sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Dia de Nossa Senhora acaba em procissão em Aparecida






Celebrações foram concluídas com caminhada na cidade. Fiéis lotaram as ruas exibindo velas, imagens e cantando.











Daniel Santini













As celebrações homenageando Nossa Senhora em Aparecida terminaram com uma procissão que atravessou a cidade. (Foto: Daniel Santini/G1)












As celebrações pelo dia de Nossa Senhora Aparecida terminaram com uma procissão que saiu do Santuário Nacional rumo à antiga Basílica da cidade, no fim da tarde desta sexta-feira (12). Fiéis exibiram velas, imagens da Santa e cantaram hinos, acompanhados de um carro de som.
Veja imagens da missa solene













Daniel Santini/G1
Padre Luiz Carlos de Oliveira, Dom Raymundo Damasceno, e Dom Pedro Fré caminharam juntos durante a procissão. (Foto: Daniel Santini/G1)











À frente do cortejo, Dom Raymundo Damasceno, arcebispo da cidade, caminhou acompanhado de Dom Pedro Fré, bispo emérito de Barretos, e do Padre Luiz Carlos de Oliveira, vice-reitor do Santuário Nacional. Os fiéis encheram algumas das principais ruas da cidade. Nem a Polícia Militar nem a organização do evento quiseram estimar o número de presentes na caminhada. O balanço oficial, do Santuário, é de que, em todas as celebrações do dia estiveram presentes 150 mil pessoas.










O calor intenso e a aglomeração de pessoas fizeram com que quase 500 pessoas fossem parar no ambulatório no Santuário Nacional de Aparecida nesta sexta, dia de Nossa Senhora.











Calor














"Os idosos são os que mais sofrem nas aglomerações. Felizmente, não houve nada alarmante", diz Francisco Roberto Monteiro, gerente do departamento médico do Santuário Nacional. "A maioria de nossos atendimentos foi de gente passando mal com o calor. Foi pressão alta, pressão baixa, gente desmaiando", resume a enfermeira Edilene Axiliadora Fernandes.












Daniel Santini/G1
O arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, na frente da procissão. A Igreja calcula que 150 mil pessoas visitaram o Santuário nesta sexta-feira (12). (Foto: Daniel Santini/G1)











A temperatura passou dos 30ºC durante o dia e, no fim da tarde, quando foi programada a procissão para encerrar as festividades, o sol ainda era forte. Para se proteger durante os intervalos das celebrações, os romeiros procuraram abrigo nas sombras das poucas árvores do entorno. No estacionamento, não há nenhuma.










A Polícia Militar registrou ao longo do dia 103 casos de documentos extraviados, muitos de casos de furtos. Na noite de quinta-feira (11), durante a procissão, os fiéis foram orientados a proteger as carteiras. Entre os 150 mil presentes, pelo menos 50 acabaram perdendo familiares e amigos, ainda de acordo com levantamento da Polícia Militar.

Nenhum comentário: