sexta-feira, 23 de maio de 2008

O louvor que chega ao Trono da graça

Envie um e-mail para mim!



O louvor que chega ao Trono da graça



LIÇÃO 08 25 de Maio de 2008 2º Semestre


Tema:

O louvor que chega ao Trono da graça


Texto Áureo:

Louvai ao Senhor com harpa, cantai a ele com o saltério e um instrumento de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo.


Verdade Prática:

O Cristianismo é uma comunidade de louvor – expressa, através da arte musical, o que Deus operou em nossa vida.


Hinos sugeridos: 124, 436 526.


Leitura bíblica Salmo 33. 1 – 14


REGOZIJAI-VOS no Senhor, vós justos, pois aos retos convém o louvor.


2 – Louvai ao Senhor com harpa, cantai a ele com o saltério e um instrumento de dez cordas.


3 – Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo.


4 – Porque a palavra do Senhor é reta, e todas as suas obras são fiéis.


5 – Ele ama a justiça e o juízo; a terra está cheia da bondade do Senhor.


6 – Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca.


7 – Ele ajunta as águas do mar como num montão; põe os abismos em depósitos.


8 – Tema toda a terra ao Senhor; temam-no todos os moradores do mundo.


9 – Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu.


10 – O Senhor desfaz o conselho dos gentios, quebranta os intentos dos povos.


11 – O conselho do Senhor permanece para sempre; os intentos do seu coração de geração em geração.


12 – Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo ao qual escolheu para sua herança.


13 – O Senhor olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens.


14 – Do lugar da sua habitação contempla todos os moradores da terra.


INTRODUÇÃO

Entoar louvores a Deus também faz parte das disciplinas da vida cristã.

Aliás, o maior livro das Sagradas Escrituras é o de Salmos. No Saltério Hebreu, Davi, Asafe, Salomão, Moisés, os filhos de Jedutun e os de Coré, enaltecem sublime e altissonantemente o Deus de Israel. Quer lhe cantando os atributos, quer lhe cantando as obras, deixam mui claro que não há Deus como o de Israel.


    I. OQUE É O CÂNTICO CONGREGACIONAL

Neste tópico, entraremos a ver duas: a mésica sacra e o cântico congregacional.


1. A música sacra. É a arte que, dispondo das ciências musicais e acústicas, das cordas vocais e de instrumentos musicais, tem por motivo primacial enaltecer a Deus como o Criador e Mantenedor de todas as coisa através da harmonia, melodia e rítimo (1 Cr 16.23; Sl 96.1). Jubal foi o primeiro ser humano a interessar-se pela arte musical (Gn 4.21).


2. O cântico congregacional. É a participação de toda a congregação dos fiés nos hinos em louvor ao Todo-Poderoso. O cântico congregacional teve início com o rei Davi, segundo podemos depreender da história do filho de Jessé; atinge, porém, o auge no reinado de Salomão. O primeiro organizou os músicos e os cantores em turnos e corais (1 Cr 23.1-26,32); o segundo sustentou-os, a fim de que o culto a Jeová fosse coroado de glória e divino resplendor (2 Cr 5.12-14).


    II. OS FUNDAMENTOS DA MÚSICA SACRA

1. O preparo teológico dos músicos e compositores bíblicos. Os compositores bíblicos foram notáveis teólogos. Autor do Salmo 90 foi Moisés o legislador dos hebreus e o maior profeta do Antigo Testamento (Dt 34.10). Quanto a Davi, considerado profeta do Senhor, compôs a maioria dos Salmos (At 2.29,30). Já Salomão seu filho, celebrado pelo mesmo Deus como o mais sábio dos homens, além de compor os cantares, os provérbios e o Eclesiastes, deixou-nos um belíssimo salmo (Sl 127; Pv 1.1).


No Salmo 73, Asafe louva ao Senhor tratando de um dificílimo problema existencial: “Por que sofrem os justos”. Jeremias, por seu turno, inspirado pelo Espírito Santo, cantou as tristezas e desditas da Cidade Santa. E os poemas de Isaías e de Habacuque? O primeiro cantou os sofrimentos do Messias, retratando-lhe o ministério com vivas cores. Como não chorar ante o capítulo 53 de seu livro? Já o segundo mostra a alegria que deve acompanhar o servo de Deus nas diversidades e tribulações.


2. Qualificações de um músico verdadeiramente cristão. De um músico sacro exige-se não somente a arte, mas principalmente a correção doutrinária; ele é o teólogo que verseja o conhecimento bíblico. Com singular habilidade, harmoniza e ritma a verdadeira teologia. Aliás, parte da hinódia cristã foi composta por doutores nas Escrituras como Ambrósio, Martinho Lutero e Charles Wesley.


Infelizmente, com o esfriamento do amor à Palavra de Deus, a música sacra é logo substituída por arremedos melódicos e heréticos.


III. A MÚSICA NO CRISTIANISMO PRIMITIVO

A Igreja de Cristo, desde o seu nascedouro, compreendeu perfeitamente a função da música em sua liturgia.


1. O exemplo do próprio Cristo (Mt 26.30). Na noite de sua paixão, o Senhor Jesus cantou um hino, mesmo nos momentos mais difíceis e lutuosos, é possível entoar louvores ao Pai Celeste. Que hino era aquele? Provavelmente um dos salmos messiânicos de Davi. O Salmo 22? Embora não o saibamos, de uma coisa temos absoluta certeza. Jesus ensina-nos que a música, automaticamente sacra, faz parte de nossas disciplinas espirituais; por intermédio destas, edificamos o nosso caráter e fortalecemos a nossa fé.


2. A doutrina litúrgica de Paulo. Algumas vezes, confundimos liturgia com formalismo. Entre ambos, contudo, há abismais diferenças. Liturgia é o culto público que prestamos a Deus; formalismo, o culto que embora belo, é destituído de seu real valor. Voltemos ao Novo Testamento. Sua liturgia era mui singela; entretanto, carregada de significados.


Quando nos reunimos, um tem salmo, outro apresenta cânticos espirituais e ainda outro, a doutrina cristã. E os dons espirituais? Este manifesta-se em línguas estranhas; aquele as interpreta. Este traz a revelação; aquele a palavra da ciência. Este a cura divina; aquele as maravilhas. Eis uma reunião verdadeiramente pentecostal.


Aliás, o apóstolo Paulo, à semelhança do Senhor Jesus, utilizava-se também, em suas devoções, a música sacra. Quando encarcerado em Filipos, de tal forma cantou juntamente com Silas, que o seu louvor a Deus veio a abalar os alicerces da prisão (At 16. 25-31). Tem você cantado ao Senhor?


CONCLUSÃO

É urgente voltarmos à música sacra. Deus merece ( e reivindica ) uma música de de excelência.




Cópia do Comentário para o dia 25 de Maio de 2008



LIÇÕES BÍBLICAS, CPAD RJ.



Costa




Nenhum comentário: