Cópia das Escrituras em grego tem mais de 1.600 anos e poderá ser vista de graça na web.
Mais de 1.600 anos depois de ser escrita em grego, uma das cópias mais antigas da Bíblia se tornará globalmente acessível via internet pela primeira vez nesta semana. A partir de quinta-feira, partes da Codex Sinaiticus, que contém o Novo Testamento mais velho e completo, estarão disponíveis na web, afirmou a Universidade de Leipzig (Alemanha), um dos quatro conservadores do texto antigo.
- » Deus bíblico pode ser fusão de vários deuses pagãos, dizem especialistas
- » Texto em pedra fala de ressurreição do Messias décadas antes de Jesus
- » Bíblia contém antigo poema erótico judaico cuja origem desafia especialistas
- » Arqueólogos encontram, no norte da Jordânia, a 1ª igreja cristã do mundo
- » Deus bíblico pode ter tido uma esposa, afirmam pesquisadores
Leia mais notícias da série Ciência da Fé
Imagens em alta resolução do Evangelho de Marcos, diversos livros do Velho Testamento e observações dos trabalhos feitos ao longo de séculos estarão em www.codex-sinaiticus.net, num primeiro passo para a publicação online integral do manuscrito até julho próximo.
Ulrich Johannes Schneider, diretor da Biblioteca da Universidade de Leipzig, afirmou que a publicação online do Codex permitirá que qualquer um estude uma peça "fundamental" para os cristãos. Alguns textos estarão disponíveis com traduções em inglês e alemão, acrescentou.
Especialistas acreditam que o documento, datado de aproximadamente do ano 350, possa ser a cópia mais antiga conhecida da Bíblia, junto com o Codex Vaticanus, outra versão antiga da Bíblia, afirmou Schneider. "Acho que é fantástico que graças à tecnologia agora podemos tornar acessíveis os artefatos culturais mais antigos -- aqueles que de tão preciosos não poderiam ser vistos por ninguém -- numa qualidade realmente alta", explicou Schneider.
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL654678-5603,00.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário