sábado, 3 de maio de 2008

A SUBLIMIDADE DO CULTO CRISTÃO

Lição 05, 04 de Maio 2008




A SUBLIMIDADE DO CULTO CRISTÃO




TEXTO ÁUREO

Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação ( Co 14. 26 ).




VERDADE PRÁTICA

Cultuar d Deus é uma obrigação que, em nossa vida, deve traduzir-se em júbilo espiritual.




HINOS SUGERIDOS; 243, 264, 426




LEITURA BÍBLICA; Colossenses 3. 12 - 17

12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas demisericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;




13 Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.




14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.




15 E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.




16 A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.




17 E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.




COMENTÁRIO

INTRODUÇÃO

"Quantas lágrimas verti, de profunda comoção, maravilhoso ressoar dos teus hinos e cânticos em tua igreja! Aquelas vozes penetravam nos meus ouvidos e destilavam a verdade em meu coração, inflamando-o de doce piedade, enquanto corria meu pranto eu sentia um grande bem-estar".




Estas palavras de Agustinho, o maior teólogo da cristandade ocidental,




constrangem-nos a entrar, humilde e amorosamente, nos átrios do culto divino. Já na intimidade do trono da graça, é-nos impossível conter as lágrimas ao som dos hinários cristãos. E as intervenções celestes? E a exposição da Palavra? O que vem a ser, todavia, o culto cristão?




I. O QUE É O CULTO CRISTÃO

Diante do profundo significado da páscoa hebraica, as crianças israelitas indagavam a seus pais; "Que culto é este vosso?" (Ex 12.26). E os pais, adornados com a paciência tão própria dos filhos de Abraão, narravam-lhes os acontecimentos que deram origem à páscoa. Estaremos nó também aparelhados a explicar aos nossos filhos a importância do culto cristão?




1. A definição etimológica. A palavra culto é originária do vocábulo latino"culto" e significa adoração ou homenagem que se presta ao Supremo Ser. no grego, temos duas palavras para culto: "latreia", significando adoração; e: "proskynea", reverenciar, prestar obediência, render homenagem.




2. Definição teológica. O culto é o momento da adoração que tributamos a Deus; marca o encontro do Supremo Ser com os seus adoradores. Eis porque, durante o seu transcurso, cada membro da congregação deve sentir-se e agir como integrante dessa comunidade de adoração - a igreja de Cristo.




II. OBJETIVOS DO CULTO PÚBLICO CRISTÃO

Afirmou o reformador francês João Calvino: "O primeiro fundamento da justiça é, sem dúvida, a adoração a Deus". Justificados pela fé em nosso Senhor Jesus Cristo, não podemos fugir à nossa responsabilidade; devemos reunir-nos, periodicamente, a fim de cultuá-lo, em espírito e verdade.




Vejamos, pois, os objetivos do culto cristão




1. Levar-nos a reconhecer a Deus como nosso Criador e mantenedor de tudo quanto existe. Atentemos à convocação do salmista: "Celebrai com júbilo ao Senhor todos os moradores da terra. Servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos a Ele com canto. Sabei que o Senhor é Deus; foi Ele, e não nós, que nos fez povo seu e ovelha do seu pasto (Sl 100.1-3).




2. Instigar-nos a agradecer a Deus como nosso Salvador através de Cristo. Assim reconhece o profeta a sua dependência do Redentor: "Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação (Hc 3.18).




3. Constranger-nos a nos humilhar diante de Deus como aquEle que, sempre presto, nos perdoa as iniqüidades. Deixa-nos o salmista este belo exemplo de ações de graças: "É ele que perdoa todas as tuas iniqüidades" (Sl 103.3).




4. Estimular-nos a nos alegrarmos diante de Deus como aquEle que nos cura de todas as enfermidades e que nos enche de benignidades. Vejamos como o salmista induz-nos a celebrar o Senhor: "Que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia, Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia" (Sl 103.4,5).




III. O CULTO PARTICULAR E DOMÉSTICO A DEUS

Se o culto público é importante, o particular é imprescindível. Se não podemos estar no templo todos os dias, sempre é possível estar ao pé de Cristo, onde quer que estejamos.




1. O que é o culto particular a Deus. É o meio de que dispomos para manter não somente nossa comunhão com o Salvador, mas para vivermos uma existência repleta de regozijo espiritual. Leia com muita atenção, a Epístola de Paulo aos Filipensses.




O culto doméstico é, de igual modo, uma devoção particular a Deus.




2. O culto doméstico. A família que, unida, cultua a Deus, permanecerá unida seja na bonança seja nos temporais que nos ameaçam o barquinho. Não podemos, sob hipótese alguma, desprezar a devoção em família para não fracassarmos como indivíduos. Tem você realizado o culto doméstico com regularidade e constância? Leia, neste momento, o Salmo 128, e veja o retrato de uma família que celebra o nome do Senhor.




Embora não haja uma liturgia prescrita às nossas devoções particulares e domésticas, é conveniente manter os seguintes elementos: oração, jejum, cânticos e leitura da Palavra de Deus com rápidos comentários.




IV. COMPONENTES DO CULTO CRISTÃO

A litugia da igreja primitiva, ao contrário do culto levítico, era simplies e pentecostal. Os dons espirituais faziam parte dos serviços, e não se estranhava quando alguém manifestava-se noutras línguas; eram estas interpretadas, exortando, consolando, edificando os féis, e descobrindo os corações dos incrédulos.




Em pelo menos três ocasiões, o apóstolo Paulo refere-se aos elementos que acompanhavam o culto da Igreja Primitiva.




1. Aos coríntios. Deixa Paulo bem patente, aos irmãos de corinto, que os atos litúrgicos devem ser usados para a edificação: "Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação (1 Co 14.26).




2. Aos colossenses. Já aos colossenses, realça ele os cânticos na adoração cristã: "A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração" (Cl 3.16).




3. Aos efésios. Finalmente aos efésios, mostra o apóstolo que a lituegia é um eficiente meio da graça para enlevar a espiritualidade; "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus" (Ef 5.18).




4. Elementos do culto cristão. Embora não siga necessariamente esta ordem, aqui estão os elementos do culto cristão: doutrina, revelação, línguas estranhas e interpretação, salmos, hinos, cânticos espirituais e ações de graças.




V. VIRTUDES NO CULTO CRISTÃO

Como me apresentarei diante do Senhor? Eis a pergunta que o escritor sacro endereça ao Todo-Poderoso. Vejamos algumas coisas a serem observadas quando entramos na Casa de Deus para cultuà-lo:




1. Reverência e profundo temor. "GUARDA o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal" (Ec 5.1).




2. Alegria e regozijo. "ALEGREI-ME quando me disseram: Vamos à casa do Senhor" (Sl 122.1).




3. Predisposição e discernimento espiritual. "Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia.17 E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus" (Gn 28.16,17).




4. Espírito de oração e súplicas. Aflita, a mãe do profeta Samuel entrou na casa do Senhor e, ali, derramou a sua alma: "Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente" (1 Sm 1.10).




5. Espírito de louvor e cânticos. "Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome" (Sl 100.4).




CONCLUSÃO

Tem você cultuado a Deus na beleza de sua santidade, como a Bíblia o requer? cultuar a Deus não significa, meramente, ir à igreja; significa entrar no santuário de divino com ações de graças como o fazia Davi. Não importa onde você esteja; adore a Deus.





Cópia do Comentário para o dia 27 de Abril de 2008

LIÇÕES BÍBLICAS, CPAD RJ.




Costa






Envie um e-mail para mim!




Nenhum comentário: