quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Pedido da Palestina para integrar ONU será analisado por Conselho de Segurança

Adicionar legenda


INTERNACIONAL



Pedido da Palestina para integrar ONU será analisado por Conselho de Segurança


São membros permanentes China, França, Rússia, Reino Unido e EUA; aprovação do pedido deve contar com o apoio de todos, se houver uma discordância o assunto é rejeitado (Foto: Steve Cadman - arquivo)

O pedido da Autoridade Nacional Palestina (ANP) para integrar como membro permanente a Organização das Nações Unidas (ONU) será analisado sexta-feira (11) pelo Conselho de Segurança. No entanto, há indicações de que o tema divide os 15 integrantes do órgão. O argumento é que os palestinos não cumpriram os critérios para admissão na organização.

“O comitê não foi capaz de tomar uma decisão unânime sobre a recomendação ao Conselho de Segurança”, informa o relatório, elaborado pela delegação de Portugal, que está na presidência do conselho.

O relatório não inclui referências isoladas de posições, mas evidencia as divergências. O assunto será debatido e definido pelas delegações estrangeiras que integram o Conselho de Segurança. Até o fim de dezembro, o Brasil está entre os membros rotativos do órgão.

São membros permanentes do conselho a China, França, Rússia, o Reino Unido e os EUA. A aprovação do pedido dos palestinos deve contar com o apoio de todos, se houver uma discordância o assunto é rejeitado.

Os assentos rotativos estão ocupados pela Bósnia e Herzegovina, a Alemanha, Portugal, a Índia, África do Sul, Colômbia, o Líbano, Gabão e a Nigéria, além do Brasil. Em setembro, durante a 66ª Assembléia Geral das Nações Unidas, a presidente Dilma Rousseff defendeu o direito de um Estado da Palestina autônomo e independente.



domteicos@gmail.com

Envie um e-mail para mim!

Nenhum comentário: