sábado, 21 de maio de 2011

Escola Bíblica Dominical L08 2ºT 11

Envie um e-mail para mim!




Assembleianos e demais amigos, venham para a festa do Centenário das Assembleias de Deus em Belém - PA, na Igreja -Mãe. Data: 16 a 18 de Junho 2011.



Por: (Pr Ev – Domingos Teixeira Costa)

A publicação das Lições da Escola Bíblica Dominical neste site, é fruto da obediência a Deus. Ele pôs em minha mente o propósito de fazer a divulgação do conteúdo espiritual que recebemos em nossas Igrejas a cada manhã de domingo,  para que semanalmente nossos irmãos que se encontram espalhados pelo mundo a fora, possam igualmente participar do mesmo pão.
Cumprindo a missão de divulgar o Evangelho por lugares desfavorecidos do acesso a este conteúdo diretamente da Revista acima mencionada, para que os Missionários possam igualmente compartilhar deste pão com os filhos de Deus sob suas orientações, como a Igreja no Brasil, alimenta-se do conteúdo publicado na Revista; Lições Bíblicas da Escola Dominical veiculado neste site.
Tenho a certeza de que estou cumprindo como servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a evangelização internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso favorável e de um conteúdo organizado especificamente para o ensino pessoal e em grupo como igrejas  e etc.
Em virtude da cobertura do Blog ser a nível internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento dessa tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso planeta,o mais belo de todos no Universo, que só foi criado por causa do homem, para que aqui se fizesse a vontade de Deus como no céu, (Mt 6. 9-13).
À Missão Nacional, Internacional e Igrejas de difícil acesso.
O Texto é a reprodução original do comentário publicado na Revista do aluno abaixo indicada:
Revista Trimestral, “Lições Bíblicas”, 2º Trimestre – 2011. Comentarista: ELIENAI CABRAL, Editora CPAD Rio de Janeiro – RJ.
LIÇÃO 08 de 13, 22 de Maio de 2011
TEMA – O GENUINO CULTO PENTECOSTAL
TEXTO ÁREO – Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem sal­mo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. (1 Co 14.26)
VERDADE PRÁTICA – O genuíno culto pentecostal é marcado pela reverência, ordem e profundo temor a Deus, propiciando, assim, o contínuo derramamento do Espírito Santo sobre a igreja de Cristo.
LEITURA BÍBLICA – 1 Coríntios 14.26-33,39,40
26 - Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem sal­mo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
27  - E, se alguem falar língua estranha, faça-se isso por dois ou, quando muito três, por sua vez, haja interprete.
28 - Mas, se não houver interprete, esteja calado na igreja fale consigo mesmo com Deus.
29 - E falem dois ou três profetas, os outros julguem.
30 - Mas, se a outro, que estiver assen­tado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.
31 Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros, para que todos aprendam todos sejam consolados.
32 - E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.
33 - Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.
39 - Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar não proibais falar línguas.
40 - Mas faça-se tudo decentemente com ordem.
INTRODUÇÃO
Estudaremos, nesta lição, os elementos do autêntico culto pente­costal. Veremos, outrossim, os peri­gos que há na adoção de modismos litúrgicos que, apesar das aparências, sempre acabam por acarretar sérios prejuízos à sã doutrina e aos costu­mes genuinamente cristãos. Como Igreja de Cristo, ofereçamos a Deus uma adoração segundo nos prescreve a Bíblia, sem quaisquer misturas.
Adorar e cultuar ao Senhor requer reverência, rendição e amor, pois o Pai continua a buscar os que o adoram em "espírito e em verdade" (Jo 4.23,24).
I. ADORAÇÃO E CULTO
1. O verdadeiro significado de culto. Será que realmente cultu­amos a Deus como a Bíblia o requer? Vejamos em primeiro lugar, o que significa culto. O próprio significado da palavra "culto", ou "serviço", já su­gere, em si mesmo, o ato de adoração que, por sua vez, implica na reverencia que todos devemos prestar ao Todo­-Poderoso (Sl 29.2). Cultuar a Deus sig­nifica adorá-lo, exaltá-lo, prestar-lhe a devida reverencia (51 96.9).
Infelizmente, muitos vão ao culto, cantam e até oram, mas não adoram ao Senhor, pois o seu coração acha-se distante de sua presença (Is 29.13). O culto para os tais e apenas um ponto de encontro, um momento de interatividade social.
Deus se compraz naqueles que o buscam com um coração puro e sincero, e alegram-se naqueles que o adoram "em espírito e em verdade" (51 15.1-5;Jo 4.23,24). Por conseguinte, não devemos prestar-lhe culto como se estivéssemos a barganhar-lhe as bênçãos e os favores. Há muitos que, desprezando a soberania divina, passam a determinar seus "direitos" e a decretar suas "posses" como se 0 Senhor lhes fosse um mero emprega­do. Isso é falta de reverência e temor diante dAquele a quem devemos adorar pelo que é e pelo que já fez . Por nos (Jo 3.16; Ef 2.8,9; 1 Jo 4.19; Ap 4.10).
2. A essência do culto a Deus adoração. O ato de adorar a Deus constrange-nos a submetermo-nos incondicionalmen­te à sua vontade (Mt 6.10) e a nos humilharmos até ao pó diante de sua presença (Gn 18.27). A mulher pecadora, que ungiu a Jesus com fino unguento, "beijava-lhe os pés" em santa adoração (Lc 7.38). Se adorar é um ato de rendição, gratidão e exaltação ao Deus que nos criou (SI 95.6), cheguemo-nos, pois, diante do Todo-Poderoso com temor e tremor, reconhecendo-lhe o senhorio sobre nossas vidas.
3. Adoração completa e in­condicional. Se todo culto é um ato de adoração, nem todo ato de adoração é necessariamente um cul­to. Os judeus dos tempos de Isaias e Miquéias não sabiam fazer tal distinção, por isso o Senhor repreendeu-os energicamente (Is 1.1 1; Mq 6.3-8). Aliás, até mesmo nossas atividades profissionais tem de ser realizadas como atos de sincera adoração ao Senhor (Ef 6.5-9). O que isto signi­fica? A vida do crente deve ser um contínuo ato de adoração e louvor a Deus (SI 146.1).
II. COMPOSIÇÃO DO CULTO PENTECOSTAL
1. Liturgia do culto pentecos­tal. Apesar de suas características, o culto pentecostal tambem possui a sua liturgia. Mas o que significa liturgia? Não devemos assustar-nos diante dessa palavra, nem tê-la como sinônimo de formalismo. Liturgia, de acordo com o grego, significa serviço publico. Nesse sentido, o culto cristão pode ser definido como um ser­viço que, em espírito e em verdade, prestamos a Deus (SI 1 00.2).
Paulo apresenta a liturgia ideal para o culto cristão: "Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação" (l Co 12.26). Embora a igreja em Corinto fosse autenticamente pentecostal, o seu culto deveria pri­mar pela boa condução: "Mas faça-se tudo decentemente e com ordem" (1 Co 14.40).O culto deve ser racional e consciente, conforme exige a Palavra de Deus (Rm 12.1). Caso contrário, ou cairá no formalismo, ou em algo desordenado e sem forma.
Queremos deixar bem claro que a liturgia realmente bíblica jamais impedirá a manifestação do poder de Deus, batismos com o Espírito Santo, curas divinas, milagres e, principal­mente, salvação de almas.
2. Elementos do genuíno cul­to pentecostal. Vejamos, a seguir, os elementos que, de acordo com Paulo, devem compor o verdadeiro culto cristão:
a) Leitura da Palavra. No Antigo Testamento, a leitura e a dissertação das Sagradas Escrituras tinham um sentido especial no serviço de adoração a Deus (Ed 8.1-12). Na Igreja Primitiva, quando o Novo Testamen­to ainda não havia sido escrito, os crentes utilizavam as Escrituras do Antigo Testamento em suas reuniões (At 2.42; 17.11).
Por conseguinte, o verdadeiro culto de adoração a Deus não pode ficar sem o ensino ou a pregação bíblica. A sua igreja ouve regular­mente a leitura da Palavra de Deus? o culto sem a leitura e a explanação das Sagradas Escrituras é incom­pleto.
b) Cânticos na adoração. Uma das formas mais expressivas da adoração cristã é manifestada através de hinos e cânticos (Ef 5.18-21). Infelizmente, essa área da liturgia cristã muito tem sofrido com a proliferação de músicas que, subliman­do o homem, minimizam o Senhor. Por outro lado, glorificamos a Deus porque nosso hinário oficial, a Har­pa Cristã, tem como o seu primeiro compromisso exaltar o Senhor alem de cantar as doutrinas da Bíblia Sagrada.
c) As orações as ofertas volun­tárias. Os crentes na Igreja Primiti­va, por não disporem de templos, oravam nas casas. Os de Jerusalém oravam tambem no Santo Templo (At 3.1; 4.23,24; 12.12). Alem da oração, eles adoravam a Deus com a entrega voluntária de dízimos e ofer­tas (1 Co 16.2; 2 Co 9.7; Fp 4.18). A oração e a intercessão jamais devem ausentar-se do culto pentecostal.
III. MODISMOS LITÚGICOS
1. Adoção de movimentos estranhos ao cristianismo do Novo Testamento. A maneira como uma igreja adora ao Senhor reflete a sua crença e os seus valores. A Igreja Primitiva, por exemplo, era autenti­camente pentecostal tanto na forma quanto no conteúdo: "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos" (At 2.42.43).
O segredo do avivamento, por conseguinte, não se acha na adoção de modismos litúrgicos nem na criação de gestos e posturas artificiais que, mostra a experiência, sempre acabam por roubar a reverência do culto cristão. O verdadeiro aviva­mento espiritual torna-se realidade quando a igreja se volta à Palavra de Deus (2 Cr 34.1 5). A partir daí, a igreja não mais se escraviza à litur­gia, porque a sua preocupação, do­ravante, será adorar a Deus através de um culto ordeiro e decente. Sua adoração tambem será demonstra­da por meio de um serviço cristão completo: evangelismo, missões, ensino sistemático das Escrituras, assistência social, etc. Isto é avi­vamento.
2. Cultos exóticos. Há tantas inovações e exotismos invadindo nossos cultos, que, algumas dessas extravagâncias, em nada diferem do misticismo pagão. Recomenda-nos Paulo: "Ninguem vos domine a seu bel-prazer, com pretexto de humilda­de e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, e não ligado a cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus" (CI 2.18).
Infelizmente, tais coisas não ficaram no passado. Haja vista as igrejas que, ao invés de adorar ao Criador, acabam por adorar a criatura, por causa da ênfase que dão aos seres angélicos. Ora, que os anjos existem, todos sabemos. Mas eles existem para ministrar aos santos e não para serem adorados por estes (Hb 1.14). A presença mais importante no culto cristão é a do Espírito Santo. Cuidado, pois, com esses elementos estranhos ao culto pentecostal.
CONCLUSÃO
Você tem cultuado a Deus con­forme recomenda a Bíblia? Cultuar ao Senhor não é apenas ir a igreja e se reunir com os irmãos, pois muitos Vão à casa do Senhor, mas não lhe prestam culto; não passam de meros expectadores. Adoremos a Deus, pois, em espírito e em verdade.





World's Top Web Hosting providers awarded and reviewed. Find a reliable green hosting service, read greengeeks review

Nenhum comentário: