sábado, 2 de fevereiro de 2008

O BATISMO DE JESUS

Lição 05, 03 de Fevereiro de 2008


O BATISMO DE JESUS


TEXTO ÁUREO

E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água. ( Jo 1.31).


VERDADE PRÁTICA

Assim como Jesus foi batizado para cumprir toda justiça, o cristão deve obedecer às Escrituras para cumprir a vontade de Deus.


HINOS SUGERIDOS: 99 389 e 450


LEITURA BÍBLICA Mateus 3.1-6,13-17.

1 E, NAQUELES dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia,

2 E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

3 Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse:Voz do que clama no deserto:Preparai o caminho do Senhor,Endireitai as suas veredas.

4 E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre.

5 Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão;

6 E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.

13 Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.

14 Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?

15 Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.

16 E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.

17 E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.


INTRODUÇÃO

O batismo de Jesus é narrado nos quatro Evangelhos: Mateus (3.13-17), Marcos (1.9-11), Lucas (3.21,22) e João (1.31-34). Isso, por si só, constitui forte testemunho de sua importância e singularidade. Entretanto, o Evangelho de João destaca-se dos demais. Em sua narrativa, o apóstolo apresenta o testemunho do Pai a respeito da identidade do Filho, e ainda registra a declaração de João Batista sobre a missão redentora de Cristo (Jo 1,29-34).


Em seu batismo, Jesus foi apresentado como o Filho amado do Pai (Mt 3.17) e Servo do Senhor (Mt 3.17 cf Isaias 42.1). Estudemos, pois, esta valiosa lição.


    I. O PROFETA JOÃO

    1. João, o Batista (vv. 1,2).

Batista” significa “aquele que batiza”. João era chamado de “Batista” porque batizava no deserto da Judéia, nas águas do rio Jordão (Mt 3.1,6; Mc 1.4,5; 6.14). Ele fora escolhido por Deus desde o ventre de sua mãe para realizar uma obra muito especial (Lc 1.15-17): pregar “o batismo de arrependimento, para remissão de pecados” (Mc 1.4), e ordenar a todos que “produzissem frutos dignos de arrependimento” (Mt 3.8). João promovera em seu tempo, em pleno deserto, uma campanha nacional de arrependimento e confissão de pecados.


2. O precursor do Messias (v3).

João estava consciente de sua chamada, missão e identidade (mt 3.11; Jo 1.33; 3.28). Fora ele enviado por Deus para anunciar a chegada do Messias e “testificar a respeito da Luz” (Jo 1.7,8; Mc 1.2,3): “Este é aquele que vem após mim, que foi antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar as correias das sandálias... E eu vi e tenho testificado que este é o Filho de Deus” (Jo 1. 27,34). O testemunho de João atestava a infinita superioridade de Jesus.


3. Sua mensagem (vv.2-5).

A mensagem de João tinha por objetivo convencer o povo de seus pecados e os líderes judeus de sua hipocrisia religiosa (Mt 3.7-12). Homens e mulheres eram batizados e instados a produzirem frutos “dignos de arrependimento” (Mt 3.8). Muitos provenientes de Jerusalém, da Judéia e das províncias adjacentes ao Jordão, caminhavam quilômetros atraídos pelo ardor da mensagem do contundente profeta (v5). João era admirado e reconhecido pelo povo (Mc 11.32), porém, tenazmente odiado pela classe dominante (Mc 6.14-29; Rm 10.21).


II. O BATISMO EM ÁGUAS NA BÍBLIA

  1. Entre os judeus.

O batismo em águas já existia em Israel quando João iniciara seu ministério profético no deserto da Judéia. A novidade não estava no ato em si, mas no fato de os judeus também serem submetidos ao batismo. Pois, até então, esse ritual restringia-se aos gentios convertidos ao judaísmo. Para os judeus, somente os pagãos precisavam de arrependimento (Gl 2.15; Mt 3.9). Era por esse motivo que as autoridades judaicas estranhavam o fato de João batizar os descendentes de Abraão (Mt 3.7-9). Todavia a mensagem divina é incisiva: “É necessário nascer de novo” e não somente pertencer a uma nação (Mt 3.9; Jo 3.3).


2. Seu significado.

O batismo é um ritual repleto de significados espirituais, ministrado ao crente como testemunho de arrependimento e de fé nos méritos salvadores de Cristo. No original, o termo batismo significa “orgulho”, “imergir” ou “imersão”. Essa mesma palavra grega foi empregada na Septuaginta e 2 Reis 5.14, referindo-se aos sete mergulho de Naamã no rio Jordão. O sentido de “mergulho”, no ato do batismo também está presente na descrição do apóstolo Paulo em Romanos 6.4,5.


3. O batismo cristão.

O arrependimento e o perdão dos pecados precedem o batismo cristão. João somente batizava àqueles que estivessem disposto a renunciar o pecado e mudar de estilo de vida: “produzi pois frutos dignos de arrependimento” (Mt 3.8; Lc 3.8). Os primeiros convertidos, no dia de Pentecostes, foram batizados justamente porque primeiro receberam a Palavra “de bom grado” (At 2.41). Em lugar algum, o Novo Testamento ensina que o batismo é eficaz para ministrar a salvação, ou transmitir “graças espirituais” ao batizado. Embora ineficaz para a salvação da alma, o batismo é uma ordenança divina que deve ser cumprida cabalmente por todos os cristãos (Mt 28.19,20; Mc 16.16), pois atesta a obra salvífica já realizada na vida dos que crêem.


III. O BATISMO DO SENHOR JESUS

    1. Jesus é superior a João Batista (v.14)

Em razão de de reconhecer o senhorio e a impecabilidade de Cristo, João recusou-se a batizá-lo (Jo i.29; 3.31). A Bíblia revela que “João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?” (v.14).

No original, o verbo traduzido por “opor-se”, significa “impedir enérgicamente”. Isto significa que João recusou-se ardorosamente a batizar o Senhor Jesus. Ele dizia, e com toda razão, necessitava ser batizado por Ele, e não o contrário. Assim como João muitos ainda hoje ficam perplexos com o batismo de Jesus, uma vez que Ele não tinha pecado e, portanto, não necessitava de arrependimento e confissão.


    2. Em seu batismo, Jesus cumpriu toda a justiça (v.14).

Há os que pensam que Jesus insistiu em ser batizado para que a igreja seguisse seu exemplo. Outros imaginam que o objetivo de Jesus era de endossar o ministério de João. Porém, o verdadeiro propósito era cumprir “toda a justiça” de Deus: “Porque assim nos convém cumprir toda a justiça” (v.15). É oportuno salientar que o pronome oblíquo “nos” não se refere apenas a Jesus e João, mas a todos os que se submetiam ao batismo. Assim, mesmo sem ter cometido qualquer pecado (2 Co 5.21), o Senhor Jesus identificou-se com a massa pecadora (Gl 3.13; Hb 2.17), por meio do batismo.


3. Descida do Espírito Santo sobre Jesus (v.16).

Em Gêneses 1.2, a Bíblia afirma que o Espírito de Deus "flutuava" ou "voava" "sobre a face das águas". No original, o verbo "movia", significa "pairava", "flutuava", "voava". Traduz a idéia de "cobrir os filhotes com as asas", indicando "preservação", "criação" e "cuidado".


No dia de Pentecostes, o Espírito desceu como vento e fogo sobre os discípulos (At 2.2-4). entretanto, foi "em formo corpórea, como pomba" (Lc 3.22) que o Espírito de Deus pousou sobre o Senhor Jesus, visto que não possuía qualquer pecado para ser consumido. A pomba, como símbolo do Espírito Santo, representa pureza, simplicidade e mansidão.


4. O testemunho do Pai (v.17).

Assim que Jesus saiu da água uma voz bradou dos céus dizendo: "Este é meu Filho amado em quém me comprazo" (v.17). Agora não era mais o testemunho de João Batista (Jo i.29; Lc 3.16), mas a certificação pública do próprio Pai. Duas importantes profecias messiânicas cumpriram-se nessa afirmação: Sl 2.7 e Is 42.1.


Os evangelhos não afirmam categoricamente se todos os presentes ouviram "a voz dos céus". Contudo, é possível que de fato tenham ouvido. Mateus, entretanto, ao narrar o ministério público de Jesus, tornou claro o que está implícito nas palavras celestes.


CONCLUSÃO

Os quatro Evangelhos a asseveram que Jesus foi batizado por João. O batismo de Senhor revela sua plena identificação com a humanidade. Assim, pelo batismo nas águas, nós também somos identificados com Ele na sua morte e ressurreição (Rm 6.4).



Cópia do Comentário da lição supra citada. Das Lições Bíblicas CPAD





Costa



Nenhum comentário: