sábado, 8 de outubro de 2011

É certo o cristão fazer preces às imagens de esculturas? O que diz a Bíblia Sagrada? Parte III



Domingos Teixeira Costa
Porção III – Profeta Ezequiel

O texto bíblico a seguir, é uma demonstração comparativa entre as versões da Bíblia João Ferreira de Almeida e Ave-Maria, referente ao tratamento de Deus com Israel no Antigo Testamento, com o interesse de fazer-se conhecido pelos  homens na época.
Deus escolheu a Israel como o povo que levaria para os demais povos, o conhecimento de sua vontade, para que estes o servissem como seu único Deus sobre todas as coisas.
Como veremos nesta pequena porção da Bíblia, a incessante vontade de Deus de resgatar o homem da sua queda ocorrida no Jardim do Éden, para que este pudesse servir ao propósito para o qual fora criado.
O pecado separou o homem do seu Criador. Como Israel após receber de Deus através de Moisés os mandamentos que lhe proibia servir aos deuses das nações e Israel não temeu e serviu às imagens dos deuses, Deus entregou Israel nas mãos de todos os seus inimigos e a cativeiros diversos como exemplo o de Babilônia com duração de setenta anos.
Deus não se agrada de ninguem que se dobra aos ídolos, pois eles nada podem e valor algum há neles para salvar a ninguem, de coisa alguma, e quem lhes faz preces faz-se inimigo de Deus, se não houver conversão, o destino do tal, é a perdição definitivamente. Faça a leitura do texto a seguir e veja como Deus trata a Israel. Deus não muda e nem divide sua glória e honra com deus algum. Boa leitura e boa reflexão, não se engane, eu tenho a melhor das intenções ao escrever esta pequena introdução e seleção desta porção da Bíblia Sagrada para o seu bem espiritual.

Bíblia João Ferreira de Almeida – "E serão assolados os vossos altares, e quebradas as vossas imagens do sol e derrubarei os vossos mortos, diante dos vossos ídolos."  (Ezequiel 6 : 4)
Bíblia Ave Maria – Vossos altares serão demolidos, quebrados os vossos obeliscos; farei cair os vossos homens, transpassados a golpes diante dos vossos ídolos.  (Ezequiel 6 : 4)
Bíblia João Ferreira de Almeida – E porei os cadáveres dos filhos de Israel diante dos seus ídolos; e espalharei os vossos ossos em redor dos vossos altares. (Ezequiel 6 : 5)
Bíblia Ave Maria – Sim, perante eles estenderei os cadáveres dos israelitas, espalharei todas as vossas ossadas em torno dos vossos altares.  (Ezequiel 6 : 5)
Bíblia João Ferreira de Almeida – Em todos os vossos lugares habitáveis, as cidades serão destruídas, e os lugares altos assolados; para que os vossos altares sejam destruídos e assolados, e os vossos ídolos se quebrem e se acabem, e as vossas imagens sejam cortadas, e desfeitas as vossas obras. (Ezequiel 6 : 6)
Bíblia Ave Maria – Em todo lugar onde vos fixardes, hão de ser as vossas cidades despovoadas, e devastados os lugares altos, de sorte que os vossos altares serão saqueados, demolidos os vossos ídolos, quebrados, suprimidos; os vossos obeliscos, despedaçados, as vossas obras, aniquiladas.  (Ezequiel 6 : 6)
Bíblia João Ferreira de Almeida – E os mortos cairão no meio de vós, para que saibais que eu sou o SENHOR. (Ezequiel 6 : 7)
Bíblia Ave Maria – No vosso meio tombarão homens traspassados de golpes, e sabereis que sou eu o Senhor.  (Ezequiel 6 : 7)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Então os que dentre vós escaparem se lembrarão de mim entre as nações para onde foram levados em cativeiro; porquanto me quebrantei por causa do seu coração corrompido, que se desviou de mim, e por causa dos seus olhos, que andaram se corrompendo após os seus ídolos; e terão nojo de si mesmos, por causa das maldades que fizeram em todas as suas abominações."  (Ezequiel 6 : 9)
Bíblia Ave Maria – se recordarão de mim em meio dos gentios, para onde tiverem sido deportados; quebrantarei o seu coração que se prostituiu longe de mim, e seus olhos, que se prostituíram com os ídolos. Eles cairão em si, desgostosos de suas práticas abomináveis; (Ezequiel 6 : 9)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Então sabereis que eu sou o SENHOR, quando os seus mortos estiverem no meio dos seus ídolos, em redor dos seus altares, em todo o outeiro alto, em todos os cumes dos montes, e debaixo de toda a árvore verde, e debaixo de todo o carvalho frondoso, no lugar onde ofereciam cheiro suave a todos os seus ídolos."  (Ezequiel 6 : 13)
Bíblia Ave Maria – E saberão que sou eu o Senhor, quando os seus mortos estiverem estirados em meio aos seus ídolos, em torno dos seus altares, em todas as colinas elevadas, debaixo de todas as árvores verdejantes, debaixo de todos os terebintos frondosos, em todos os lugares onde ofereceram aos dolos o incenso de agradável odor.  (Ezequiel 6 : 13)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "E entrei, e olhei, e eis que toda a forma de répteis, e animais abomináveis, e de todos os ídolos da casa de Israel, estavam pintados na parede em todo o redor."  (Ezequiel 8 : 10)
Bíblia Ave Maria – Fui até ali para olhar: enxerguei aí toda espécie de imagens de répteis e de animais imundos e, pintados em volta da parede, todos os ídolos da casa de Israel.  (Ezequiel 8 : 10)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Filho do homem, estes homens levantaram os seus ídolos nos seus corações, e o tropeço da sua maldade puseram diante da sua face; devo eu de alguma maneira ser interrogado por eles?"  (Ezequiel 14 : 3)
Bíblia Ave Maria – filho do homem, esses homens têm os ídolos instalados no coração, e eles têm constantemente diante dos olhos o que os leva a cair no pecado. É preciso deixar-me consultar por eles? (Ezequiel 14 : 3)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Portanto fala com eles, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Qualquer homem da casa de Israel, que levantar os seus ídolos no seu coração, e puser o tropeço da sua maldade diante da sua face, e vier ao profeta, eu, o SENHOR, vindo ele, lhe responderei conforme a multidão dos seus ídolos;"  (Ezequiel 14 : 4)
Bíblia Ave Maria – Pois bem, fala-lhes e anuncia-lhes: eis o que diz o Senhor Javé: se acontecer a um israelita, que tem ídolos instalados no coração e conserva diante dos olhos o que o faz cair no pecado, vir ter com um profeta, sou eu, o Senhor, que lhe responderei pessoalmente segundo a multidão dos seus ídolos, (Ezequiel 14 : 4)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Para que eu possa apanhar a casa de Israel no seu coração, porquanto todos se apartaram de mim para seguirem os seus ídolos."  (Ezequiel 14 : 5)
Bíblia Ave Maria – a fim de atingir no coração essa casa de Israel que, por amor aos seus ídolos, se tem afastado de mim. (Ezequiel 14 : 5)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Portanto dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor DEUS: Convertei-vos, e tornai-vos dos vossos ídolos; e desviai os vossos rostos de todas as vossas abominações;"  (Ezequiel 14 : 6)
Bíblia Ave Maria – Por isso diz à casa de Israel: eis o que diz o Senhor Javé: retornai! Renunciai a vossos ídolos, deixai de vez todas as vossas práticas abomináveis.  (Ezequiel 14 : 6)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Porque qualquer homem da casa de Israel, e dos estrangeiros que peregrinam em Israel, que se alienar de mim, e levantar os seus ídolos no seu coração, e puser o tropeço da sua maldade diante do seu rosto, e vier ao profeta, para me consultar por meio dele, eu, o SENHOR, lhe responderei por mim mesmo."  (Ezequiel 14 : 7)
Bíblia Ave Maria – Se efetivamente sucede a algum israelita ou, também, a algum estrangeiro que more em Israel afastar-se de mim e instalar ídolos no coração, conservando diante dos olhos o que o faz cair no pecado, e depois se dirigir a um profeta para me consultar por seu ministério,  (Ezequiel 14 : 7)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Assim diz o Senhor DEUS: Porquanto se derramou o teu dinheiro, e se descobriu a tua nudez nas tuas prostituições com os teus amantes, como também com todos os ídolos das tuas abominações, e do sangue de teus filhos que lhes deste;"  (Ezequiel 16 : 36)
Bíblia Ave Maria – eis o que diz o Senhor Javé: por tua prata dilapidada, por tua nudez descoberta no decurso de tuas prostituições com os teus amantes e com os teus ídolos abomináveis, pelo sangue de teus filhos que lhes deste, (Ezequiel 16 : 36)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Não comendo sobre os montes, nem levantando os seus olhos para os ídolos da casa de Israel, nem contaminando a mulher do seu próximo, nem se chegando à mulher na sua separação,"  (Ezequiel 18 : 6)
Bíblia Ave Maria – que não participa dos festins das montanhas, que não volve os olhos para os ídolos da casa de Israel, que não desonra a mulher do próximo, e não tem relação com uma mulher durante o tempo de sua impureza,  (Ezequiel 18 : 6)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Oprimir ao pobre e necessitado, praticar roubos, não tornar o penhor, e levantar os seus olhos para os ídolos, e cometer abominação,"  (Ezequiel 18 : 12)
Bíblia Ave Maria – que oprime o infeliz e o indigente, que pratica a rapina e não restitui o penhor, que ergue os olhos para os ídolos e comete abominações, (Ezequiel 18 : 12)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Não comer sobre os montes, e não levantar os seus olhos para os ídolos da casa de Israel, e não contaminar a mulher de seu próximo,"  (Ezequiel 18 : 15)
Bíblia Ave Maria – um filho que não come nas montanhas e não volve os olhos para os ídolos da casa de Israel, que não desonra a mulher do próximo, (Ezequiel 18 : 15)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Então lhes disse: Cada um lance de si as abominações dos seus olhos, e não vos contamineis com os ídolos do Egito; eu sou o SENHOR vosso Deus."  (Ezequiel 20 : 7)
Bíblia Ave Maria – Eu lhes disse então: que cada um lance para fora os ídolos abomináveis que atraem os vossos olhos; não mais vos mancheis com os ídolos do Egito. Eu é que sou o Senhor, vosso Deus.  (Ezequiel 20 : 7)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Mas rebelaram-se contra mim, e não me quiseram ouvir; ninguém lançava de si as abominações dos seus olhos, nem deixava os ídolos do Egito; então eu disse que derramaria sobre eles o meu furor, para cumprir a minha ira contra eles no meio da terra do Egito."  (Ezequiel 20 : 8)
Bíblia Ave Maria –Eles, porém, se rebelaram contra mim e se recusaram a escutar-me; nenhum deles rejeitou os ídolos abomináveis que atraem os olhos e nenhum abandonou os ídolos do Egito. À vista disso, decidi desencadear sobre eles a minha cólera e contra eles e contra o próprio Egito saciar o meu furor.(Ezequiel 20 : 8)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Porque rejeitaram os meus juízos, e não andaram nos meus estatutos, e profanaram os meus sábados; porque o seu coração andava após os seus ídolos."  (Ezequiel 20 : 16)
Bíblia Ave Maria – porque haviam rejeitado as minhas leis, abandonando os meus preceitos, profanando os meus sábados e entregando-se intimamente a seus ídolos. (Ezequiel 20 : 16)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Mas disse eu a seus filhos no deserto: Não andeis nos estatutos de vossos pais, nem guardeis os seus juízos, nem vos contamineis com os seus ídolos."  (Ezequiel 20 : 18)
Bíblia Ave Maria – Eu disse no deserto a seus filhos: não sigais os preceitos dos vossos pais, não imiteis as suas práticas, contaminando-vos com os ídolos.  (Ezequiel 20 : 18)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Porque não executaram os meus juízos, e rejeitaram os meus estatutos, e profanaram os meus sábados, e os seus olhos iam após os ídolos de seus pais."  (Ezequiel 20 : 24)
Bíblia Ave Maria – porque não haviam observado os meus preceitos, tinham rejeitado as minhas leis, profanando os meus sábados e deixando seus olhos se apegar aos ídolos de seus pais. (Ezequiel 20 : 24)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "E, quando ofereceis os vossos dons, e fazeis passar os vossos filhos pelo fogo, não é certo que estais contaminados com todos os vossos ídolos, até este dia? E vós me consultaríeis, ó casa de Israel? Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que vós não me consultareis."  (Ezequiel 20 : 31)
Bíblia Ave Maria – Apresentando as vossas oferendas, fazendo passar vossos filhos pelo fogo, vós ainda hoje vos manchais com todos os vossos ídolos. E eu, casa de Israel, eu me deixarei consultar por vós? Por minha vida - oráculos do Senhor Javé -, não o farei. (Ezequiel 20 : 31)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Quanto a vós, ó casa de Israel, assim diz o Senhor DEUS; Ide, sirva cada um os seus ídolos, pois que a mim não me quereis ouvir; mas não profaneis mais o meu santo nome com as vossas dádivas e com os vossos ídolos."  (Ezequiel 20 : 39)
Bíblia Ave Maria – Quanto a vós, israelitas, eis o que diz o Senhor: ide, servi cada um de vós aos ídolos! Depois disso juro que me escutareis, e não profanareis o meu santo nome por vossas oferendas e vossos ídolos. (Ezequiel 20 : 39)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "E dize: Assim diz o Senhor DEUS: Ai da cidade que derrama o sangue no meio de si para que venha o seu tempo! Que faz ídolos contra si mesma, para se contaminar!"  (Ezequiel 22 : 3)
Bíblia Ave Maria – Dize-lhe: eis o que diz o Senhor Javé: ah! cidade que espalhas o sangue em tuas ruas para que chegue a tua hora, que eriges ídolos para te sujares, (Ezequiel 22 : 3)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Pelo teu sangue que derramaste te fizeste culpada, e pelos teus ídolos que fabricaste te contaminaste, e fizeste aproximarem-se os teus dias, e tem chegado o fim dos teus anos; por isso eu te fiz o opróbrio das nações e o escárnio de todas as terras."  (Ezequiel 22 : 4)
Bíblia Ave Maria – pelo sangue que tens derramado tu te tornaste culpada e te poluíste pelos teus ídolos que talhaste; precipitaste a tua hora, adiantaste o termo de teus anos. Por isso vou abandonar-te aos ultrajes das nações, e ao escárnio de todos os países. (Ezequiel 22 : 4)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Assim cometeu ela as suas devassidões com eles, que eram todos a flor dos filhos da Assíria, e com todos os de quem se enamorava; com todos os seus ídolos se contaminou."  (Ezequiel 23 : 7)
Bíblia Ave Maria – Ela prodigalizou seus encantos a essa elite dos assírios, e, junto de todos esses por quem se achava seduzida, maculou-se com seus ídolos. (Ezequiel 23 : 7)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Estas coisas se te farão, porque te prostituíste após os gentios, e te contaminaste com os seus ídolos."  (Ezequiel 23 : 30)
Bíblia Ave Maria – Eis o que te sucederá devido às tuas luxúrias com as nações, e tuas depravações com os ídolos.  (Ezequiel 23 : 30)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Porque adulteraram, e sangue se acha nas suas mãos, e com os seus ídolos adulteraram, e até os seus filhos, que de mim geraram, fizeram passar pelo fogo, para os consumir."  (Ezequiel 23 : 37)
Bíblia Ave Maria – Elas cometeram adultério, há sangue em suas mãos; elas fornicaram com os ídolos; e os filhos a quem deram à luz fizeram-nos passar pelo fogo para queimá-los. (Ezequiel 23 : 37)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Porquanto, havendo sacrificado seus filhos aos seus ídolos, vinham ao meu santuário no mesmo dia para o profanarem; e eis que assim fizeram no meio da minha casa."  (Ezequiel 23 : 39)
Bíblia Ave Maria – No mesmo dia em que imolaram seus filhos a seus ídolos, penetraram em meu santuário para profaná-lo, eis o que fizeram em minha própria casa. (Ezequiel 23 : 39)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "O castigo da vossa perversidade eles farão recair sobre vós, e levareis os pecados dos vossos ídolos; e sabereis que eu sou o Senhor DEUS."  (Ezequiel 23 : 49)
Bíblia Ave Maria – Recairão sobre vós as vossas devassidões, e carregareis o peso da vossa idolatria. Conhecereis, assim, que sou eu o Senhor Javé.(Ezequiel 23 : 49)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Assim diz o Senhor DEUS: Também destruirei os ídolos, e farei cessar as imagens de Nofe; e não haverá mais um príncipe da terra do Egito; e porei o temor na terra do Egito."  (Ezequiel 30 : 13)
Bíblia Ave Maria – Eis o que diz o Senhor Javé: farei desaparecer os ídolos e suprimirei os falsos deuses de Nof. Não haverá mais príncipe no Egito, e espalharei o terror nessa terra.  (Ezequiel 30 : 13)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Dize-lhes portanto: Assim diz o Senhor DEUS: Comeis a carne com o sangue, e levantais os vossos olhos para os vossos ídolos, e derramais o sangue! Porventura possuireis a terra?"  (Ezequiel 33 : 25)
Bíblia Ave Maria – Responde-lhes, pois: eis o que diz o Senhor Javé: comeis a carne com sangue, ergueis os olhos para os ídolos, derramais o sangue: e tereis a posse da terra?  (Ezequiel 33 : 25)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Derramei, pois, o meu furor sobre eles, por causa do sangue que derramaram sobre a terra, e dos seus ídolos, com que a contaminaram."  (Ezequiel 36 : 18)
Bíblia Ave Maria – Por isso desencadeei sobre eles o meu furor, devido ao sangue que tinham derramado sobre a terra e aos ídolos com que a profanaram;  (Ezequiel 36 : 18)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei."  (Ezequiel 36 : 25)
Bíblia Ave Maria – Derramarei sobre vós águas puras, que vos purificarão de todas as vossas imundícies e de todas as vossas abominações.  (Ezequiel 36 : 25)
Bíblia João Ferreira de Almeida – E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. (Ezequiel 36 : 26)
Bíblia Ave Maria – Dar-vos-ei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirar-vos-ei do peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne.  (Ezequiel 36 : 26)
Bíblia João Ferreira de Almeida – E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. (Ezequiel 36 : 27)
Bíblia Ave Maria – Dentro de vós meterei meu espírito, fazendo com que obedeçais às minhas leis e sigais e observeis os meus preceitos. (Ezequiel 36 : 27)
Bíblia João Ferreira de Almeida – E habitareis na terra que eu dei a vossos pais e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus. (Ezequiel 36 : 28)
Bíblia Ave Maria – Habitareis a terra de que fiz presente a vossos pais; sereis meu povo, e serei vosso Deus. (Ezequiel 36 : 28)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "E nunca mais se contaminarão com os seus ídolos, nem com as suas abominações, nem com as suas transgressões, e os livrarei de todas as suas habitações, em que pecaram, e os purificarei. Assim eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus."  (Ezequiel 37 : 23)
Bíblia Ave Maria – Não mais se mancharão com seus ídolos nem cometerão infames abominações: libertá-los-ei de todas as transgressões de que se tornaram culpados e purificá-los-ei. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. (Ezequiel 37 : 23)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Mas os levitas que se apartaram para longe de mim, quando Israel andava errado; os quais andavam transviados, desviados de mim, para irem atrás dos seus ídolos, levarão sobre si a sua iniqüidade."  (Ezequiel 44 : 10)
Bíblia Ave Maria – Os levitas, que me deixaram desde o tempo em que Israel se desviava, abandonando-me para seguir os ídolos, esses levitas levarão a pena de sua falta.  (Ezequiel 44 : 10)
Bíblia João Ferreira de Almeida – "Porque lhes ministraram diante dos seus ídolos, e fizeram a casa de Israel cair em iniqüidade; por isso eu levantei a minha mão contra eles, diz o Senhor DEUS, e levarão sobre si a sua iniqüidade."  (Ezequiel 44 : 12)
Bíblia Ave Maria – Porque se puseram a seu serviço diante dos seus infames ídolos, e arrastaram os israelitas ao pecado, por causa disso - oráculo do Senhor Javé - ergo a mão contra eles, e sofrerão a pena de sua falta.  (Ezequiel 44 : 12)

Continuar a leitura Parte II




Envie um e-mail para mim!


Nenhum comentário: