segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Felicitações

A todos os leitores deste Site


Venho desejar a todos aqueles que por meio deste Instrumento de Comunicação venham buscar informações para o dia a dia, que gratuitamente recebemos do Deus Todo-Poderoso, o melhor que possa interessar no decorrer de 2008.


Todas as pessoas são Imagens de Deus, e como tal cada uma procure fazer o que de mais importante lhe possa parecer; para que venha sentir-se com sua consciência leve e possa ter a certeza de poder estar bem com seu próximo e com Deus.


Saiba escolher o que deve ter a PRIMAZIA em sua vida; sendo Grato ao teu Criador que por escolha, te deixou como sua última obra a ser criado, demonstrado a cada ser humano que somos a mais importante obra de sua Criação. Tanto é que nos fez com sua própria Mão e soprou às nossas narinas para nos dar de sua própria vida, e disse que somos sua Imagem e Semelhança. O que de alguma forma todos nós somos Imagem e Semelhança sua.


Faças o que disse Jesus no Sermão da montanha; " buscai primeiro o Reino de Deus e sua Justiça e as demais coisas lhes serão acrescentadas, " você sabe que Jesus na terra era Deus entre os homens, o que criou toda a natureza só porque você iria precisar dela e a governaria debaixo de seu comando.


Felicidade em 2008, com o reconhecimento e a aprovação do Deus-Todo-Poderoso durante os 366 dias deste ano, e tudo te seja para o teu bem. Deus te guarde e te abençoe em tudo, e te faça prosperar dia após dia.


Costa





sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Alimentação do Idoso




A população brasileira está envelhecendo. Hoje, no Brasil, há 18 milhões de idosos no país, o que corresponde a pouco mais de 10% do total da população. Estima-se que, em 2025, essa porcentagem corresponda a 14%.Todos os seres vivos sofrem um natural e esperado processo de envelhecimento e, para que este ocorra da melhor forma possível, é importante estarmos preparados para enfrentar os desafios que a população de idosos representa.





É preciso aceitar essa fase como um importante capítulo do livro da vida. Então, como se manter bem, mesmo na presença de algumas doenças crônicas, tão comuns nessa faixa etária?





• Muitas doenças são crônicas, e não é possível ter a cura delas, mas podem e devem estar controladas. Isso, na maioria das vezes, depende muito de você.





• Faça o tratamento de reabilitação de seqüelas ocasionadas por alguma doença crônica.





• Mantenha hábitos saudáveis: não fume, não beba em excesso, evite ambientes com ruídos intensos e exposição solar sem proteção. Tenha uma alimentação rica em fibras (frutas e verduras) e pobre em gorduras saturadas.





• Pratique uma atividade física. Isso ajuda a melhorar a sua condição física, dá mais disposição, ajuda a controlar doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto, diminuindo o estresse, a depressão e o isolamento.• Tenha um sono adequado: dormir bem ajuda a manter o corpo em bom funcionamento.





• Pratique atividades de lazer, como passear, ir ao cinema, ao teatro, viajar, fazer amigos e dançar. Enfim, tenha como lazer aquilo que lhe dá prazer.





• Mantenha a sexualidade: não valorize apenas o ato sexual. Lembre-se de que o contato e o afeto são muito importantes.





• Tenha metas e objetivos. Planeje o seu futuro. Participe de decisões pessoais, familiares e sociais.





• Não deixe de ter atividades intelectuais. Leia muito, faça cursos, esteja por dentro dos assuntos que acontecem no mundo. Isso contribui para preservar a sua memória.





• Tenha fé, acredite em algo, cultive a espiritualidade. Estudos mostram que são úteis para manter o equilíbrio mental.





Até o momento, a ciência não descobriu nenhum antídoto para combater o envelhecimento. Suplementação vitamínica, drogas antioxidantes e anestésicos, nenhuma dessas terapias têm base científica que comprove o retardamento dessa fase. No entanto, um estilo de vida saudável com medidas simples, como as apontadas acima, podem fazer a diferença e proporcionar melhor saúde e bem-estar.




do site:




quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Chave para uma vida saudável - 6

Na intégra


A quinta chave do programa para viver com saúde é o princípio do consumo. A sexta chave para viver com saúde é o mito da proteína.

Já ouviu dizer que quando se conta uma mentira muito grande, em voz muito alta e muitas vezes, mais cedo ou mais tarde as pessoas acreditarão nela?

Bem-vindos ao maravilhoso mundo da proteína. Nunca foi dita mentira maior do que essa de que o ser humano precisa de uma dieta rica em proteínas para manter uma ótima saúde e bem-estar.

É bem provável que você esteja muito consciente sobre quanto ingere de proteínas. Por que isso? Algumas pessoas estão tentando um aumento do nível de energia. Algumas pensam que precisam de proteína para aumentar a resistência. Algumas comem-na para ter ossos fortes. Mas, em cada um desses casos, o excesso de proteína produz efeito exatamente oposto.

Procuremos um modelo de quanta proteína você deve realmente precisar. Quando é que você imagina que as pessoas precisam mais de proteínas? Provavelmente quando são crianças pequenas. A Mãe Natureza providenciou um alimento, o leite materno, que fornece à criança tudo que ela precisa.

Adivinhe quanta proteína tem o leite materno - 50 por cento, 25 por cento, 10 por cento? Menos! O leite materno tem 2,38% de proteína logo após o parto, que se reduz para 1,2; 1,6%, em seis meses. Isso é tudo.

Então, de onde tiramos a idéia de que os seres humanos precisam de doses maciças de proteínas?

Ninguém realmente tem qualquer idéia de quanta proteína precisamos. Após dez anos estudando as necessidades humanas de ingestão de proteínas, o dr. Mark Hegstead, antigo professor de nutrição da Harvard Medical School, confirmou o fato de que a maioria dos seres humanos parece adaptar-se a qualquer quantidade de proteína que esteja disponível para eles.

Além do mais, mesmo pessoas como Frances Lappé, que escreveu Diet for a Small Planet, e que por quase uma década promoveu o conceito de combinar vegetais para conseguir todos os aminoácidos essenciais, dizem que estavam erradas, que as pessoas não têm de combinar suas proteínas, que se você fizer uma dieta vegetariana convenientemente balanceada, conseguirá toda a proteína de que necessita.

A National Academy of Sciences diz que o norte-americano adulto precisa de 56 gramas de proteína por dia. Num relatório do International Union of Nutritional Sciences, descobrimos que cada país tem diferentes exigências de proteínas diárias para o adulto, que variam de 39 a 110 gramas por dia.


Assim, quem realmente tem alguma idéia? Por que você precisaria de toda essa proteína? Presume-se que seja para repor o que perdeu. Mas você perde só uma pequena quantidade por dia, através da excreção e respiração! Então, onde eles conseguiram essas cifras?!


Procuramos a National Academy of Sciences e perguntamos como chegaram à cifra de 56 gramas. De fato, os relatórios deles diziam que só precisamos de 30, mas recomendavam 56. Mas eles também afirmam que o excesso de proteína ingerida sobrecarrega o trato urinário e causa fadiga. Por que, então, recomendam até mais do que dizem que precisamos? Ainda estamos aguardando uma boa resposta.

Disseram-nos simplesmente que costumavam recomendar 80 gramas, mas, quando decidiram baixar, depararam com um grande protesto público. De quem? Você ou eu fomos reclamar? Não é provável. O grito de protesto veio dos interesses de industriais que ganham seu sustento com a venda de alimentos e produtos altamente proteicos.


Qual é o maior plano de comercialização na terra? É fazer as pessoas pensarem que morrerão, a menos que usem certo produto. E foi isso o que aconteceu com as proteínas.

Analisemos o fato corretamente. O que você acha da idéia de que precisa de proteínas, como energia? O que é que seu corpo usa como energia?

Primeiro, ele usa glicose das frutas, vegetais e brotos.


Depois usa amido, depois usa gordura. E a última coisa que chega a usar é proteína. Basta, quanto ao mito. E sobre a idéia de que as proteínas ajudam a aumentar resistência? Errado. Proteína em excesso dá ao corpo nitrogênio em excesso, que causa fadiga.

Gente com corpo modelado, todo estufado de proteínas, não é conhecida por sua habilidade de correr maratonas. Ficam muito cansados. Bem, e quanto à questão das proteínas fazerem ossos fortes? Errado outra vez. É o contrário. Muita proteína tem estado ligada sempre à osteoporose, degeneração e enfraquecimento dos ossos.
Os ossos mais fortes do planeta pertencem aos vegetarianos.

Eu poderia lhe dar uma centena de razões pelas quais comer carne devido às proteínas é uma das piores coisas que pode fazer. Um dos produtos derivados do metabolismo da proteína é a amônia, por exemplo. Deixem-me mencionar dois pontos em particular.

Primeiro, a carne contém altos níveis de ácido úrico, que é um dos resíduos ou produtos excretórios resultantes do trabalho das células vivas. Os rins extraem ácido úrico da corrente sangüínea e enviam-no para a bexiga para ser passado com a uréia, como urina.

Se o ácido úrico não for pronta e seguramente removido do sangue, o excesso se acumula nos tecidos do corpo, para mais tarde provocar gota ou pedra na bexiga, sem mencionar o que ele faz para seus rins.

Descobriu-se que as pessoas com leucemia, em geral, têm níveis muito altos de ácido úrico na corrente sangüínea. Um pedaço médio de carne tem 907,2 mg de ácido úrico.

Seu corpo pode eliminar só 518,4 mg de ácido úrico por dia. De mais a mais, você sabe o que dá à carne seu sabor? Ácido úrico do animal, que agora está morto, e que você está consumindo. Se duvidar disso, tente comer carne à moda Kosher (ortodoxa judaica), antes de ser temperada. O sangue é drenado e, assim, a maior parte do ácido úrico.

Carne sem ácido úrico não tem sabor.
É isso que você quer pôr em seu corpo, o ácido normalmente eliminado na urina de um animal ?!

A carne está fervilhante de bactérias de putrefação. Se você não sabe o que são bactérias de putrefação, elas são germes do cólon.

Como explicou o dr. Milton Hoffman em seu livro The Missing Link in the Medical Curriculum Which is Food Chemistry in Its Relationship to Body Chemistry; página 135:
"Quando o animal está vivo, o processo osmótico no cólon evita que as bactérias da putrefação passem para o animal. Quando o animal está morto, o processo osmótico pára e as bactérias da putrefação atravessam as paredes do cólon e entram na carne. Elas amaciam a carne".

Você sabe que a carne tem de envelhecer. O que envelhece ou amacia a carne são as bactérias de putrefação.

Segundo técnicos abalizados, as bactérias nas carnes são idênticas àquelas do esterco e mais numerosas em algumas carnes do que no esterco. Todas as carnes tornam-se infectadas com germes de esterco no processo de matança, e o número aumenta quanto mais tempo a carne for mantida armazenada.

É isso que você queria comer?

Se você precisa mesmo comer carne, então proceda assim: primeiro, consiga-a de uma fonte que garanta que o pasto é natural, isto é, uma fonte que garanta que não tiveram hormônios de crescimento ou DES. Segundo, corte drasticamente o seu consumo. Faça seu novo programa: usar carne só numa refeição por dia.

Não estou dizendo que simplesmente deixando de comer carne você ficará saudável, nem estou dizendo que se comer carne não poderá ser saudável.

Nenhuma dessas duas declarações seria verdadeira. Muitos comedores de carne são mais saudáveis do que vegetarianos, simplesmente porque alguns vegetarianos têm a tendência de acreditar que, se não comem carne, podem comer qualquer outra coisa.

Eu certamente não estou advogando isso.

Mas você deve saber que pode ser mais saudável e mais feliz do que agora, decidindo que não quer mais comer a carne e a pele de outros seres vivos.

Você sabe o que Pitágoras, Sócrates, Platão, Aristóteles, Leonardo da Vinci, Isaac Newton, Voltaire, Henry David Thoreau, George Bernard Shaw, Benjamin Franklin, Thomas Edison, o dr. Albert Schweitzer, Mahatma Gandhi, tinham em comum?

Todos eles eram vegetarianos. Um grupo nada mau para ser modelado, não acham?... .

São os latícínios melhores? De algumas formas, são até piores. Todo animal tem leite com o equilíbrio certo de elementos para esse animal. Muitos problemas podem surgir de bebermos leite de outros animais, incluindo o de vaca.

Por exemplo: os fortes hormônios de crescimento, no leite das vacas, destinam-se a fazer um bezerro crescer de 40 quilos ao nascer até quase 450 quilos na maturidade física, dois anos mais tarde.

Em comparação, uma criança humana nasce com cerca de 2.800-3.500 gramas e atinge a maturidade física de 46 a 90 quilos, 21 anos mais tarde.

Há uma grande controvérsia sobre o efeito que isso tem em nossa população. O dr. William Ellis, grande autoridade em produtos laticínios e como eles afetam a corrente sangüínea humana, declara que se você quiser alergias, beba leite.

Se quiser um sistema "entupido", beba leite. A razão, declara ele, é que poucos adultos podem metabolizar adequadamente a proteína do leite da vaca.

A principal proteína no leite de vaca é a caseína, que é o que o metabolismo da vaca precisa para uma boa saúde.

No entanto, caseína não é o que os humanos precisam. De acordo com os estudos do dr. Ellis, tanto as crianças como os adultos têm grande dificuldade em digerir a caseína. Seus estudos agora mostram que, pelo menos em crianças, 50 por cento ou mais da caseína não é digerida.

Essas proteínas parcialmente digeridas com freqüência entram na corrente sangüínea e irritam os tecidos, criando susceptibilidade às alergias. Por fim o fígado tem de remover todas essas proteínas de vaca parcialmente digeridas, e isso - em compensação - coloca uma desnecessária carga no sistema excretório interno e no fígado em particular.

Em contraste, a lactoalbumina, a proteína básica no leite humano, é fácil para os seres humanos digerirem.

Quanto a beber leite pelo cálcio, Ellis declara que, após fazer testes de sangue em cerca de 25.000 pessoas, descobriu que aqueles que tomam três, quatro ou cinco copos de leite por dia, têm o mais baixo nível de cálcio no sangue.

Ainda de acordo com Ellis, se você estiver preocupado em obter cálcio suficiente, simplesmente coma muitos vegetais verdes, manteiga de gergelim, ou nozes - todos são muito ricos em cálcio e de fácil digestão.

Também é importante notar que se você consome cálcio em excesso, ele pode acumular-se em seus rins e formar pedras. Assim, para manter suas concentrações no sangue relativamente baixas, seu corpo rejeita cerca de 80 por cento do cálcio que você consome.

No entanto, se você estiver interessado, há outras fontes além do leite. Por exemplo, os nabos verdes, peso por peso, contêm duas vezes mais cálcio do que o leite.

De acordo com muitos técnicos, os interesses da maioria das pessoas sobre o cálcio são de qualquer forma injustificados.

Qual é o principal efeito do leite no corpo? Torna-se uma massa destruidora, formada de muco que endurece, obstrui e gruda em qualquer coisa dentro do intestino delgado, tornando o trabalho do corpo muito mais difícil.

E sobre queijos? É só leite concentrado. Lembre-se, são precisos 4 ou 5 galões de leite para fazer meio quilo de queijo.

O conteúdo de gordura sozinho já é razão suficiente para limitar seu consumo. Se você deseja mesmo queijo, corte uma pequena quantidade numa grande salada. Dessa forma, você tem muitos alimentos ricos de água para contrabalançar alguns de seus efeitos obstruidores.

Para alguns, desistir de queijo parece horrível. Sei que gosta de sua pizza e queijo branco.

Iogurte? Também é mau. Sorvete? Não é alguma coisa que o sustentará para ficar em ótima forma. Mas você não precisa desistir daquele gosto ou textura maravilhosa. Ponha bananas geladas em uma centrífuga para criar alguma coisa que parece e tem gosto de sorvete, mas é um ótimo alimento para seu corpo.

E sobre requeijão? Você sabe com que um grande número de leitarias costumam engrossar seus requeijões e fazer com que se agregue? Gesso-de-paris (sulfato de cálcio).

Não estou brincando. É permitido dentro de regulamentos federais, se bem que seu uso seja contra a lei na Califórnia. (No entanto, se o requeijão é feito num Estado onde é permitido, ele pode ser despachado para a Califórnia e vendido lá).

Você pode se imaginar tentando criar uma corrente sangüínea limpa e livre - e então enchê-la de gesso-de-paris?

Por que não ouvimos essas coisas sobre os laticínios antes? Por muitas razões, algumas tendo a ver com condicionamentos passados e sistemas de crenças. Outra razão pode ter alguma coisa com o fato de que o governo federal gasta cerca de 2,5 bilhões de dólares por ano para negociar os excedentes de laticínios.

De fato, de acordo com o New York Times (18/11/83), a mais nova estratégia é uma propaganda do governo para incentivar o consumo adicional dos produtos de leite, apesar dessas tais medidas se chocarem diretamente com outras campanhas que alertam quanto aos perigos de consumir gordura em excesso.

Os depósitos do governo norte-americano estão agora repletos com 650 milhões de quilos de leite em pó, 194 milhões de quilos de manteiga e 450 milhões de quilos de queijo. A propósito, isto não é para ser um ataque à indústria de laticínios. Considero os fazendeiros leiteiros como alguns dos indivíduos que trabalham mais arduamente em nossa cultura. Mas isso não significa que continuarei a usar seus produtos se descobrir que não fazem com que me sinta melhor fisicamente.

Eu costumava ser como você deve ser agora. Pizza era minha comida favorita. Não pensava que poderia desistir dela. Mas, desde que consegui, me sinto tão melhor que não há um chance, nem em um milhão de anos, de que eu volte atrás. Tentar descrever a diferença é como tentar descrever o perfume de uma rosa para alguém que nunca cheirou uma.

Talvez você devesse tentar cheirar aquela rosa antes de fazer um julgamento sobre ela. Tente eliminar leite e limitar o consumo de outros laticínios durante trinta dias, julgue pelos resultados que sentir em seu corpo.

A finalidade deste livro todo é dar-Ihes informações, e que você decida o que acha útil e jogue fora o que acha que não funciona. No entanto, por que não testar todos os princípios antes de julgá-los? Tente os seis princípios do sistema de viver com saúde.

Tente nos próximos dez a trinta dias - ou durante toda a sua vida - e julgue, por si, se eles produzem mais altos níveis de energia e uma sensação de vibração, que o apoiará em tudo que fizer.

Deixe-me fazer-lhe uma pequena advertência. Se começar a respirar efetivamente, de uma forma que estimule o sistema linfático, se começar a combinar seus alimentos corretamente e comer 70 por cento de alimentos que contêm água, o que irá acontecer?

Lembra-se do que o dr. Bryce afirmou sobre o poder da água? Você já viu um incêndio começar num edifício com somente umas poucas saídas? Todos se dirigem para as mesmas saídas - nosso corpo trabalha da mesma forma.

Começará a limpar o lixo que está sendo ajuntado em seus sistemas durante anos, e ele pode usar essa recém-encontrada energia para fazer isso o mais rápido que puder. Assim, você de repente começa a espirrar e expelir o muco em excesso.

Significa que pegou um resfriado? Não, você comeu um "resfriado". Você criou um "resfriado" durante anos de péssimos hábitos alimentares. Seu corpo pode agora ter energia para usar seus órgãos de excreção para se livrar do excesso de resíduos anteriormente acumulados nos tecidos e corrente sangüínea.

Um pequeno número de pessoas pode liberar venenos suficientes de seus tecidos, para a corrente sangüínea, para produzir uma leve dor de cabeça. Devem elas tomar um analgésico?
Não! Onde você quer esses venenos, fora ou dentro? Onde você quer o excesso de muco, em seus lenços ou em seus pulmões?

É um preço pequeno a pagar pela limpeza de anos de péssimos hábitos de saúde. A maioria das pessoas, porém, não terá nenhuma reação negativa, mas se sentirá com um alto senso de energia e bem-estar.

É claro que o espaço neste livro para discutir dieta é limitado; muitos assuntos (como gorduras e óleos, açúcar, cigarros e outros) foram deixados de lado. Assim, espero que este capítulo o incentive a pesquisar sobre sua própria saúde pessoal.

Lembre-se: a qualidade de nossa fisiologia afeta nossas percepções e comportamentos. A cada dia temos mais provas de que a dieta norte-americana de comidas salgadas, comidas rápidas e aditivos químicos está causando "armadilhas" de perdas no corpo, e essas perdas alteram o nível de oxigenação e energia do corpo, contribuindo para tudo - do câncer ao crime.

Uma das mais terríveis coisas que já li foi a dieta de um delinqüente juvenil crônico, recontada por Alexander Schauss, em seu Diet, Crime and Delinquency.

No café da manhã, o rapaz ingeria cinco xícaras de Sugar Smacks, com mais meia colher de chá de açúcar, um doughnut açucarado e dois copos de leite. Ele lanchava uma "corda" de 30 cm de alcaçuz e 3 tiras de 15 cm de carne-seca. Para o almoço, comia dois hambúrgueres, batatas fritas, mais alcaçuz, um pouco de feijões verdes, e pouca ou nenhuma salada.

Lanchava pão branco e leite achocolatado, antes do jantar. Comia um sanduíche de creme de amendoim e geléia em pão branco, uma lata de sopa de tomate e um copo de 280 ml de Kool-Aid adoçado. Mais tarde, tomava uma taça de sorvete, uma barra de Marathon e um pequeno copo de água.

Quanto mais açúcar um corpo poderia aceitar depois de tudo isso? Qual a porcentagem dos alimentos que comeu que eram ricos em água? Estavam combinados com acerto?

Uma sociedade que cria seus jovens com uma dieta que, mesmo de longe, se pareça com essa está pedindo problemas. Você acha que esses "alimentos" afetam a fisiologia dele e, assim, seu estado e comportamento? Pode apostar.

Num questionário para relacionar fatos de comportamentos nutricionistas, esse jovem de 14 anos apresentou os seguintes sintomas: "após dormir, eu acordo e não consigo voltar a dormir. Tenho dores de cabeça; tenho coceiras e sensações de formigamento na pele; meu estômago ou intestinos estão atrapalhados; me machuco ou fico com manchas roxas com facilidade; tenho pesadelos ou sonhos ruins; tenho desmaios, tonturas, suores frios ou períodos de fraqueza; fico faminto ou sinto-me desmaiar se não comer com freqüência.

Sempre esqueço as coisas; acrescento açúcar em quase tudo que como ou bebo; sou muito inquieto; não posso trabalhar sob pressão. Sou difícil de decidir coisas; sinto-me deprimido; freqüentemente me preocupo com coisas. Fico confuso. Fico deprimido, ou me sinto triste por qualquer coisa. Aumento as pequenas coisas, e facilmente perco o controle. Fico com medo. Sinto-me muito nervoso. Sou bastante emotivo. Choro sem motivo aparente".

Você se admira que, a partir desse estado, esse jovem criasse comportamentos delinqüentes? Felizmente, ele e muitos outros como ele estão agora fazendo mudanças radicais em seus comportamentos, não por estarem sendo punidos com longas sentenças na prisão, mas porque a maior fonte de seus comportamentos, seus estados bioquímicos, está sendo mudada através de dieta.

O comportamento criminoso não está só "na mente". Variações bioquímicas influenciam o estado e, assim, o comportamento. Em 1952, James Simmons, o deão da Harward School of Public Health declarou: "Há uma necessidade especial de uma abordagem nova para a investigação de doenças mentais... É possível que estejamos hoje gastando muito tempo, energia e dinheiro para limparmos os poços da mente, mas poderíamos, com mais sucesso, tentar descobrir e remover as causas específicas biológicas das doenças mentais". *

Sua dieta pode não ter feito de você um criminoso, mas por que não desenvolver um estilo de vida que o apoie totalmente para ficar em sua fisiologia com mais recursos, a maior parte do tempo?


Tenho aproveitado um estilo de vida livre de doenças, durante muitos anos. No entanto, meu irmão mais jovem sempre tem estado cansado e doente durante esse mesmo espaço de tempo. Falei com ele sobre isso em diversas ocasiões, e tendo visto as mudanças em minha saúde nos últimos sete anos, estava querendo fazer uma mudança nele.

Mas o inevitável desafio ocorreu quando tentou mudar os padrões de sua dieta. Ele aumentou seus desejos por alimentos menos do que desejáveis.


Pare e pense. Como você adquire um desejo? Bem, primeiro imaginemos que você não tem um desejo: você o cria pela maneira como representa coisas para si. Por certo, muito disso é, em geral, inconsciente.

No entanto, para você entrar no estado de sentir um intenso desejo por algum tipo de comida, você tem de criar uma espécie específica de representação interior. Lembre-se, as coisas não acontecem simplesmente. Para cada efeito, há uma causa.

O desejo de meu irmão - ou fetiche, se preferir - era pelo Kentucky Fried Chicken. Ele passaria perto de uma lanchonete dessa rede, e isso logo acionaria a lembrança de quando tinha comido daquele frango. Ele imaginaria a sensação crocante em sua boca, e pensaria na quentura e na textura da comida enquanto descia pela sua garganta.

Bem, depois de poucos minutos disso, a salada estava mesmo fora de cogitação, e o frango frito dentro! Um dia, logo depois de eu ter descoberto como usar as submodalidades para criar mudanças, ele, por fim, pediu-me que o ajudasse a controlar essa necessidade, que estava sabotando sua dieta e metas de saúde.

Pedi-lhe que formasse uma representação interior de comer a especialidade da Kentucky Fried Chicken. Dali a pouco, estava salivando. Então, fiz com que ele descrevesse as submodalidades visual, auditiva, cinestésica e gustativa de sua representação interna, com detalhes.

A imagem estava acima, à direita. Tamanho normal, um filme, focado e colorido. Ele podia ouvir-se dizendo: "Hum, isto é tão bom..." enquanto comia.

Ele adorava a sensação crocante e quente. Fiz, então, com que representasse a comida que mais odiava, alguma coisa que o punha doente do estômago, só de pensar - cenouras. (Eu sabia disso antes porque cada vez que tomava suco de cenoura ele ficava enjoado.)

Fiz com que descrevesse com detalhes as submodalidades das cenouras. Ele não queria nem pensar nelas. Começou a sentir-se nauseado. Afirmou que as cenouras estavam embaixo e à esquerda. Eram escuras, um pouco menores do que as reais, moldura parada e sensação fria.

Sua representação auditiva era: "Essas coisas são revoltantes. Não quero ter de comê-Ias. Eu as detesto!". Suas submodalidades cinestésicas e gustativas eram uma sensação de flacidez (em geral muito cozidas), morna, pastosa, gosto de estragado.

Disse-lhe que comesse algumas, mentalmente. Começou a se sentir realmente mal, dizendo que não podia. Perguntei: "Se tivesse, como seria senti-Ias descendo pela sua garganta?" Ele disse que estaria pronto para vomitar.

Tendo eliciado, com cuidado, as diferenças entre como ele representava o frango frito e as cenouras, perguntei-lhe se gostaria de trocar as sensações sobre os dois, a fim de apoiar sua alimentação de uma forma que produzisse resultados saudáveis.

Ele disse que estava certo, com o tom mais pessimista que ouvira em muitos dias.

Assim, fiz com que trocasse todas as submodalidades. Fiz com que tirasse a imagem da galinha e movesse-a para baixo e para o lado esquerdo. Imediatamente houve uma reação de náusea em seu rosto.

Fiz com que tornasse a imagem escura e menor do que o tamanho real, pondo-a numa moldura parada, dizendo para si mesmo: "Isso é repugnante. Não quero ter de comê-Ia.

"Odeio isso" , na tonalidade que antes usara para as cenouras. Fiz com que pegasse a galinha, mentalmente, sentisse como era flácida, provasse a gordura morna, com gosto de podre, pastosa, de dentro dela. Começou a ficar enjoado outra vez.

Disse-lhe que comesse um pedaço, e ele disse não. Por quê? Porque agora o pedaço de frango estava enviando a seu cérebro os mesmos sinais que as cenouras costumavam, então ele se sentia do mesmo jeito. Por fim, fiz com que mentalmente pegasse um pedaço de frango, e ele disse: "Penso que vou vomitar".

Peguei então sua representação das cenouras e fiz o contrário. Fiz com que pusesse no alto, do lado direito, fizesse-as do tamanho normal, de cor brilhante, e dizesse para si: "Hum, isto é tão bom" , enquanto as comia, sentindo o calor, a textura crocante.

Agora, ele adora cenouras. Naquela noite, fomos jantar, e pela primeira vez na sua vida de adulto, pediu cenouras. Não só as apreciou, mas passamos pela lanchonete em questão para chegar lá. Desde então, ele tem mantido essa preferência na dieta.


Em cinco minutos, fui capaz de fazer algo similar com minha esposa, Becky. Fiz com que trocasse suas submodalidades de chocolate - rico, doce, cremoso - com as de uma comida que a fazia sentir-se enjoada - rastejantes, escorregadias, malcheirosas... Nunca mais tocou em chocolate.


As seis chaves deste capítulo podem ser suas para criar a experiência de saúde que deseja. Durante um momento imagine-se daqui a um mês, tendo seguido os princípios e conceitos dos quais falamos. Veja a pessoa que será após ter mudado sua bioquímica pela alimentação e respiração efetivas.

Que tal começar seu dia fazendo dez respirações profundas, limpas, poderosas que fortalecerão todo seu sistema? E começar cada dia sentindo-se alerta e alegre no controle de seu corpo?

E começar comendo, saudavelmente, alimentos limpadores que contêm água e parar de comer carne e laticínios, que estão cansando e obstruindo seu sistema?

E começar a combinar os alimentos adequadamente, de forma que sua energia fique disponível para as coisas que realmente importam?

E ir para a cama todas as noites sentindo que experimentou uma vibração total que lhe permitiu ser tudo que podia?



E sentir que está vivendo com saúde - que tem energia como nunca sonhou que fosse possível?



Se você olhar para essa pessoa e gostar do que viu, então tudo que estou lhe oferecendo está facilmente a seu alcance!



Só é preciso um pouco de disciplina - não muita, pois uma vez que quebre seus velhos hábitos, nunca voltará atrás. Para cada esforço disciplinado há múltiplas recompensas.



Portanto, se gosta do que viu, faça-o.



Comece hoje e mudará sua vida para sempre.



Tony Robbins




do site:

http://saudeperfeitarfs.blogspot.com/

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Pimentel confirma salário mínimo de R$ 408,90 a partir de abril

Valor Online




BRASÍLIA - O salário mínimo passará, a partir de abril, dos atuais R$ 380,00 para R$ 408,90, segundo confirmou hoje (26) o deputado José Pimentel (PT-CE), relator-geral do Orçamento Geral da União para 2008. O valor inicial, previsto na proposta orçamentária do governo federal, enviada em agosto passado ao Congresso Nacional, era de R$ 407,33.



O mínimo de R$ 408,90 foi estabelecido na segunda reestimativa orçamentária, feita já pela Comissão Mista de Orçamento (CMO), diante dos dados que confirmaram uma elevação no ritmo do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,9% para 5,4% este ano. Esse crescimento gerou um adicional de receita para o governo de R$ 8 bilhões, suficientes, segundo Pimentel, para cobrir o aumento do salário mínimo.




José Pimentel voltou a criticar a derrota imposta pela oposição ao governo na votação, no Senado Federal, da emenda que prorrogava a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) até 2011. A CPMF deixa de ser cobrada em 1º de janeiro de 2008, o que deve gerar perda de receita de R$ 40 bilhões para o governo federal.




Da mesma forma, Pimentel disse que a demora na votação do Orçamento Geral da União para 2008 - que ele e o presidente da comissão, senador José Maranhão (PMDB-PB), prevêem para final de fevereiro, início de março - poderá trazer prejuízos para as prefeituras.




Segundo Pimentel, a demora na votação do orçamento pelo Congresso Nacional e, conseqüentemente, na sanção do presidente da República ao orçamento de 2008, vai levar a um atraso no início da execução da peça orçamentária. Em função das eleições municipais, marcadas para outubro de 2008, a partir do dia 30 de junho próximo, as prefeituras não poderão mais receber recursos orçamentários oriundos de convênios com os governos federal e estaduais. A previsão de José Pimentel é que a execução do orçamento somente será iniciada em abril de 2008.




O relator-geral do orçamento garantiu, além do valor de R$ 408.90 para o salário mínimo, que o orçamento para o próximo ano preservará os valores fixados anteriormente pelo governo para o pagamento dos servidores públicos ativos e inativos da União, bem como para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).




(Agência Brasil)




terça-feira, 25 de dezembro de 2007

"“Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês"

http://www.ultimahoranews.com/images/br_cicero.jpg




Hoje é Natal Comemoramos, hoje, o nascimento de Jesus e isto, para mim, é motivo de grande alegria, pois Cristo veio para me salvar (e a você também). E é oportuno que meditemos mais um pouco sobre esta notícia mais importante do mundo, por isso, transcrevo aqui opinião expressa pelo pastor luterano, Urbano Lehrer, que diz o seguinte: “Programas, livros e palestras sobre auto-ajuda estão na moda. O objetivo é orientar as pessoas a buscar, pelos seus próprios esforços, a solução dos seus problemas.




Por este motivo, muitos ignoram a informação anunciada pelo anjo na noite de Natal, conforme registrada no Evangelho de Lucas, capítulo 2, versículo 11 (NTLH): “Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês – o Messias, o Senhor!” Essas pessoas se perguntam: “- Quem precisa de um Salvador?” E, movidos por este sentimento, comemoram o dia de Natal de forma descaracterizada: a alegria natalina está centrada nas férias, no almoço de confraternização e na troca de presentes.




Você pode, motivado pelo pensamento positivo, ter sucesso em determinados empreendimentos. No campo espiritual, porém, sem Jesus Cristo, cujo nascimento hoje comemoramos, não se chega a lugar nenhum, por mais bem intencionado e motivado que se esteja. Se Jesus Cristo é anunciado como Salvador é porque há quem precisa ser salvo. E não nos façamos de inocentes, pois estamos, por natureza, entre eles.




Nós somos as criaturas caídas em pecado que Deus, movido por sua misericórdia e amor, veio salvar através da obra redentora do seu Filho Jesus Cristo. Por isso, para os filhos de Deus, o dia de Natal tem um significado bem mais amplo. É dia de expressar alegria. É dia de cantar louvores. É dia de agradecer do fundo do coração porque, em Cristo, Deus Pai veio buscar e salvar quem estava perdido. Neste dia, nasceu Jesus, que veio trazer a salvação para todos.




Assim, conhecedores do grande amor que Deus tem pelos seus, podemos alegres nos cumprimentar e dizer: Feliz Natal! Feliz o dia em que lembramos o nascimento do Salvador”. Também, querido internauta, podemos agradecer a Deus pelo nascimento de Jesus e sempre alegres nos lembrar deste fato. E que esta alegria nos acompanhe todos os dias da nossa vida e que, principalmente, não nos esqueçamos de seguir os ensinos de Cristo, escritos em Sua Palavra, a Bíblia.


Papa Bento XVI concede benção 'Urbi et Orbi' e roga pela paz

Reuters; EFE



CIDADE DO VATICANO - Diante de milhares de fiéis, o Papa Bento XVI disse, na manhã desta terça-feira, ter esperança de que o Natal traga consolo para todos aqueles que são vítimas da pobreza, da injustiça e da guerra. Em sua tradicional bênção Urbi et Orbi (à cidade e ao mundo), o pontífice fez um apelo para que haja uma solução dos conflitos no Iraque, em Israel, no Afeganistão e na África.






- Que a luz de Cristo, que vem para iluminar todos os seres humanos, brilhe forte e traga consolação para todos que vivem na escuridão, na pobreza, na injustiça e na guerra - disse o Papa Bento XVI do balcão da Basílica de São Pedro, no Vaticano.






- Este Natal poderia ser para todas as pessoas um dia de alegria, esperança e paz - completou.






O pontífice também fez um apelo à preservação do meio ambiente e criticou a exploração egoísta das fontes de energia do planeta.






Segundo o religioso, há cada vez mais emigrantes, refugiados e deportados no mundo vítimas das guerras, dos conflitos éticos e do terrorismo, mas também devido às calamidades naturais, muitas delas conseqüências de "preocupantes desequilíbrios ambientais".

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2007/12/25/327752974.asp



Tensão e ceticismo na cidade em que Cristo nasceu

BELÉM - Quatro ônibus cheios de peregrinos de Brasil, Coréia do Norte, Espanha e México passam diante do muro de segurança israelense (entre Jerusalém e Belém), no qual alguém desenhou um Pinóquio com a bandeira americana e um enorme nariz em forma de míssil. Pinóquio solta pombas brancas, mas esconde armas sob a roupa. Vive-se este Natal em Belém – a cidade que, segundo a tradição cristã, viu nascer Cristo – com sentimentos contraditórios. Pela primeira vez desde o início da segunda intifada palestina, em 2000, uma Torre de Babel de peregrinos de todo o mundo chega à Terra Santa.






As barracas de suvenir estão mais cheias. São dezenas de milhares de pessoas que chegam à pequena cidade, sobretudo quando se aproxima o Natal.” Pelo menos israelenses e palestinos voltaram a falar de paz”, observa Ju Sin-kim, da Coréia do Norte, referindo-se ao processo iniciado semanas atrás na conferência de Annapolis, nos EUA, em que palestinos e israelenses voltaram oficialmente ao diálogo após nove anos de interrupção.






O muro, que na verdade é mais uma cerca de segurança, foi construído após atentados a cidades israelenses. “Eu gostaria que o muro fosse derrubado. Mas graças a ele, meus filhos podem ir à escola sem temer a volta para casa”, explica Itzik, um oficial da reserva israelense. A explicação não convence a população palestina, que não tem permissão de cruzar a barreira em direção a Jerusalém. Segundo muitos em Belém, o objetivo do que definem como “o muro da vergonha e do apartheid” é humilhar os palestinos. Por isso, no muro há pichações como “Salvem a Palestina”, “Isto é um gueto”. Taufiq Salsaa é um carpinteiro de Belém de 72 anos. Há 50 esculpe figuras bíblicas. Este ano seu trabalho atraiu a atenção internacional. Entre Jesus, Maria e José, ele construiu um muro no presépio.”Minhas figuras são um grito aos cristãos de todo o mundo para que conheçam a difícil realidade que vivemos, que limita nossos movimentos e nos faz cruzar dezenas de postos de controle militares”.






Alguns cristãos de Belém reconhecem o temor diante de outro fenômeno dos últimos anos, que os faz se sentirem ameaçados. A tsunami islamista da Faixa de Gaza, que ameaça ampliar-se na Cisjordânia. Cristo Sayer, pai de quatro filhos, é um dos 1.800 cristãos que permanecem em Gaza.






Este ano é a primeira vez que celebram o Natal sob o controle do Hamas na região. Há poucos anos, eram quatro mil, mas muitos decidiram emigrar, em vários casos para a América Latina.”





Uma sombra desce sobre seu rosto quando recorda o assassinato de um amigo cristão em Gaza. “Foi há dois meses. Sua família entrou em contato com o Hamas para pedir explicações. Até o momento não recebemos nenhuma informação. Na Faixa de Gaza não há nada, nem governo, nem segurança, nem prosperidade”. Na Praça da Natividade, em frente à Basílica, um grupo de peregrinos brasileiros abre a bandeira com o lema Ordem e Progresso.” É uma emoção muito grande chegar aqui. Planejei isso toda a minha vida. É como se Cristo estivesse mais perto de mim”, disse o carioca José Silva. (AG)






http://www.correiodabahia.com.br/
exterior/noticia.asp?codigo=144248



segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Mais de 20 mil peregrinos vão celebrar o Natal em Belém

População da cidade onde Jesus nasceu dobra durante as comemorações do Natal; segurança está reforçada






Efe




BELÉM - Mais de 20 mil peregrinos e turistas cristãos devem passar a noite de Natal em Belém. Nos últimos dias, 60 mil peregrinos passaram pela Terra Santa. Nesta noite de Natal, eles devem seguir à Igreja de Santa Catalina, junto à Basílica da Natalidade.


Através de um serviço especial de ônibus e por um acesso por Jerusalém, os fiéis não vão ter que passar pelos controles do Exército de Israel. Assim, todos poderão entrar na cidade de Belém onde, segundo a tradição cristã, Jesus nasceu.




Com a autorização do exército israelense, que controla a segurança da área ocupada na Cisjordânia, a Autoridade Nacional Palestina (ANP) posicionou centenas de agentes de segurança para manter a ordem em Belém. O número de seguranças pode chegar a 1.500.




Belém, situada a 8 km ao sul de Jerusalém, faz parte do grupo de cidades vigiadas pela polícia palestina, depois de um acordo com autoridades militares de Israel. A ANP conquistou o controle das cidades da Cisjordânia depois dos acordos de Oslo (1993) para destravar as negociações de paz que não prosperavam.




No entanto, Israel voltou a ter controle sob as cidades da Cisjordânia depois da Intifada - a guerra santa - de 2000. Desde então, os israelenses proibiam as forças de seguranças palestinas trabalhassem uniformizadas e armadas.




Celebração de Natal



Nesta noite de Natal, a segurança será coordenada pelo Exército e pelos efetivos da polícia, leais ao presidente palestino Mahmud Abbas. Os visitantes quase duplicam a população de Belém, que tem cerca de 30 mil habitantes.




Os visitantes participam da Missa do Gallo e das celebrações de Natal. As festas oficiais começaram nas primeiras horas desta tarde com a tradicional peregrinação do representante máximo da Igreja Católica na Terra Santa, monsenhor Michel Sabah.




A missa será celebrada na igreja de Santa Catalina e, após a eucaristia, uma imagem de Jesus deverá ser levada até a estrela de Belém, lugar onde, segundo a tradição cristã, Jesus nasceu.





quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Sarkozy discute situação de Betancourt com Bento XVI

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, depois de reunir-se hoje com o papa Bento XVI, disse ter ficado pessoalmente "sensibilizado" com sua primeira audiência no Vaticano desde que assumiu o poder em maio. Os dois discutiram uma série de assuntos, entre eles "o drama dos reféns", numa aparente referência aos esforços da França para conseguir a libertação de Ingrid Betancourt,seqüestrada pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Betancourt, que tem dupla nacionalidade francesa e colombiana, foi candidata à presidência do país sul-americano. Ela foi seqüestrada pelos guerrilheiros há cerca de seis anos e Sarkozy tem se empenhado pessoalmente por sua libertação. Oficialmente, o presidente da França foi receber o título de "cônego honorário", concedido pelo Vaticano aos mandatários franceses desde 1593.

Em sua conversa com o papa e num encontro em separado com o secretário de Estado da Santa Sé, Sarkozy discutiu temas de "interesse comum" e o "papel da religião, particularmente da Igreja Católica, no mundo", relatou o Vaticano. Antes da visita, o porta-voz de Sarkozy, David Martinon, lembrou que o Vaticano é "extremamente ativo e influente" na diplomacia mundial. "É um parceiro que conta e é um aliado peso pesado em um grande número de questões", afirmou.

do site:

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Buraco negro dispara raio da morte contra galáxia vizinha

Qualquer planeta com vida que estivesse no caminho do jato acabaria sendo esterilizado, diz cientista




Associated Press


Composição de imagens mostra as duas galáxias, em vermelho, e o jato defletido, em azul

Nasa-Esa




Composição de imagens mostra as duas galáxias, em vermelho, e o jato defletido, em azul




NOVA YORK - O mais recente ato de violência irracional capturado por uma câmera tem caráter cósmico: um buraco negro em uma "galáxia estrela da morte", emitindo um jato letal de energia e radiação sobre uma galáxia vizinha.






Uma frota de telescópio,s em terra e no espaço, capturou as imagens dessa violência cósmica, que é testemunhada por olhos humanos pela primeira vez, de acordo com análise divulgada pela Nasa na segunda-feira, 17.




"É como um valentão, um buraco negro acertando um soco no nariz de uma galáxia errante", disse o astrofísico Neil deGrasse Tyson, diretor do planetário Hayden de Nova York, que não tomou parte na pesquisa.




Esse soco pode muito bem ser um golpe mortal.






As imagens de telescópio mostram a galáxia agressora emitindo um feixe de partículas letais na direção da porção inferior da galáxia atingida, que tem cerca de 10% do tamanho da fonte do raios.




Ambas estão a cerca de 8 bilhões de trilhões de quilômetros da Terra, girando uma em torno da outra.




A galáxia maior tem um nome científico de vários dígitos, mas foi apelidada de "galáxia estrela da morte" por um dos pesquisadores que descobriram o ataque cósmico, Daniel Evans, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian.




Dezenas de milhões de estrelas, incluindo aquelas com planetas, provavelmente estão na rota dos raios da morte, disse o co-autor do trabalho, o britânico Martin Hardcastle, da Universidade de Hertfordshire.




Se um planeta como a Terra estiver no caminho do jato, as partículas de alta energia e a radiação arrancariam a atmosfera desse mundo em questão de meses, disse Evans. Quanto à vida que pudesse existir, seria "esterilizada", diz Tyson.




A boa notícia é que a pressão gerada pelo feixe de partículas acabará comprimindo o gás que existe na galáxia atingida. Nos próximos milhões ou bilhões de anos, esse processo levará ao surgimento de novas estrelas.



do site:

http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid97801,0.htm

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Peregrinos muçulmanos partem da cidade de Meca no início do haj

Reuters/Brasil Online




Por Jonathan Wright




MECA, Arábia Saudita (Reuters) - A peregrinação anual do haj começou em Meca, nesta segunda-feira, quando centenas de milhares de peregrinos muçulmanos vestiram-se de branco, arrumaram as malas e partiram para ficar em um acampamento montado na periferia da cidade sagrada.




Na região central de Meca, alguns retardatários cumpriram o ritual de dar sete voltas na Caaba, o santuário em formato de cubo para o qual todos os muçulmanos devem voltar-se ao realizar suas orações diárias.




Mais de 1,6 milhão de peregrinos chegaram à Arábia Saudita vindos de outros países para participar do haj, o maior festival religioso do mundo e uma obrigação que todos os muçulmanos precisam cumprir ao menos uma vez na vida caso tenham condições de fazê-lo.




Os peregrinos vindos de dentro da Arábia Saudita somam-se a esse montante, elevando a cifra final para mais de 2,5 milhões de pessoas, o que significa um grande desafio logístico e de segurança para as autoridades do país.




"Temos de ficar atentos ao estado de saúde de peregrinos vindos de alguns países", afirmou o ministro saudita da Saúde, Hamad al-Manei, à TV árabe Al Jazeera, que recebeu autorização para cobrir os rituais neste ano. Em outras oportunidades, o canal foi impedido de transmitir as cerimônias.




"Alguns dos peregrinos estrangeiros não falam árabe. Como há muitas línguas e culturas diferentes, há dificuldades", disse o ministro, em Meca.




O governo afirmou que tomou medidas de precaução contra a gripe aviária. Recentemente, o vírus H5N1, responsável pela doença, matou aves na região de Riad.




Até o anoitecer, todos os peregrinos devem ter chegado a Mina, a leste de Meca, para o primeiro pernoite do itinerário, que os levará de volta a Meca no final desta semana.




Alguns deles caminhavam, carregando suas malas, enquanto outros pegaram ônibus que trafegavam lentamente por entre a multidão. A estrada entre Meca e a cidade portuária de Jidá ficou congestionada devido ao grande número de carros com peregrinos dirigindo-se à cidade mais sagrada do Islã.




Os peregrinos consideram o haj uma afirmação da unidade e da solidariedade muçulmanas. O festival reúne pessoas de diferentes culturas e etnias em nome da crença comum em um deus único.




Muitos deles também afirmam estar buscando perdão por pecados dos quais se arrependeram.




"Um bom haji (peregrino) voltará para casa como uma criança nascida de novo. Todos os seus pecados são lavados", afirmou o professor nigeriano de sociologia Baffa Aliyu Umar, que participa de seu quarto haj.




O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, participará dos rituais deste ano, tornando-se o primeiro líder iraniano a fazer isso.



domingo, 16 de dezembro de 2007

O rio que nos divide

Com a greve de fome pelo São Francisco, d. Luiz personifica dois conflitos: um com o Estado, outro na Igreja


José de Souza Martins*


A greve de fome de dom Luiz Cappio, bispo de Barra, na Bahia, contra a transposição das águas do Rio São Francisco e em favor de sua despoluição e revitalização não decanta as águas do rio, mas decanta a política. Desoculta irracionalidades e dá visibilidade, ainda que pálida, a sujeitos ativos e marginalizados do processo político brasileiro.

Com sua decisão radical, o bispo personifica dois graves conflitos, bem distintos entre si. O primeiro conflito é no interior da Igreja. Apesar de definir seu gesto pelo eufemismo de momento de jejum e oração, tecnicamente é uma opção pelo suicídio, caso não seja atendido. Sem dúvida, a opção do bispo pelo martírio torna politicamente correta até a mais incorreta das causas, que neste caso pode ser correta quanto ao tema político, mas não o é quanto ao método pré-político.

Ao dar seguimento ao projeto depois de sua primeira greve de fome, alega o bispo, Lula e o governo o teriam traído, descumprindo o acordo que com ele fizeram. Essa suposta traição envolve o segundo grave conflito aberto por essa greve de fome. Lula é o chefe de Estado. Ele não governa em nome próprio, mas em nome da lei. Não pode ser desafiado na legalidade do seu mandato. Já o bispo não tem representação política. É o seu carisma que lhe diz que o povo está mal representado pelos políticos e pelos governantes. Os clamores do povo não estariam se traduzindo em atos políticos que tivessem como motivo e objetivo o bem comum. A violência contra o rio seria disso expressão porque violência contra o que o rio representa para as populações ribeirinhas. A disputa pelo rio é uma disputa entre a água da terra de trabalho e a água da terra de negócio, entre o rio do povo e o rio mercadoria.

O presidente da República foi visitado nessa semana pelo presidente e pelo secretário da CNBB, engenheiro de formação, para tratar do caso. Deixou claro aos bispos que está disposto a examinar alternativas, mas essa disposição não implica “abandonar inteiramente o projeto de transposição do Rio São Francisco”. De certo modo derrotada em sua sensata intermediação, a CNBB dirigiu apelo não só aos católicos, mas aos cristãos, para que apóiem o bispo com orações e jejuns. Onde faltou a política entrou a religião e nesse modo de fazer política Lula ganha na formalidade do chefe de Estado, mas perde como governante e político.

Recente artigo do bispo é esclarecedor documento sobre a mentalidade que preside o gesto da greve de fome e a ideologia que aglutina apoios religiosos e políticos pautados pela mesma lógica. Temos nele o reconhecimento de que vivemos num sistema político dual, o do voto formal, de um lado, e o da pressão moral, de outro, duas formas combinadas e antagônicas de participação política nesta sociedade bifronte. O déficit de democracia do poder formal e legal é, por isso, preenchido por essa espécie de poder popular de que a greve de fome é um dos instrumentos. O detalhe de que, após o final da greve anterior, tenha o bispo se confessado amigo de Lula e simpatizante do PT, significa nada menos que seu carisma de algum modo contribuiu para que votos assegurassem que o corrupto poder formal, como ele o retrata em prolixa qualificação, chegasse às mãos do PT e nelas permanecesse. A estratégia da pressão moral, como afirmação de um poder popular paralelo, do legítimo contra o legal, já era prática dos católicos petistas, desde a fundação do partido e eu diria desde antes, desde os primeiros movimentos sociais dessa inspiração, sobretudo nos apoiados pelas pastorais sociais. O abismo que separa o povo do poder e a representação política em boa parte ficcional em que se apóia o Estado brasileiro responde por essa outra ficção criativa e inventiva, mas ineficaz, da sociedade alternativa e do Estado paralelo. Do fundo do lago de Canudos, o profeta Antônio Conselheiro nos governa em silêncio.

A greve de fome do bispo faz do São Francisco um rio sacramental. É, na prática, uma forma extrema e primitiva de dizer que os partidos políticos, sem exceção, se anularam como canais de expressão da vontade popular. Em seu lugar, afirma o gesto do bispo o mandato dos grupos de mediação política que atuam de maneira pré-política na gestação e afirmação da cultura do abismo entre a política como representação e a política como militância cotidiana da ação direta. Vai se constituindo entre nós uma realidade política apoiada na existência de dois parlamentos, o de Brasília e o das ruas. Tendo assumido no início esse bifrontismo como base de seu governo para impor aos grupos populares que o elegeram as razões de Estado, Lula acabou afastando do Estado, ou perdendo na onda das denúncias de corrupção e do mensalão, os organicamente mais ligados à Pastoral da Terra, de que o bispo é emblemático representante.

Nesse distanciamento, o PT perde sua alma católica. Eventual conseqüência dele, a morte do bispo poderá representar sério risco político para o governo e seu partido, como se lê em artigo do frei Pilato Pereira, da Pastoral da Terra: “Os setores de esquerda das igrejas cristãs e os movimentos sociais e populares não mais apoiarão o Lula e o PT...” Mas esses setores também correm sério risco perante a Igreja. Dificilmente convencerão os bispos de que não fizeram do carisma do bispo instrumento de sua militância, em vez de dissuadi-lo em favor de uma tática judicial e política. Os riscos do PT e de Lula, porém, não são tão grandes assim. As pastorais sociais e os que na Igreja se engajaram na militância partidária não desenvolveram uma pedagogia política democrática, voltada para o reconhecimento da democracia na pluralidade dos partidos e no voto como expressão da livre vontade individual. Não deixaram para seus militantes senão a alternativa do único, o PT. Quer queiram quer não queiram, não só dependem das bênçãos do bispo como dependem, também, dos favores do Estado. Sua ambigüidade não democratiza a política nem emancipa a sociedade. Esse é o rio que nos divide.

*José de Souza Martins é professor titular de Sociologia da Faculdade de Filosofia da USP

do Site:

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

A Única Razão do Natal

A única razão do Natal

Por: efenetto


Observando os acontecimentos dos últimos 10 anos, podemos verificar que o brasileiro está cada dia mais vulnerável em todos os sentidos. Caminhamos a passos largos para a institucionalização e instalação de um novo poder: a corrupção. Conseqüentemente, não há segurança, é cada vez mais crítica a questão da saúde, a escola pública virou caso de polícia. Polícia? Mas que Polícia? Esta que está ai, assaltando e matando adultos e crianças?



Só mesmo conhecendo e confiando na Palavra de Deus para entender o que está acontecendo em nosso País, nada diferente do que aconteceu na época de Eliseu, Habacuque, Jeremias e tantos outros profetas de Deus que não só profetizaram, mas, testemunharam sobre a decadência da criatura, hoje, cada vez mais distante do seu Criador.



Se não vejamos: é de deixar qualquer pessoa de bom senso e compromissada com o Brasil, impressionada com os resultados até agora apresentados em relação aos fatos vergonhosos e macabros do mensalão que levaram autoridades dos poderes executivo e legislativo a saquearem os cofres das instituições públicas. Verdadeiras quadrilhas que há anos operam dentro do Governo, mudando apenas as caras. Dói na alma quando vemos o Poder Judiciário, em todas as suas instâncias, vendendo sentenças que colocam inocentes atrás das grades enquanto soltam traficantes e ladrões do dinheiro público.



Depois de inúmeras denúncias, extremamente transparentes e comprometedoras, até mesmo, já bem conhecidas da população, o Congresso Nacional, o maior celeiro de corrupção e escândalos desse País, acaba de absolver mais um descarado de colarinho branco, o seu próprio presidente. E de quebra, empunhando a bandeira de que “estamos permitindo as investigações”, como se pudesse fazer diferente, o Governo lava as mãos, confiando exclusivamente na curta memória do povo brasileiro. E toda grana roubada, onde foi parar? Ninguém fala neste assunto enquanto nosso Presidente continua insistindo em afirmar que não sabe e não viu. O povo parece ter acostumado com esta situação. Ou se sente impotente?



O fato é que vivemos no país das desigualdades. E como as coisas por aqui só pegam mesmo para ladrão de galinha, certamente, toda grana que tem sido subtraída da nação brasileira por centenas destes ladrões, capadócios, se não foi suficiente para calar a boca de muita gente nos mais diversos escalões e poderes da República, no mínimo, deixou de construir milhares de novas salas de aula, de contratar mais profissionais para as áreas de saúde e educação, deixou de gerar os empregos que milhares de famílias estão chorando neste Natal, e foi parar nas contas de inescrupulosos, muitos dele, inclusive, pleiteiam reeleição para os próximos mandatos a serem disputados em 2008.



Recompor os programas sociais saqueados ao longo de todos esses anos, por exemplo, é um dever moral de qualquer governo que pretenda ser verdadeiramente democrático. Mas não é o suficiente. A sociedade exige uma postura mais firme dos homens sérios que ainda militam na vida pública brasileira, e, não importa se senador, deputado, juiz, desembargador, prefeito, governador, empresário, ou outra coisa qualquer, cada brasileiro quer ter a certeza de que ainda verá a grana roubada de volta aos cofres públicos e os ladrões presos.



Não mais é possível continuar assistindo a famílias inteiras morrendo de fome, milhares de brasileiros e brasileiras desfalecendo nas filas da Previdência Social e dos atendimentos de emergência (que não atendem), enquanto o governo insiste em dizer que está combatendo a violência vivida em cada esquina. Violência maior do que podemos ver nas ruas, são os constantes assaltos feitos aos cofres públicos por quem deveria estar cuidando dos recursos destinados ao bem estar de todos. Violência maior do que os assaltos a mão armada e outros do gênero, são os acordos espúrios realizados nos bastidores palacianos para proteger de forma vergonhosa os interesses dos chamados ladrões de colarinho branco, que de tão comuns, já estão se institucionalizando. Violência maior do que aquela que se pode observar nas ruas, é termos a certeza de que toda riqueza mineral do estado do Pará, proclamada pelos quatro cantos do mundo, não tem sido suficiente para por fim ao analfabetismo e ao abandono total, que remetem a grande maioria dos paraenses e outros tantos brasileiros que aqui vivem à miséria e à discriminação, o grande mal do século.



Estamos vivendo mais um período do Natal. Nada muda! Permanecem a violência, a fome, a miséria e os corruptos, cada vez mais corruptos. Só há uma única esperança que está na verdadeira razão do Natal, que permanecerá para sempre capaz de mudar os corações, mesmo aqueles mais endurecidos pela prepotência, egoísmo e desejo de poder. Não podemos perder essa esperança!



Mais um Novo Ano se aproxima. Que possamos ter a clara visão de estarmos compromissados com nosso País, em particular, com milhares de brasileiros, irmãos nossos que vivem em situação de risco, sem emprego, sem teto, sem comida, sem justiça, sem tantas outras coisas. Inclusive, sem qualquer perspectiva de poder dividir um pão com seus filhos neste Natal. Se temos a oportunidade de agradecer a Deus, neste momento, por nossos filhos em segurança, no conforto de nossas casas, não podemos deixar de sentir a violência sofrida por milhares de crianças, jovens e adolescentes, vivendo a prostituição, o sub mundo das drogas, destruindo suas vidas e colocando a de outros em risco, por absoluta falta de amor. E podem ter certeza: se eu e você, continuarmos, como dizia Raul Seixas “...com a boca escancarada cheia de dentes esperando a morte chegar...” nada vai mudar, nunca.



Que tenhamos a coragem de refletir sobre o que podemos fazer para enfrentar e mudar de vez este estado de coisas e de compreendermos a necessidade urgente de assumirmos o nosso “ide”, e que, seja qual for o nosso desejo ou projeto para contribuir com as mudanças que o mundo necessita, não poderemos, em hipótese alguma, perder de vista, menos ainda deixar de confiar e buscar a presença daquele que foi, é e será sempre a Única Razão do Natal: Jesus Cristo.