A publicação da Lição da Escola Bíblica Dominical neste Site, é fruto da obediência
a Deus. Ele pôs em minha mente o propósito de fazer a divulgação do conteúdo
espiritual que recebemos em nossas Igrejas a cada manhã de domingo, é
para que semanalmente nossos irmãos que se encontram espalhados pelo mundo
a fora, possam igualmente participar do mesmo pão.
No cumprimento a esta missão de
divulgar o Evangelho por lugares desfavorecidos do acesso a este conteúdo
diretamente da Revista, os Missionários possam igualmente compartilhar deste
pão com os filhos de Deus sob suas orientações, do mesmo ensino recebidos da
Palavra de Deus no Brasil, publicado na Revista; Lições Bíblicas da
Escola Dominical veiculado através deste Site.
Tenho a certeza de que estou cumprindo
como servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a
evangelização internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso
favorável e de um conteúdo organizado especificamente para o ensino pessoal e
em grupo como igrejas e etc.
Em virtude da cobertura do Blog ser a
nível internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento
dessa tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso planeta,o
mais belo de todos no Universo, que só foi criado por causa do homem.
À Missão Nacional, Internacional e
Igrejas de difícil acesso.
Lição 08 de 13, 21 de Fevereiro de 2010
TEMA
–
EXORTAÇÃO À SANTIFICAÇÃO
TEXTO
ÁUREO – ”Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do
espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus”.(2 Co 7.1)
VERDADE
PRÁTICA – Através de uma vida de santificação e pureza, o crente
separa-se das paixões mundanas, dedicando-se sacrificalmente ao serviço de
nosso Senhor Jesus Cristo.
HINOS SUGERIDOS – 71,
77, 252.
LEITURA BIBLICA 2 Coríntios 6.14-18; 7.1,8-10
2 Coríntios 6
14 - Não vos prendais a
um jugo desigual com os infiéis; porque que
sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
1 5 - E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o
infiel?
16 - E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos?
Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
1 7 - Pelo que sai do meio deles, e apartai-vos, diz o
Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei;
18 - e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim
filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso.
2 Coríntios 7
1 - Ora, amados,
pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito,
aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.
8 - Porquanto, ainda
que vos tenha contristado com a minha carta, não me arrependo, embora já me
tivesse arrependido por ver que aquela carta vos contristou, ainda que por
pouco tempo;
9 - agora, folgo, não
porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para o
arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus; de
maneira que por nós não padecestes dano em coisa alguma.
10 - Porque a
tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se
arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.
INTRODUÇÃO
Antes da ida de Tito a Corinto, os
crentes daquela localidade estavam irredutíveis quanto a rejeição a Paulo. o apóstolo havia escrito uma carta pesada e grave, censurando a atitude
dos coríntios por se deixarem influenciar por um grupo rebelde. Porém, ao escrever a segunda carta, além de defender seu ministério perante aquela igreja,
Paulo regozija-se por ter havido arrependimento da parte daqueles cristãos. Entretanto, seu zelo com a vida de santidade não foi omitido nesta nova missiva. Ele, mais uma vez,
apela à comunhão dos crentes em Cristo, e incentiva-os a viverem em santificação, rejeitando todo envolvimento com as coisas imundas.
I. PAULO APELA À RECONCILIAÇÃO E COMUNHAO (6.11-13)
1. Paulo apela
ao sentimento fraterno dos coríntios (v. 11 ). Paulo sabia ser
terno quando se fazia necessário, especialmente, depois do desgaste causado
pela primeira carta. Ele interrompe sua defesa apostólica apelando, com veemência,
ao afeto mútuo que deve ser nutrido entre um pai e seus filhos (1 Co
4.15). As expressões empregadas pelo apóstolo, no versículo 11, ("nossa
boca está aberta para vós" e "o nosso coração está
dilatado") denotam que seus atos e palavras são a expressão verdadeira do
seu sentimento. Isso, entretanto, não significa que ele arrefeceria sua postura
para com os falsos mestres.
2. Paulo da
exemplo de reconciliação. Após ter
expressado seu desejos de reatar laços estreitos que havia entre ele e os coríntios, Paulo, que já havia exposto as motivações de seu ministério, esperava que fosse compreendido e amado fraternalmente em Cristo. Ele declara que o seu coração tem sido alargado para
amar a todos os crentes e que ele e seus
companheiros não têm limites nem restrições para amar a todos.
3. Paulo demonstra seu afeto e espera ser
correspondido (vv.12,13). Paulo percebeu
que o afeto dos coríntios era limitado. Não havia espaço para que eles
verdadeiramente amassem seus ministros. No versículo 13, ele da ênfase ao verbo
"dilatar" (o mesmo que alargar). Ao utilizar o imperativo, Paulo insiste com os coríntios que,
de igual forma, dilatem (ou alarguem) seus corações, a fim de que recebam o amor que estava no coração
do apóstolo. Dessa forma, Paulo visava acabar com os pensamentos negativos a
seu respeito.
II. PAULO EXORTA OS CORÍNTIOS A UMA VIDA
SANTIFICADA (6.14-7.1)
1. Uma abrupta interrupção de exortação (vv. 14-18). Apesar de Paulo haver expressado seu sentimento de afeto e amor pelos coríntios, era precise corrigir alguns problemas de ordem
espiritual. Assim, ele interrompe o assunto discutido anteriormente, e assume um tom mais grave na discussão.
2. O perigo que ameaça a fé: o jugo desigual. Ele usa uma linguagem
objetiva para falar de uma relação que não podia existir na vida de um crente.
Tal relação é denominada de "jugo desigual", que é uma alusão
à proibição veterotestamentária de se lavrar a terra com dois animais diferentes, sendo um mais forte que o outro (Dt 22.10). Isso para
mostrar que deve haver separação entre "luz e trevas", 'justiça e iniqüidade",
"templo de Deus" e "templo de ídolos".
Assim como água e óleo não se
misturam, a comunhão dos santos com os infiéis equivale a "um jugo
desigual". No versículo 16 ele declara que "não há consenso entre
Deus e os ídolos", pois se cada crente é templo do Deus vivo, não pode
haver em seu interior imundícias que profanem a vida cristã.
A grande lição que Paulo quer que os
coríntios aprendam é que a cultura do mundo exterior, extremamente pagã, não deve interferir na vida dos cristãos. Assim, devemos
abster-nos de todo tipo de relacionamento que nos leve a transigir nossa fé ante o paganismo. Evitemos, pois, relacionamentos pessoais,
matrimoniais e outros que nos induzam a
abandonar a fé e a pureza de nossa vida espiritual (2 Co 11.3).
3. O correto relacionamento do cristão
com os não-crentes. O apelo de Paulo
para o crente não se colocar sob um jugo desigual com o incrédulo não é um
incentive à discriminação social. Numa sociedade, as circunstancias levam-nos a comunicar-nos com os mais variados tipos de pessoas. Todavia, não devemos praticar, jamais, as obras dos ímpios e inimigos da fé. Pois as ações do
crente devem influenciar as pessoas de fora, não o
contrário.
A pureza moral e espiritual, no trato com os descrentes, objetiva evitar a contaminação
da carne e do espírito (2 Co 7.1). Esta expressão, envolvendo "carne e espírito",
não se refere a duas categorias de pecados, mas à contaminação da pessoa como um todo, física e espiritualmente (l Ts 5.23).
III. PAULO REGOZIJA-SE COM AS NOTÍCIAS DA IGREJA
DE CORINTO (7.2-16)
1. Paulo reitera seu amor para com os coríntios (vv.2-4). Como já dissemos
(6.1-3), Paulo não perdera seu afeto pelos coríntios. Uma vez que sua consciência
e a de seus companheiros estavam limpas, pois não haviam defraudado a ninguém,
ou prejudicado a qualquer irmão em Cristo, mais uma vez ele recomenda aos
crentes que abram o coração (7.2). Ele tinha razões para escrever desse modo -
"com ousadia" - por causa das boas notícias que obteve da igreja através de
Tito, seu companheiro (vv.6,7).
2. Paulo alegra-se com as noticias
trazidas por Tito (vv. 5- 7). A diversidade de assuntos tratados na
carta evidencia que ela não foi escrita de uma só vez, mas em varias
etapas. Paulo havia viajado de Éfeso para Trôade, depois foi a Macedônia, e em
seguida para o llírico (atuais Albânia e Iugoslávia - Rm 15.19).
Durante essas viagens, ele ia
escrevendo suas cartas, a exemplo dessa segunda aos coríntios. Foi em uma
dessas viagens, quando estava na Macedônia, que Tito veio ao seu encontro (v.6). O jovem pastor era portador de boas notícias: o amor demonstrado pelos coríntios ao receberem
Tito com carinho e hospitalidade era a principal delas. O jovem pastor trouxe informações da mudança de atitude dos coríntios para com o apóstolo e, por isso, Paulo louva a mudança de coração
daquele povo, que soube reconhecer-lhe o zelo pela igreja.
3. A tristeza segundo Deus (vv.8-16). Mesmo
enfrentando a sua própria reprovação apostólica manifesta nos atos rebeldes
praticados pelos opositores de seu ministério, Paulo se sentia consolado
porque, ao reprovar tais atitudes, produziu arrependimento e bem-estar em
todos. A tristeza provocada pela repreensão paulina gerou arrependimento e
concerto (vv.10-1 2). Se antes as palavras "tristeza" e
"entristecer" estiveram nos lábios e pena do apóstolo, agora, nos versículos
13 a 16, "consolar" e "encorajar" são os novos termos que
passaram a constar no vocabulário da carta. Tais verbos revelam o sentimento mútuo que
passou a dominar o coração de ,Paulo e da igreja de Corinto.
CONCLUSÃO
Apesar de a relação entre Paulo e a
igreja de Corinto ter sido estremecida, a inteireza"da fé e a paciência do apóstolo contribuíram para que houvesse uma restauração, entre ambos. Assim,
após a operação do Espírito Santo na vida da igreja, Paulo pode então dizer:
"Regozijo-me de em tudo poder confiar em vós"
Reproduzido e publicado por:
Pr – Domingos Teixeira Costa
Revista Trimestral; “Lições Bíblicas”,
Comentarista: ELIENAI CABRAL,
1º Trimestre – 2010, Editora CPAD Rio
de Janeiro – RJ.
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