sábado, 9 de agosto de 2008

Tshá b'Av - Dia da Queda do Templo











Hoje se lembra em Israel o Tshá be'Av, ou seja o nono dia do mês de Av, dia que segundo a tradição judaica foram destruídos os dois templos de Jerusalém, o primeiro construído por Salomão e o Templo construído por Herodes.






Foi totalmente destruído por Nabucodonosor II da Babilónia, em 586 AEC, após dois anos de cerco a Jerusalém. Os seus tesouros foram levados para Babilónia e tinha assim início o período que se convencionou chamar de Exílio Babilónico ou Cativeiro em Babilónia na história judaica.






Décadas mais tarde, em 516 AEC, após o regresso de mais de 40.000 judeus da Captividade Babilónica foi iniciada a construção no mesmo local do Segundo Templo, o qual foi destruído no ano 70 EC, pelos romanos, em decorrência da Grande Revolta Judaica.






Alguns afirmam que o atual Muro das Lamentações era parte da estrutura do templo de Salomão, ou pelo menos dos seus pátios.






O Templo foi quase totalmente destruído pelas tropas do General e futuro Imperador Romano Titus Flávio, em 70 D.C., abafando aquilo que foi a Grande Revolta Judaica onde morreram mais de um milhão de judeus.






Uma primeira revolta acontecera em 136 a.C., e a terceira seria liderada pelo suposto Messias Bar Kochba em 135 DC.






A única porção do Segundo Templo que ainda hoje se encontra em pé, Muro das Lamentações. Neste dia judeus do mundo inteiro contumam jejuar e orar lembrando esta data como o início do exílio judaico ao longo de 2.000 anos de história.






Infelimente o que se encontra no local do templo é um santuário muçulmano onde esta o Domo da Rocha, sobre o Monte Moria, local onde Adonai escolheu para por aí o Templo erguido por Salomão.





www.cafetorah.com/Tsha-B-Av-Dia-da-Queda-do-Templo

Nenhum comentário: