segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

ESCOLA BÍBLICA DOMINCAL









LIÇÃO 1

04 de Janeiro de 2009

Tema – JOSUÉ, UM LÍDER ESCOLHIDO POR DEUS

TEXTO ÁUREO: “E chamou Moisés a Josué e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te, porque com este povo entrarás na terra que o Senhor jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la” (Dt 31.7).

VERDADE PRÁTICA: Deus escolhe a quem quer, pois só Ele conhece aqueles que possuem as qualidades necessárias para liderar seu povo com justiça.

HINOS SUGERIDOS: 212, 418 E 448.

LEITURA BÍBLICA

(Números 27. 18 – 23). 18 – Então disse o Senhor a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe a tua mão sobre ele.

19 – E apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação, e dá-lhe as tuas ordens na presença deles.

20 – E põe sobre ele da tua glória, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel.

21 – E apresentar-se-á perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultará, segundo o juízo de Urim, perante o Senhor; conforme a sua palavra sairão, e conforme a sua palavra entrarão, ele e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregação.

22 – E fez Moisés como o Senhor lhe ordenara; porque tomou a Josué, e apresentou-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação;

23 – E sobre ele impôs as suas mãos, e lhe deu ordens, como o Senhor falara por intermédio de Moisés.

(Josué 1. 1, 2) 1 – E SUCEDEU depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que o Senhor falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:

2 – Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.

INTRODUÇÃO

Ao longo deste trimestre estaremos estudando o sexto livro da Bíblia que leva o nome de seu principal personagem – Josué. Este livro narra as histórias edificantes de Israel sob desse grande homem de Deus que deixou preciosas lições de vida e liderança, não apenas para o seu povo, nem sua época, mas para todos os que amam, servem e adoram ao Senhor.

Nesta lição, destacaremos os aspectos biográficos de Josué e sua preparação para suceder a Moisés no comando do povo de Deus.

I – ASPECTOS BIOGRAFICOS

1. O significado do nome Josué. Josué, inicialmente, chamava-se Oséias (Mm 13. 8) Todavia, mais tarde, Moisés mudou seu nome (Nm 13. 16). Oséias em hebraico significa apenas “salvação”, enquanto que Josué, “o Senhor é salvação”. O grande profeta certamente sabia que aquele fiel e corajoso jovem ainda seria poderosamente usado por Deus para “salvar seu povo” das mãos dos inimigos, conduzindo-o com segurança à terra prometida. O nome Josué aparece na Bíblia mais de duzentas vezes.

2. Sua origem. Josué filho de Num e neto de Elisama, príncipe da tribo de Efraim (Ex 33. 11), nascera no Egito à época em que seu povo estava sob o jugo de Faraó. Criado como escravo, o jovem teve a oportunidade de conviver com Moisés, e assistir seus extraordinários feitos por meio das mãos poderosas do Senhor.

Sendo o primeiro filho de sua família ( I Cr 7. 27), Josué jamais esquecera da célebre noite em que as portas das casas do seu povo foram cobertas com sangue de cordeiros afim de que os primogênitos não fossem eliminados pelo anjo da morte(Ex 12. 13, 29 - 31).

Josué tornara-se príncipe (maioral), como seu avô (I Cr 7. 20, 26, 27; Nm 2. 18, 19; 10. 22).

II – JOSUÉ UM LIDER ESCOLHIDO POR DEUS

1. Escolhido para suceder Moisés (Dt 31. 7, 14, 23). Embora Deus tenha escolhido Josué desde o ventre de sua mãe para cumprir seus santos desígnios, a mudança do seu nome sugere-nos que sua escolha para sucessor de Moisés, deu-se em função do seu bom caráter e de sua habilidades de liderança para conduzir Israel à conquista da terra prometida.

No momento em que Deus ordenara a Moisés “chama a Josué” (v 14), iniciou-se a preparação de mais um grande líder de Israel. Josué fio um fiel servidor, por isso Deus lhe honrou com uma posição tão distinta.

2. A preparação de Josué para dirigir o seu povo. Os métodos de preparação de um líder para Deus são diferentes dos do mundo. Os sistemas mundanos preparam seus lideres levando em conta meramente suas habilidades intelectuais, humanas; enquanto que a preparação de um líder para os assuntos do reino de Deus dependem dos critérios e dos motivos divinos. A proeminência de Josué em Israel ocorreu somente depois de muitos anos de fidelidade, tanto ao Senhor como a Moisés, o líder que lhe ensinara o caminho de um governo eficaz. Moisés ensinou a Josué a depender totalmente da direção de Deus em todas as circunstâncias de sua vida.

3. Os desafios que Josué enfrentou na sua preparação. Até assumir a liderança de Israel, Josué foi desafiado em várias circunstancias enfrentando diversos obstáculos, os quais lhe deram condições de aprender a lidar com as adversidades. Ao longo da caminhada para Canaã o corajoso líder experimentou a aridez dos desertos causticantes, a falta d’água, de alimentos básicos, sem falar nos enfrentamentos com os povos hostis. Essas experiências ensinaram-lhe a depender de Deus e a respeitar a liderança de Moisés.

Houve momentos em que Moisés precisou de homens capazes e corajosos para ajudá-lo a combater, por exemplo, os amalequitas no deserto de Refidim. Foi então que o grande profeta incumbiu a Josué de escolher homens para o combate (Ex 17. 8, 9). Amaleque não desistiu e foi derrotado!

Escolhido por Moisés (Nm 11. 28), Josué também foi um dos doze espias enviados a esquadrinhar a terra de Canaã (Nm 13. 8 – 16). De lá apenas Josué e Calebe trouxeram notícias positivas ao grande líder de Israel (Nm 14. 6 – 30).

III – JOSUÉ, UM LIDER CONFORME A PROVIDENCIA DE DEUS

1. Josué sucede a Moisés depois de sua morte (Dt 34. 7 – 9). Com a morte de Moisés, Josué enfrentara o grande desafio de conquistar a confiança do povo e substituir aquele que os liderara segundo a sábia vontade de Deus. Josué era o homem que o Eterno buscava para dar continuidade à obra de redenção de Israel. Os lideres que Deus levanta passam, mas seu povo jamais fica abandonado ou à mercê da própria sorte. O Altíssimo sempre prepara outros para sucederem os que vão passando (Jo 1. 1 – 9).

2. Josué, usado por Deus como um canal de bênçãos para o seu povo. A lição que aprendemos neste edificante relato é que Deus usa seus servos para cumprir seus eternos propósitos. A despeito de ser um homem simples do povo, Josué tornou-se um instrumento divino para conduzir Israel à terra prometida. Em nenhum momento Josué deixou de reconhecer que Deus sempre esteve no controle de tudo. Ele nunca tentou tomar para si a gloria que pertence a Deus. Josué entendeu perfeitamente que as águas do Jordão só se abriram pelo poder Eterno, e que não foram suas estratégias militar que fizeram ruir os muros de Jericó (Js 3; 4; 6). Assim como Deus usou a Josué, pode e quer usar-nos em sua obra. Só depende de nossa fidelidade e compromisso com Ele.

IV – QUALIDADES DO CARATER DE JOSUÉ (Ex 17. 8 – 15)

Dentre as muitas qualidades morais e espirituais que pontuam a vida e a história de Josué, três são imprescindíveis aqueles que desejam exercer liderança na igreja:

1. obediência. Porque era obediente a Deus, Josué também foi um “servidor obediente” ao seu líder (Ex 17. 9 , 10; 24. 13). Obedecer por amor, equivale à verdadeira submissão, isto é, colocar-se sob a autoridade de alguém. O verdadeiro líder apesar de reconhecer sua autoridade, nunca age isolada e presunçosamente. Josué aprendeu bem cedo que o sucesso do seu ministério dependeria de sua obediência a Moisés, seu líder, e à Palavra de Deus (Js 1). Ele sabia que no tempo apropriado Deus o honraria como líder principal de Israel.

2. Fidelidade. Josué tinha um caráter íntegro, por isso, pode manter-se leal a Deus e a Moisés. Ele assumira um compromisso de fidelidade que o tempo não conseguiu abalar. Fidelidade ou lealdade é uma qualidade moral de Deus (Tg . 17)Paulo nos ensina em 2 Timóteo 2. 13 que a fidelidade de Deus e o corolário da sua auto-coerência. Moisés, em seu belíssimo cântico, antes de morrer (Dt 32. 4, 15, 18), ilustrou a lealdade divina valendo-se metaforicamente da “rocha”, isto é, “Ele é a Rocha” em que se pode confiar.

Josué aprendeu a confiar na fidelidade divina, logo, em tudo que fazia, sua fidelidade era demonstrada em atitudes firmes no cumprimento das alianças feitas com Deus e dos seus mandamentos (Dt 7. 9).

3. Caráter ilibado. Na liderança, o bom caráter é determinado para o sucesso de qualquer empreendimento. Em diversas situações Josué soube manter o equilíbrio e assim não quebrar os princípios aprendidos com Moisés. Ora, o caráter tem a ver com o mundo interior de motivos e valores morais que moldam nossas ações. É, na verdade, o elemento delimitador absoluto da qualidade da nossa liderança. É ele que fortalece nossas capacidades enquanto as mantêm sob controle. O caráter faz distinção entre os que adi ministram bem o poder e os que abusam dele. Os valores de um caráter cristão ideal, tais como piedade, abnegação, integridade e honestidade, são imprescindíveis à vida de um líder cristão.

CONCLUSÃO

Deus, ainda hoje, continua chamando e capacitando homens e mulheres (pessoas) que estejam a se submeterem por amor à sua santa vontade, a fim de liderar a sua Igreja, conduzindo-a ao seu destino final.

Lições Bíblicas, 1° Trimestre, CPAD Rio de Janeiro – 2009.

Transcrição

Costa















Nenhum comentário: