sábado, 7 de março de 2009

ESCOLA BLÍBLICA DOMINICAL







LIÇÃO 10



08 de Março de 2009



TEMA - UMA HERANÇA CONQUISTADA PELA FÉ



TEXTO ÁUREO - “Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu” (Hb 10. 23).





VERDADE PRÁTICA - Deus sempre recompensa a fidelidade de seus servos.



HINOS SUGERIDOS - 186, 330, 610.



LEITURA BÍBLICA Josué 14.6-10.



6—Então, os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, lhe disse: Tu sabes a palavra que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em CadesBarnéia, por causa de mim e de ti.




7 — Da idade de quarenta anos era eu, quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração.




8 — Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu, porém, perseverei em seguir o SENHOR, meu Deus.




9—Então, Moisés, naquele dia,jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir o SENHOR, meu Deus.




10 — E, agora, eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos há agora, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, agora, eis que já hoje sou da idade de oitenta e cinco anos.




INTRODUÇÃO




Josué foi o principal responsável pela partilha das terras que os filhos de Israel receberam como herança (Js 14.1-5). Deus havia determinado que as terras fossem distribuídas por sorte (Nm 26.55; 33.54; 34.1 3). Calebe, entretanto, antecipou-se e, antes que fosse feita a divisão, colocou-se diante de josué com ousadia, a fim de pleitear um direito que jamais lhe poderia ser negado.





I - A FIDELIDADE DE CALEBE




1. Calebe, um homem leal. Calebe era filho de Jefoné, o quenezeu (Js 14.16). Isso o identifica como pertencente a uma família edomita de destaque. De acordo com o Comentário Bíblico Beacon, os edomitas eram descendentes de Elifaz, o primeiro filho de Esaú (Gn 36.11, 15,42). Calebe sempre foi fiel aos seus líderes: Moisés ejosué. Durante o seu ministério, exerceu várias funções, sendo espia, soldado e pastor.





Podemos extrair lições preciosas da vida de Calebe. Foi um homem que sempre soube o momento certo de falar e calar-se. Quando teve a oportunidade de se pronunciar diante de seu povo e de seus líderes, ele o fez de modo a agradar a Deus e não a maioria (Nm 13.30;14.6-9). Calebe não estava preocupado com a popularidade, mas agia como Deus ordenava. Caminhava por fé e não por vista.





2. A fé de dois espias. Dez, dos doze espias, enviados para observarem a Terra Prometida, apresentaram ao povo um relatório negativo, causando uma grande rebelião entre os israelitas. Eles ficaram amedrontados com o tamanho e a força dos moradores daquela terra. Esqueceram-se do quanto Deus é poderoso e de como poderia facilmente derrotar os cananeus, não importando a estatura deles. Caso você se sinta assustado com alguma situação adversa, lembre-se que o Senhor é o Todo-Poderoso.





Josué e Calebe, porém, não concordaram com o restante dos espias e encorajaram Israel a crer na promessa de Deus e a entrar na terra de Canaã. O relatório apresentado por eles foi um relatório de fé. Não ficaram assustados com os moradores do lugar, mas observaram o melhor da terra: “A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muito boa” (Nm 14. 7).






3. Aguardando a promessa. Já havia se passado 45 anos desde queJosué e Calebe, juntamente com mais dez espias, foram enviados à Terra Prometida (Nm 1 3.30-33). Toda aquela geração havia morrido no deserto, somente Josué e Calebe permaneceram fiéis ao Senhor e, por isso, foram agraciados por Deus com a promessa de que entrariam e possuiriam uma terra que manava leite e mel.





II - UM PEDDO OUSADO





1. É chegada a promessa. Deus mostrou a Moisés os limites da Terra Prometida (Nm 34.2-1 2), ordenando que a distribuição da terra fosse feita por sortes. O resultado não seria questionado pelo povo, pois todos sabiam que era a expressa e soberana vontade de Deus: “A sorte se lança no regaço, mas do SENHOR procede toda a sua disposição” (Pv 1 6.33). Esse método inibia os mais ambiciosos.





Josué foi fiel à ordem do Senhor. Obediente, seguiu todas as instruções divinas. Você está disposto a fazer o que Deus determinou para sua vida? Para Calebe não haveria sortes, pois havia uma promessa a seu respeito. Era chegado o tempo de a promessa se cumpri r.Josué logo daria início a divisão da terra.





Calebe, com fé e disposição, foi a josué e pediu-lhe a sua parte, independente do que coubesse à sua tribo. O tempo passou, mas Calebe não se esqueceu das promessas que lhe foram feitas. Não se esqueça das promessas de Deus para sua vida: “E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna” (1 lo 2.2 5; 2 Co 1 .20). Não deixe o tempo e as dificuldades apagá-la. Fiel e pacientemente, deve o servo do Senhor permanecer no aguardo da promessa (Hc 2.3,4).





2. Sem medo de gigante. Calebe pediu a cidade de Hebrom, lugar dos anaquins, uma raça de gigantes (Js 14.13-1 5). Ele sabia que, ali, teria algumas dificuldades, mas estava disposto a enfrentá-las com fé e coragem. Vigor e força não lhe faltavam: “Qual a minha força então era, tal é agora a minha força, para a guerra, e para sair, e para entrar” (Js 14.11).





A força de Calebe vinha da sua fé no Senhor (Is 40.3 1). Havia nele fidelidade e ousadia. O Senhor deu a Calebe a terra. Mas o guerreiro de Deus teve de lutar para conquistá-la. Foi preciso batalhar para expulsar três líderes, filhos de Anaque (Sesai, Aimã e Talmai), da terra (is 15.14).




Justificar
Em nossa caminhada rumo à Canaã celestial, também enfrentamos lutas e dificuldades, mas com deste- mor e confiança no Altíssimo, somos mais do que vencedores (Rm 837).





A fé que Calebe depositou em Deus é do tipo que remove montanhas e derruba gigantes: “... se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá — e há de passar; e nada vos será impossível” (Mt 1 7.20). Se você estiver enfrentando algum problema que pareça grande e irremovível, afaste seus olhos do problema e busque a Deus. Somente assim você poderá superar os gigantes” que estiverem em seu caminho.





III - A RECOMPENSA DE CALEBE





1. Calebe recompensado por sua fidelidade. Deus recompensa os fiéis da terra e aqueles que o com sinceridade. Calebe foi abençoado com aquilo que pediu, pois permaneceu aguardando no Senhor com fé e esperança. Ele o seguiu de todo o coração, confiou em suas promessas e, por isso, foi recompensado. Você tem sido fiel ao Senhor? Deus sempre tem uma recompensa para aqueles que permanecem fiéis até o fim (Ap 2.10; Tg 1.12).





2. Calebe prossegue conquistando novas terras. Calebe era um homem de conquistas. Com a força que lhe dera o Senhor, derrotou poderosos inimigos e venceu grandes batalhas. E as bênçãos espirituais e materiais que precisamos obter?





Calebe, seguindo um costume daquele tempo (1 Sm 1.1 1), proclamou: “Quem ferir a Quiriate-Sefer e a tomar, lhe darei a minha filha Acsa por mulher” (Jz 1.12). Otniel, sobrinho de Calebe, foi o guerreiro que aceitou e venceu o desafio. Isso mostra que Calebe não era um crente acomodado.





Siga avante. Deus tem grandes conquistas para realizar em seu ministério, em sua vida profissional e familiar.





3. Vencendo os inimigos. O povo de Israel enfrentou muitas batalhas até que, finalmente, tomou o controle da Terra Prometida (Gn 12.7; Êx 3.1 6,1 7). Muitos inimigos foram derrotados em Canaã; cada reino foi vencido individualmente. Deus estava usando josué para trazer um severojulgamento às nações cananéias. Se estas continuassem na terra, induziriam os israelitas a cometerem toda a sorte de pecados. O plano do Senhor consistia em remover da terra a má influência daquela gente. Isto nos mostra que o Senhor trata o pecado com seriedade e severidade. Portanto, se desejamos vencer, devemos extirpar completamente de nossas vidas o que pode nos fazer pecar.





CONCLUSÃO





Através da vida de Calebe aprendemos que Deus é fiel e recompensa àqueles que são fiéis. A recompensa nem sempre é imediata. É preciso es perar. Deus não se esqueceu de você; saiba que “recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis” (Cl 3.24).





Lições Bíblicas, 1º Trimestre, CPAD Rio de Janeiro - 2009






Transcrição / Costa



Nenhum comentário: