segunda-feira, 28 de abril de 2008

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão é celebrado em Poços

Image
Os pacientes que apresentaram quadro de hipertensão foram cadastrados no HIPERDIA




A hipertensão arterial é uma inimiga silenciosa do corpo, já que não causa sintomas, dificultando o diagnóstico. Para estimular as pessoas a procurar tratamento, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial foi comemorado no último sábado (26), com aferição de pressão arterial, plantão de dúvidas e distribuição de folhetos explicativos em frente à Policlínica Central.






Das 8h às 16h, profissionais das áreas de Nutrição, Enfermagem e Administração da Secretaria de Saúde prestaram atendimento à população, principalmente aos idosos, que também aproveitaram para se vacinar contra a gripe. Os estandes foram utilizados, ainda, para intensificar a campanha contra a Dengue.




A população recebeu orientação nutricional e sobre a administração de remédios, feita pelos alunos do curso de Farmácia da Unifenas. Além da aferição da pressão arterial, também foi medido o índice de massa corpórea (relação entre peso e altura).




Os pacientes que apresentaram quadro de hipertensão foram orientados e cadastrados no Sistema Nacional de Cadastro e Monitoramento de Hipertensos e Diabéticos (SIS-HIPERDIA).





A Prefeitura mantém um trabalho constante de tratamento de hipertensos. O serviço foi descentralizado recentemente e acontece em todos os postos de saúde e Programas Saúde da Família de Poços. Antes, o acompanhamento era realizado na antiga Casa do Hipertenso e do Diabético, onde atualmente funciona o Posto de Saúde Central.




Os pacientes com quadro de hipertensão recebem medicamentos e orientação do Sistema Único de Saúde. Em Poços, eles são atendidos nos postos mais próximos de suas residências.




A orientação e o tratamento são importantes para reduzir o número de internações, a procura por pronto-atendimento, os gastos com tratamentos de complicações, aposentadorias precoces e mortalidade cardiovascular, com a conseqüente melhoria da qualidade de vida dos portadores.




Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que 21,6% da população com idade a partir de 18 anos seja hipertensa, o que representa cerca de 26,5 milhões de pessoas.




Os dados foram obtidos em pesquisa do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério.




No entanto, apenas 5.076.631 pessoas estão cadastradas no Sistema Nacional de Cadastro e Monitoramento de Hipertensos e Diabéticos (SIS-HIPERDIA). Elas são atendidas na rede básica de saúde em 4.724 municípios. Do total de cadastrados, 3.396.352 são mulheres e 1.680.279 são homens. Além disso, mais 1.478.304 são portadores das duas doenças juntas.




Viver com qualidade e prevenir a doença é possível. Modificações no estilo de vida, como alimentação adequada, consumo moderado de sal, controle do peso, prática de atividade física e evitar o tabagismo e o uso abusivo do álcool ajudam no tratamento e na prevenção da doença.




www.pocosdecaldas.mg.gov.br/portal/noticias/saude/
dia_nacional_de_prevencao_e_combate_a_hipertensao
_e_celebrado_em_pocos_200804283158/





Envie um e-mail para mim!



Nenhum comentário: