O líder da organização terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, reapareceu nesta quarta-feira num mensagem gravada de 22 minutos, em que volta a criticar os Estados Unidos e pede uma "guerra santa" contra Israel
A mensagem, divulgada num site islâmico radical, contém um "convite" de Bin Laden para que seja feita uma "jihad (guerra santa) para parar as agressões contra a Faixa de Gaza".
A rede CNN não confirmou a autenticidade da mensagem, mas a voz é bastante semelhante à de mensagens anteriores do terrorista mais procurado do mundo.
Embora não cite o presidente eleito Barack Obama, Bin Laden faz referências ao futuro dos Estados Unidos em meio à crise financeira internacional.
"A América está implorando ao mundo por dinheiro. Os Estados Unidos não têm mais o mesmo poder de antes. A rápida queda da América foi uma das razões que levaram os israelenses a atacar Gaza e também para aproveitar o fim da administração Bush", afirmou Bin Laden.
A última mensagem do líder da Al Qaeda havia sido divulgada em maio do ano passado, como ocasião do 60º aniversário de Israel. Na época, Bin Laden fez um apelo pela "libertação da Palestina".
Governo americano diz que mensagem mostra isolamento de terrorista
Para o porta-voz da Casa Branca Gordon Johndroe, a mensagem de Bin Laden é uma prova de que o terrorista está isolado.
"A gravação demostra o isolamento de Bin Laden e suas tentativas contínuas de continuar relevante num momento em que sua ideologia vem sendo questionada e desafiada em todo o mundo", afirmou Johndroe.
O porta-voz acrescentou que a mensagem "é um esforço para levantar fundo através da propaganda da Al Qaeda".
www.sidneyrezende.com/noticia/27307+bin+laden+reaparece+e+convoca+guerra+santa+contra+israel
Nenhum comentário:
Postar um comentário