terça-feira, 4 de março de 2008

Nascer de novo

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus (Jo 3. 3).


Em certa ocasião, Nicodemos chegou a Jesus e disse; Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.


Jesus vendo a necessidade de Nicodemos, foi direto à informação que Nicodemos tinha carência.


Qual é o homem que não precisa de Deus para sua salvação? Uma coisa interessante, é que todos que sentem essa uma necessidade, de imediato, não entendem as expressões que lhes são as respostas capazes para o entendimento preciso.


Nicodemos reagiu rapidamente e ignorantemente às palavras de Jesus perguntando-lhe; "Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?" Qualquer pessoa saberia como ele, que isso seria impossível. Logo Jesus disse-lhe: Aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.


Nos dias de João Batista, em seus discurso no deserto dizia: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Jesus estava dizendo a Nicodemos que este se encontrava privado da condição de receber a graça de ter seus pecados perdoados por Deus, porque há uma condição para isso; só o homem pede fazer algo e só dele depende colocar-se no devido lugar onde Deus possa perdoar-lhe.


Qual é esse lugar? Chama-se arrependimento; que se manifesta no indivíduo conjuntamente com o sentimento de culpa, a necessidade de ser perdoado, um desejo ardente de doar sua vida a Deus, reconhecendo-se como um devedor que precisa resgatar a confiança que havia perdido anteriormente e tudo isto obrigando-lhe a reatar a intimidade que se fora, tão somente por sua causa e em seguida você terá que confessar isto, tomando a atitude de dominar seus antigos sentimento, prestar-se a um novo viver, dentro da conhecida vontade de Deus agora vivificada em seu espírito, claro, que agora é outro, gerado por Deus. Este é o novo nascimento que Jesus falou a Nicodemos. Reconhecendo sua incapacidade de salvar-se a si mesmo, senão crendo que só Jesus por seu batismo e morte é capaz de resolver isto por você; por haver tomado sobre seus ombros, os seus pecados e os cravou na cruz, através de uma condenação em teu lugar, pois ele não era devedor de coisa alguma; sendo Deus, humilhou-se a si mesmo: " E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz."(Fp 2. 8).


Não há recusa da parte de Deus para a aceitação de qualquer indivíduo que passar por um processo semelhante a este. Não importa o passado da pessoa uma vez que ela passou por isto, ela e seu estado anterior morreram e a nova vida avança em um sentido contrário; rumo a Deus que o receberá na vida do além.


Costa

Nenhum comentário: