O batismo de adultos é uma prática habitual na celebração da Vigília de Páscoa. Entre os batizados neste ano está o jornalista italiano de origem egípcia Magdi Allam, 55, subdiretor do jornal "Corriere della Sera" e conhecido como "um muçulmano moderado" antes de se aproximar da Igreja Católica.
Allam é autor de vários ensaios polêmicos sobre o Oriente Médio e em 2006 organizou em Roma uma manifestação de apoio aos cristãos dos países muçulmanos.
O vice-presidente da comunidade muçulmana italiana, Yahya Pallavicini, disse à agência Ansa que "respeita" a decisão de Magdi Allam, mas manifestou sua "perplexidade" pela ação do papa.
Pallavicini, que integrou a delegação muçulmana recebida no início de março no Vaticano para preparar a cúpula católica-islâmica, evocou o risco de que o gesto do papa alimente o sentimento de que a abertura do diálogo com a Igreja Católica é acompanhada por um desejo de "supremacia" sobre as outras religiões.
Bento 16 também batizou outro homem e cinco mulheres (italiana, chinesa, camaronesa, peruana e americana). "As pessoas batizadas e de fé jamais serão estrangeiras entre nós", disse Bento 16 durante sua homilia.
"Os continentes, as culturas, as estruturas sociais e inclusive a história podem nos separar, mas nos reencontramos e nos conhecemos com o mesmo senhor, a mesma fé, a mesma esperança e o mesmo amor".
O Vaticano insiste na importância da liberdade religiosa e no respeito ao direito de mudar de religião. Um grupo de cerca de 30 cardeais oficiou a missa com Bento 16, que parecia cansado após três dias de celebrações da Páscoa.
Via-crúcis
Na véspera, Bento 16 assistiu da colina do Palatino a tradicional via-crúcis, que lembra o calvário de Cristo até sua crucificação, evitando a procissão realizada sob chuva e vento em torno do Coliseu.
Segundo o programa oficial, o papa, que tem 80 anos, deveria percorrer a pé as três últimas estações, mas o ele optou por não participar diretamente da procissão.
Na manhã deste domingo, Bento 16 celebrará na Praça de São Pedro a missa de Páscoa, a festa mais importante do cristianismo, que comemora a ressurreição de Cristo.
www.badaueonline.com.br/2008/3/23/Pagina28713.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário