terça-feira, 3 de março de 2009

Kairos da Campanha da Fraternidade







Crê na boa notícia


Dom Dimas
Foto: Clarissa Oliveira
Existe um conceito na Bíblia que quem não tem presente, não vai entender quase nada da história sagrada: o conceito de aliança.
O nosso Deus é aberto a aliança. E várias delas são descritas na Sagrada Escritura:. a que Ele fez com Abraão, com Moisés. Mas antes, temos a aliança com Noé, uma aliança com toda a criação.





Aqui está mais uma vez a grandeza da dignidade do ser humano, que não é apenas aquilo que Deus quis ter. Ele é o que Deus quis ser. Jesus é o que Deus quis ser: um de nós.
No Catecismo diz que o ser humano é a única criatura que Deus quis em si mesmo.





No evangelho vimos o inicio da pregação de Jesus. O evangelho resume a pregação de Jesus em poucas palavras: 'Cumpriu-se o tempo, o reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no evangelho.' Mc 1,15. E essa palavra merece reflexão.





'Cumpriu-se o tempo': na Bíblia, a palavra 'tempo' tem suas densidades.





O Antigo Testamento narra os momentos precisos e preciosos de Israel. Palavra de Deus não é só aquilo que se fala verbalmente. A história do povo é uma grande Palavra de Deus. A travessia do mar vermelho, a libertação do Egito, o exílio e escravidão, são uma Palavra de Deus. A nossa própria história é Palavra de Deus. É Ele que continua a nos falar.





Tudo o que Jesus fazia, era Deus fazendo. Se Jesus acolhia, era Deus acolhendo. Se Ele curava, era Deus curando. O que Ele ensinava não era apenas repetição do que Ele ouviu de outros mestres, era o próprio Deus. Ele é a Palavra de Deus que se fez carne e habitou entre nós.





Nesta plenitude de densidade do tempo a história se resume, se recapitula, e tudo se faz novo.





'Reino de Deus': Conceito fundamental. O reino de já está no meio de nós. Ele mesmo instalou, é Ele mesmo, presente em germe na própria Igreja que Ele fundou e que vai desabrochar na sua plenitude no final dos tempos.
Somos chamados a ser parceiros na construção desse Reino.

'Esse processo de santificação, de cristificação dura até o fim de nossa vida'
Foto: Clarissa Oliveira
Meditemos agora nas palavras: “Convertei-vos e crede no Evangelho.”





'Evangelho': boa notícia, notícia de vitória. É a vida, a missão, o anúncio da pessoa de Jesus Cristo. Para aqueles que não queriam se desinstalar, o Evangelho era uma péssima notícia. Para Herodes, a chegada do Rei dos reis era uma ameaça. Assim também para os fariseus, auto-suficientes.





Para nós, como é acolhida a Palavra do Senhor? Ele espera que seja como uma boa notícia. Seria tão bom se vibrássemos com as coisas do Evangelho.





'Crer': é muito mais do que acreditar em uma série de verdades. A fé é adesão pessoal de corpo e de mente. Adesão de coração e de alma a uma pessoa. O cristianismo começa com um encontro com alguém vivo: Jesus Cristo. Conhecê-lo é nossa alegria, comunicá-lo é nossa missão.





'Convertei-vos': Tem aquela conversão 'casca grossa', que é daquela pessoa que está fora da Igreja, vivendo no mundão de forma desregrada e abandona essa vida, passando a procurar viver os caminhos do Evangelho. Essa é uma forma de conversão.
Tem uma outro conversão mais empenhativa, do dia-a-dia. Conversão é mudança de vida. Estou indo numa direção e de repente na meditação da Palavra, que me ilumina e me mostra o que preciso mudar, a verdade sobre mim mesmo, e me ajuda a mudar de vida.







Precisamos aprender a ler a Bíblia em espirito de oração, para que ela se torne acontecimento em nossa vida. Em cada um desses momentos, a Palavra de Deus vai me mostrando onde preciso mudar. E na medida que me disponho a graça de Deus me ajuda para que eu mude.
Esse processo de conversão, santificação, de cristificação dura até o fim de nossa vida.





Fica para nós então esse convite que resume toda a pregação de Jesus, segundo São Marcos: “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!” Mc 1,15





E assim, discípulos, missionários, sairemos por onde o Senhor nos enviar, a comunicar essa experiência.





Transcrição e adaptação: Nara Bessa






www.cancaonova.com/portal/canais/eventos/novoeventos/cobertura.php?cod=2279&pre=5956&tit=Cr%EA%20na%20boa%20not%EDcia

------------------------------------- x -----------------------------------------





Sou aceito como justo e único com Cristo





Satanás só faz três coisas: ele tenta, acusa e inventa. Toda estratégia do inimigo passa apenas por estas três coisas: tentação, acusação e mentira. Ele não tem outro caminho. A única maneira de ele chegar à alma do homem é exatamente por estes três caminhos: da tentação, da acusação e do engano. Ele procura, muitas vezes, nos enganar sobre a nossa filiação e amizade com Jesus. Mas a Palavra do Senhor revela: "Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo." (Romanos 5.1.)





A grande ferida da alma é também porque a pessoa não consegue se perdoar. Deus a perdoa, mas ela não se perdoa. Uma pessoa pode ter cometido os mais terríveis pecados, mas, no momento em que ela reconhece Jesus como único e suficiente Salvador, e passa a viver de acordo com os preceitos de Deus, Ele a declara justa.





Se o Senhor traz o perdão, eu tenho de viver este perdão. Você diz: "Mas eu não me sinto perdoado". Você nunca vai se sentir perdoado, porque você tem que viver como perdoado, a despeito de como se sinta. E outra coisa: Satanás busca os caminhos: tentar, acusar e enganar. É esta a estratégia dele para chegar à alma humana. Eu tenho que viver nesta certeza: "A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma", e eu sou justificado. Se Deus me declarou justo, eu tenho que andar assim. Se você diz: "Ah, eu sou um pecador, um grande pecador". Não! Você foi um pecador. Você precisa entender que você não é obrigado a pecar. Você pode passar um dia inteiro sem pecar, você pode passar dois dias sem pecar, você pode passar uma semana inteira, um mês inteiro, sem pecar. Não permita ser enganado por Satanás. Ele quer que você acredite que não é possível viver sem pecar. Você peca por vontade e por falta do conhecimento "porque não vem sobre nós uma única tentação que seja além das nossas forças" (1 Coríntios 10.13).





"O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia." (Provérbios 28.13.) Quando eu começo a vivenciar esta verdade de que "a lei do Senhor é perfeita e restaura a alma", eu sou aceito como filho, como amigo, como justificado.





O texto de 1 Coríntios, capítulo 6, verso 17, também diz que eu sou unido com o Senhor, que eu sou um espírito com Ele: "Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele." Você não vai ver Deus fora de você. Deus lá em cima, totalmente distante e inatingível. Não! Ele está unido a você. Não é a minha opinião. Está registrado na Palavra: "Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele." Nós passamos a ser unidos, ligados. Passamos a ser um com Ele. Jesus disse: "Eu e o Pai somos um" (João 10.30), e por meio de Jesus, nós nos unimos ao Pai. Se eu não tiver este conhecimento, muitas vezes, um sentimento pode brotar no meu coração e fazer com que eu abra espaço para o engano, para as tentações e para as acusações do diabo. E ele só pode atingir a minha alma por meio dos três caminhos, conforme já citado: tentação, acusação e engano. Porém, "aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele".





Deus abençoe!







PASTOR MÁRCIO VALADÃO










www.otempo.com.br/supernoticia/colunas/?IdEdicao=584&IdColunaEdicao=1387






.










Nenhum comentário: