sábado, 28 de maio de 2011

Eslola Bíblica Dominical

Centro de Convenções Centenário da Assembleia de Deus Belém - PA Brasil
Inauguração: Em 16 de Junho 2011 às 10:00h
Venha para a Festa do Centenário das Asembleias de Deus no Brasil, na Igreja Mãe, Belém - PA nos dias 16 a 18 de Junho 2011.


Envie um e-mail para mim!



Por: (Pr Ev – Domingos Teixeira Costa)

A publicação das Lições da Escola Bíblica Dominical neste site, é fruto da obediência a Deus. Ele pôs em minha mente o propósito de fazer a divulgação do conteúdo espiritual que recebemos em nossas Igrejas a cada manhã de domingo,  para que semanalmente nossos irmãos que se encontram espalhados pelo mundo a fora, possam igualmente participar do mesmo pão.
Cumprindo a missão de divulgar o Evangelho por lugares desfavorecidos do acesso a este conteúdo diretamente da Revista acima mencionada, para que os Missionários possam igualmente compartilhar deste pão com os filhos de Deus sob suas orientações, como a Igreja no Brasil, alimenta-se do conteúdo publicado na Revista; Lições Bíblicas da Escola Dominical veiculado neste site.
Tenho a certeza de que estou cumprindo como servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a evangelização internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso favorável e de um conteúdo organizado especificamente para o ensino pessoal e em grupo como igrejas  e etc.
Em virtude da cobertura do Blog ser a nível internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento dessa tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso planeta,o mais belo de todos no Universo, que só foi criado por causa do homem, para que aqui se fizesse a vontade de Deus como no céu, (Mt 6. 9-13).
À Missão Nacional, Internacional e Igrejas de difícil acesso.
O Texto é a reprodução original do comentário publicado na Revista do aluno abaixo indicada:
Revista Trimestral, “Lições Bíblicas”, 2º Trimestre – 2011. Comentarista: ELIENAI CABRAL, Editora CPAD Rio de Janeiro – RJ.
LIÇÃO 09 de 13, 29 de Maio de 2011
TEMA – A Pureza do Movimento Pentecostal
TEXTO ÁUREO – “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8).
VERDADE PRÁTICA – O Movimento Pentecostal é a maior demonstração de que a Igreja de Cristo não é uma mera organização, mas um organismo vivo.
LEITURA BÍBLICA – Atos 2.1-4,14-17
1 - Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;
1. - e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impe­tuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3 - E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 - E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outraslínguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
14 – Pedro, porem, pondo-se em pé disse-lhes: varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notário, e escutai as minhas pala­vras.
1 5 - Estes homens não estão embria­gados, como vós pensais, sendo esta a terceira hora do dia.
16 - Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
1 7 – E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos;
INTRODUÇÃO
O Movimento Pentecostal, em­bora comprovadamente bíblico e ortodoxamente teológico, vem sofrendo, desde o seu nascedouro, injustificados ataques. Isto se deve a dois principais fatores: 1) falta de conhecimento bíblico-teológico acerca da doutrina do Espírito Santo e 2) ignorância sobre a origem do maior avivamento já registrado pela historia.
Nesta lição, teremos oportuni­dade de conhecer um pouco mais sobre a origem e a atualidade do Pentecostalismo. Viremos a cons­tatar que o Movimento Pentecostal, apesar de seus cem anos de historia, é uma realidade que vem sendo ex­perimentada pela Igreja de Cristo há quase vinte séculos. Infelizmente, muitos são os movimentos que, cognominados de pentecostais, vem semeando confusão acerca do verdadeiro movimento do Espírito Santo.
I. A ORIGEM DO PENTECOSTES CRISTÃO
1. O ponto de partida. No Dia de Pentecostes, em Jerusalém, cumpriu-se a promessa que o Senhor Jesus fizera aos seus discípulos: a vinda do Consolador (Jo 14.16; At 2.1-4). Inaugurou-se, assim, um novo tempo para o povo de Deus que passou a usufruir de um abundante derramamento do Espírito Santo, conforme havia profetizado Joel (JI 2.28-31). Sim, o que Jesus prome­tera tornou-se realidade (Lc 24.49). Mas qual a origem do Pentecostes? E por que as igrejas que creem na atualidade do batismo com o Espírito Santo e dos dons espirituais são denominadas pentecostais?
2. Como surgiu 0 termo pentecostalismo. A expressão "pentecostalismo" procede do vocábulo grego pentekoste que significa qüinquagésimo. O Pentecostes era a segunda das três principais festas judaicas (Lv 23) e recebe esse nome por ser comemorado cinquenta dias após a Páscoa (Lv 23.16). Era tam­bem conhecido como a Festa das Semanas, Festa das Primícias e Festa da Colheita (Ex 34.22). Foi durante o Pentecostes que os quase 120 que oravam no cenáculo receberam o batismo com o Espírito Santo (At 1.3; 2.1-13).
3. Do Pentecostes judaico ao cristão. Devido a destruição do Santo Templo em 70 d.C, os judeus ficaram impossibilitados de praticar muitos de seus rituais e liturgias. Mas para os cristãos, o Pentecostes, em virtude do derramamento do Espírito Santo, adquiriu um novo sentido. Tornou-se sinônimo do ministério, operações, atos poderosos e manifestações sobrenaturais do Espírito Santo na Igreja e através da Igreja (At 19.1-20).
II. A TRAJETÓRIA   DO PENTECOSTALISMO
1 • A promessa da efusão do Espírito. (Deus revelou ao profeta Joel que, nos últimos dias, haveria uma efusão do Espírito Santo sobre os fiéis JI 2.28-32). Por conseguinte, a promessa do derramamento do Espírito Santo não se destinava apenas aos crentes que se achavam reunidos no cenáculo, mas diz respeito a to­dos os servos de Deus em todos os lugares e épocas (At 2.1-13, 39). O Movimento Pentecostal implica numa ação contínua e renovadora do Espírito Santo na vida da Igreja, fazendo com que esta cumpra cabalmente as demandas da Grande Comissão (Mt 28.19,20; Mc 16.15-20).
2. O Movimento Pentecostal tem o testemunho dos séculos. O escritor e jornalista Emilio Conde evidencia em o Testemunho dos Séculos, através de inúmeras provas, que o Pentecostalismo é um movi­mento legitimamente bíblico e que, historicamente, não se restringiu à Igreja Primitiva. Não é, portanto, um modismo sueco ou norte-americano. Em seu Dicionário do Movimento Pen­tecostal, afirma o historiador Isael de Araujo que o "pentecostalismo, em suas diferentes formas, tem existido por toda a história crista, tanto do Ocidente como no Oriente, desde o Dia de Pentecostes, em Jerusalém". No verbete "cronologia do pentecos­talismo mundial", o autor mostra um panorama das manifestações históricas do pentecostalismo do primeiro até ao século vinte.
3. O genuíno Pentecostalis­mo. Como distinguir o verdadeiro do falso pentecostalismo? o genuíno pentecostalismo não admite qualquer outra revelação alem das Escrituras Sagradas, pois prima pela ortodoxia bíblica e pela sã doutrina (GI 1.6-9). Logo, nossa única regra de fé e conduta é a Bíblia Sagrada, a inspirada, inerrante, absoluta e completa Palavra de Deus.
III. O VERDADEIRO PENTECOSTALISMO
1. Características das igre­jas pentecostais. São igrejas legitimamente pentecostais as que, em primeiro lugar: a) Aceitam a soberania da Bíblia Sagrada, como a inspirada e inerrante Palavra de Deus, elegendo-a como infalível regra de avaliação de toda e qual­quer manifestação espiritual (2 Tm 3.16); b) Mantém a pureza da sã doutrina, conforme a encontramos na Bíblia Sagrada (At 2.42; 1 Tm 4.16); c) Acreditam na atualidade do batismo com o Espírito Santo e dos dons espirituais (At 2.39); d) Cumprem integralmente as de­mandas da Grande Comissão que nos deixou o Senhor Jesus (Mc 16.15-20); e) Tem compromisso com a santidade, defendem o aperfeiçoamento da vida cristã através da leitura da Bíblia, da oração e do exercício da piedade na consolação do Espírito Santo (GI 5.22; 1 Ts 5.17-23; 1 Tm 4.8).
2. Novos movimentos. Vários movimentos, incorretamente intitu­lados de pentecostais, tem surgido ao longo dos anos. Tais dissidências acabaram criando um segmento esotérico, místico e sincrético que em nada lembra o verdadeiro cris­tianismo (CI 2.18).
Tais são os desvios doutrinários desses movimentos que eles, sequer, podem ser considerados cristãos, pois incorporaram às suas liturgias antibíblicas, fazen­do uso de sal grosso, rosa ungida, óleo e água "santificados", culto aos anjos, etc. Tais praticas são heréticas e inadmissíveis, não tendo nenhum respaldo na Palavra de Deus.
Não podemos nos esquecer, tam­bem, de extravagâncias doutrinarias como, por exemplo, a teologia da prosperidade, confissão positiva, que­bra de maldição, triunfalísmo e outros aleijões teológicos e heresias.
CONCLUSÃO
O verdadeiro Movimento Pen­tecostal teve sua origem no Dia de Pentecostes. Os anos se passaram, mas a chama pentecostal continua a arder, pois a promessa do batismo com o Espírito Santo e dos dons espirituais são para nós tambem. Con­servemos, pois, o legitimo pentecos­talismo, conforme o encontramos nas Sagradas Escrituras.
Neste Centenário das Assem­bleias de Deus no Brasil, preserve­mos e vivamos com intensidade o avivamento que nos legaram Daniel Berg e Gunnar Vingren.



Nenhum comentário: