernimento". Leia e medite em 2 Timóteo 3.1-9 e 2 Pedro 2.1-3.


CONCLUSÃO
Os dons que manifestam a sabedoria divina tem por objetivo não permitir que sejamos engana­dos e caiamos no erro. Satanás é o enganador. Ele mudou suas táticas, porem continua a trabalhar dia e noite para destruir a Igreja do Senhor. Estejamos atentos, munidos dos dons espirituais e revestidos da armadura de Deus contra as astutas ciladas do Diabo (Ef 6.11). Reavivemos, pois, o dom que há em nós (2 Tm 1.6).



domteicos@gmail.com





Envie um e-mail para mim!



Nenhum comentário: