domingo, 14 de outubro de 2007

Timidez - inibição ou escolha?

Característica é um traço da personalidade, porém necessita de cuidados quando prejudicar o relacionamento social





















Foto: Sxc.hu



Sei que tento me vencer e acabar com a mudezQuando eu chego perto, tudo esqueço e não tenho vezMe consolo, foi errado o momento, talvez,Mas na verdade, nada esconde essa minha timidez... Biquíni Cavadão Você não precisa necessariamente ser um tímido para se identificar com a clássica Timidez, música do primeiro disco - Cidades em Torrente, de 1986, da banda carioca Biquíni Cavadão. Agora, porém, caso você seja um, dificilmente encontraria palavras em uma roda de amigos para dizer como elas te definem tão bem.










A timidez pode ser classificada como o desconforto e inibição em situações de interação pessoal. Geralmente estes sentimentos interferem na realização dos objetivos pessoais e profissionais de quem a tem. A pessoa tímida geralmente se preocupa excessivamente com as suas atitudes, reações e pensamentos que os outros possam vir a ter sobre seus atos.










A timidez aflora geralmente em situações de contato com a autoridade, interação com o sexo oposto, contato com estranhos, ao falar diante de grupos e até mesmo em ambientes familiares.










Como se soltar














Foto:Sxc.hu




Apesar de parecer um problema, a timidez não deve ser encarada como uma doença. Um dos teóricos da psicanálise, o suíço Carl Jung já dividia as personalidades entre introvertidos e extrovertidos.










Para a psicoterapeuta Adriana de Araújo, a pessoa somente precisa de acompanhamento quando a inibição passa a comprometer o seu desenvolvimento social. Existem casos em que a pessoa está com sede e recusa água, com fome e não come. Nestes casos um acompanhamento é recomendável .










Segundo Adriana, a manifestação da timidez acontece principalmente na adolescência, pois esta é uma fase de socialização intensa e firmamento. Na adolescência os jovens se unem, andam em grupos. Um adulto passa despercebido, mas um adolescente não passa despercebido ao outro. Às vezes, nem todos estão prontos para isto , raciocina a psicóloga.










Para a terapeuta, no combate contra a timidez o importante é que a pessoa não se exponha, mas sim que vá gradualmente se desinibindo e adquirindo confiança. Se o jovem tem vergonha de falar em público, não deve ir ministrar uma palestra. O certo é que ele comece com grupos pequenos, falando em casa, com os amigos, até adquirir confiança e desenvoltura .










Alem de terapia, outras formas de interação social podem contribuir para a desinibição do tímido. Neste caso, os esportes de grupo que incluam ação como futebol, vôlei e basquete são uma ótima pedida.










A vingança dos tímidos














Foto:Sxc.hu




Se existe uma situação onde os tímidos realmente se soltam, é quando estão sozinhos e no controle da situação, ou no caso, do mouse. Na internet é onde os introvertidos, principalmente os mais nerds, realmente ficam à vontade.










No Orkut, entre as comunidades que envolvem o termo estão: Tímidos quando se soltam..., Românticos e tímidos, Metidos não, tímidos, Homens tímidos são lindos.










Em um dos tópicos da Tímidos quando se soltam... os usuários listam as situações que lhes deixam mais envergonhados. Fico com as orelhas vermelhas toda vez que recebo um elogio - relata um das participantes. Já na Tímidos e românticos uma outra participante apóia: Ser tímido é super charmosinho. Dá um quê de mistério .










Há quem aproveite o filão para ganhar dinheiro. Recentemente o site Personal Paquera chegou ao mercado prometendo consultoria amorosa até para os mais tímidos e inseguros.










Contribuiu: Adriana de Araújo - Psicóloga e terapeuta http://www.curadaalma.com.br/

Nenhum comentário: