quinta-feira, 27 de março de 2008

JESUS, O REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES

Lição 13 30 de Março de 2008


JESUS, O REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES ( Tema )


TEXTO ÁUREO

"A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores" (I Tm 6.15);


VERDADE PRÁTICA

Jesus está acima de todos os reis e de todos os senhores da Terra, pois Ele é soberano e absoluto.


HINOS SUGERIDOS 112, 317, 410.


LEITURA BÍBLICA Apocalipse 19.11- 19.

11 E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.

12 E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.

13 E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.

14 E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.

15 E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.

16 E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.

17 E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus;

18 Para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes.

19 E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército.


COMENTÁRIO


INTRODUÇÃO

Ao longo desse trimestre, estudamos a identidade, os ensinamentos, as obras, os ofícios e vários outros aspectos da vida de Jesus. Nesta última lição, nosso estudo enfocará o Mestre nos derradeiros momentos da história da humanidade, quando Ele colocará seus inimigos debaixo dos seus pés na Vitória Final como Rei dos reis e Senhor dos senhores.



I. OS DÉSPOTAS DESSE MUNDO

Todos os impérios tiveram seu período de glória, mas entraram em declínio e acabaram por desaparecer do cenário mundial. Dentre eles podemos destacar o Egito, a Assíria, Babilônia, Pérsia e Média, Macedônia e Roma (Ap 17.10). Em todos, havia reis constituídos sobre províncias de vastos territórios. Nabucodonosor foi chamado "rei de reis" (Dn 2.37), pois dominava muitos reinos. Assim também era chamado Alexandre o grande, e tantos outros que poderiam ser mencionados. Eles vieram e se foram, entretanto o reinado de Cristo é o único que permanece para sempre (Dn 7. 14): "E o seu Reino não terá fim" (Lc 1.33).



II. O CARÁTER DO REINO DO MESSIAS

1. "Fiel e verdadeiro" (v.11). Jesus é chamado de Fiel e Verdadeiro, pois, "julga e peleja com justiça" (v.11). É a hora de estabelecer a verdade e a justiça esperadas pelo povo de Deus desde a antiguidade. Assim, o Senhor cumprirá sua promessa do rei que reinará "e praticará o juízo e a justiça na terra" ( Jr 23.5 ), e "julgará o mundo com retidão" ( Sl 96. 13 ). No V.13 Jesus é apresentado como a "Palavra de Deus", o Logos Divino que estudamos na primeira lição ( Jo 1. 1, 14 ).



2. Os diademas (v.12). Os "muitos diademas" são coroas reis que demonstram tratar-se de um rei ímpar em toda a história da humanidade. Pilatos escreveu um título e o pois em cima da cruz em três idiomas: hebraico, grego e latim, que dizia "Jesus Nazareno, rei dos judeus" ( Jo 19.2, 19,20). Era um cenário armado pelas autoridades religiosas sob a autoridade Roma, para um espetáculo de escárnio e zombaria. Foi sugerido ao governador, inclusive, mudar a frase: "Não escrevas, Rei dos judeus, mas que ele disse, Sou Rei dos judeus. Respondeu Pilatos: O que escrevi, escrevi" ( Jo 19.21, 22 ). Eles não sabiam que, mesmo com aquela zombaria, estavam anunciando uma verdade proclamada hoje em todos os quadrantes da Terra. Eles crucificaram não apenas o Rei dos judeus, mas o Rei dos reis e Senhor dos senhores.



3. A "veste salpicada de sangue" (v.13). As profecias messiânicas assinaladas no Antigo Testamento apontavam para a vinda de Jesus em duas etapas: a primeira para realizar a obra da redenção, e a segunda, para restaurar todas as coisas, e vencer os seus inimigos, razão pela qual as suas vestes foram vistas salpicadas de sangue. O Mestre preenchera, como ninguém, todos os requisitos de profeta, sacerdote e rei.



III. A VITÓRIA FINAL

1. A redenção. Na primeira etapa de sua vinda, Jesus fora rejeitado por sua geração e padecera nas mãos dos pecadores, a fim de realizar a grande e sublime obra da redenção: "como raiz de uma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos" ( Is 53.2; Lc 24.46). Mas, após ressuscitar, o Amado das nações anunciou com veemência: "É me dada todo poder nos céus e na terra" ( Mt 28.18).



Assim, Jesus cumpriu cabalmente sua missão: "Está consumado" ( Jo 19.30 ). Hoje, seu poder é usado para expansão do reino de Deus com a pregação do Evangelho, pois "convém que o céu o contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio" ( At 3.21 ).



2. Rei dos reis (v.16). Jesus não é meramente "rei de reis", mas o Rei dos reis. Isso significa que Ele é superior aos reis de reis; está sobre as hostes celestes: "acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro" ( Ef 1.21 ). na segunda parte de sua vinda, Jesus virá em glória para restaurar o trono de Davi ( Am 9.11 ) e estabelecer a paz universal ( Is 2.4; 9.7;11.10 ). Porém, esse domínio será exercido pela força, pois "convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés" ( I Co 15.25 ). O texto da Leitura Bíblica em classe descreve com clareza o cenário da Vitória Final de nosso Senhor Jesus Cristo.



3. "Senhor dos senhores" (v.16). O poder de qualquer rei ou líder é sempre limitado. O poder de César, por exemplo, estava de certa forma sujeito ao senado. Era dessa instituição, que representava os cidadãos romanos,que procedia a força do imperador. Contudo, o senhorio de Cristo é ilimitado. Ele não é apenas o Rei dos reis, mas também o Senhor dos senhores! Seu poder vai além das instituições militares e políticas desse mundo. Está acima de todas as hostes celestes.



CONCLUSÃO

A presente lição revela o Senhor Jesus Cristo no epílogo da história da humanidade, vencendo a todos os inimigos e manifestando o seu poder e a sua glória como o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Diante dele todos os joelhos hão de dobrar-se, e toda língua há de confessar que "Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai" ( Fp 2. 9-11).




Cópia do Comentário da Lição 13 das:

Lições Bíblicas, 1º Trimestre - 2008 ( C. P. A. D. )




Costa


Nenhum comentário: