quinta-feira, 14 de agosto de 2008

EUA frustram planos de Israel de preparar ataque ao Irã, diz jornal












da Efe, em Jerusalém






Os Estados Unidos frustraram os planos israelenses para preparar um ataque contra o Irã, afirmou nesta quarta-feira o jornal israelense "Haaretz" em sua primeira página. O diário garante que Washington se negou a vender aviões e permitir que Israel sobrevoasse o Iraque.

"A Administração americana rejeitou um pedido israelense para equipamentos militares e apoio, que melhoraria a capacidade de Israel para atacar as instalações nucleares iranianas", afirma o jornal, que não cita fontes.

Segundo o "Haaretz", os EUA teriam advertido Israel para que não atacasse o Irã, já que isso prejudicaria os interesses americanos.

Os EUA também teriam exigido ao governo israelense que Washington fosse comunicado de antemão se, apesar da advertência, Israel decidisse bombardear o Irã.

Israel respondeu às autoridades americanas que se reservava o direito de tomar as ações que considerar necessárias, se fracassarem os esforços diplomáticos para conter a "nuclearização" iraniana, segundo o diário.

"A disputa americana-israelense sobre um ataque militar contra o Irã surgiu na última visita do presidente (George W. Bush) a Jerusalém, em maio", indica o "Haaretz".

Naquela ocasião, o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, e seu ministro da Defesa, Ehud Barak, teriam solicitado equipamentos militares avançados ao presidente americano, o que "fez Washington pensar que Israel planejava atacar o Irã nos próximos meses", e os EUA decidiram enviar uma "dura mensagem" contra essa suposta intenção.

Para compensar a rejeição em vender os equipamentos solicitados, os EUA teriam oferecido a Israel a venda de outro arsenal militar, como nove aviões Super Hércules e radares avançados, e ajuda para o desenvolvimento dos sistemas antimísseis israelenses Arrow 3 e Iron Dome.





Nenhum comentário: