quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Tempestade solar atingirá a Terra

Physorg
São Paulo - Uma tempestade geomagnética irá atingir a Terra até quarta-feira (25). O Centro de Previsão Meteorológica Espacial dos Estados Unidos considera a tempestade a mais forte desde 2005. Ela pode afetar rotas aéreas, redes de energia e satélites.


Uma grande parte da atmosfera do Sol foi lançada em direção à Terra no domingo, após uma erupção perto do centro do Sol. Por isso, segundo a NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica), a tempestade projetará partículas de prótons para a Terra.

Essa ejeção de massa coronal conduz partículas solares energizadas a cerca de 200 km/s. Portanto, cerca de cinco vezes mais rápido do que a velocidade comumente atingida por partículas solares.


A intensidade da tempestade será entre moderada ou forte. Logo, dentro do nível três de uma escala de cinco níveis, sendo o cinco o mais extremo.


Terry Onsager, do Centro de Previsão Meteorológica Espacial, quando essa tempestade atingir a Terra, será como um grande aríete (antiga máquina de guerra), o qual empurra o campo magnético do planeta.


A energia liberada na tempestade também pode interferir em comunicações de alta frequência de rádio, usadas por empresas aéreas de navegação em regiões próximas ao Polo Norte, em voos entre a América do Norte, Europa e Ásia. Onsager alerta que algumas rotas precisarão ser mudadas.


A tempestade também pode afetar redes de energia e operações por satélite. Além disso, astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional serão aconselhados a buscar abrigo em partes específicas da nave para evitar uma dose solar reforçada de radiação, segundo Onsager.


O Sol tem ciclos de atividade de aproximadamente 11 anos, com períodos mais intensos. O pico de atividade do ciclo atual do Sol está previsto apenas para 2013.


Por Vanessa Daraya, de INFO Online


Envie um e-mail para mim!

Nenhum comentário: