Washington, 3 abr (EFE).- A Corte Suprema de Iowa abriu hoje o caminho em direção ao casamento entre pessoas do mesmo sexo no estado, que se transformou, assim, no terceiro dos Estados Unidos a permitir este tipo de união, depois de Connecticut e Massachusetts.
A resolução da Corte Suprema, que declara inconstitucional uma lei de 1998 que limitava o conceito legal de casamento à união entre um homem e uma mulher, permitirá que os homossexuais do estado que se casem a partir de 24 de abril.
A legalização é fruto da audiência de um caso de seis casais do mesmo sexo que, em 2005, denunciaram um juiz do condado de Polk que tinha se negado a conceder licenças de casamento.
O estado de Iowa é o primeiro da região central do país a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
A medida pretende ainda ressaltar a independência do Poder Judiciário frente à pressão das diversas comunidades religiosas do estado, que, em sua maioria, se opõem ao casamento gay.
O tribunal ressaltou que sua decisão não afetará "a liberdade de cada organização religiosa de definir o casamento de acordo com suas crenças".
No entanto, a decisão já gerou críticas, e várias organizações civis afirmaram que apresentarão um recurso constitucional perante o órgão legislativo do estado.
Caso a proposta seja levada adiante, o recurso só poderia ser submetido a um plebiscito a partir de 2012.
O senador republicano Paul McKinley se mostrou hoje "decepcionado" com a resolução, e ressaltou a "necessidade imediata" de modificar a Constituição. EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário