segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Mais de 20 mil peregrinos vão celebrar o Natal em Belém

População da cidade onde Jesus nasceu dobra durante as comemorações do Natal; segurança está reforçada






Efe




BELÉM - Mais de 20 mil peregrinos e turistas cristãos devem passar a noite de Natal em Belém. Nos últimos dias, 60 mil peregrinos passaram pela Terra Santa. Nesta noite de Natal, eles devem seguir à Igreja de Santa Catalina, junto à Basílica da Natalidade.


Através de um serviço especial de ônibus e por um acesso por Jerusalém, os fiéis não vão ter que passar pelos controles do Exército de Israel. Assim, todos poderão entrar na cidade de Belém onde, segundo a tradição cristã, Jesus nasceu.




Com a autorização do exército israelense, que controla a segurança da área ocupada na Cisjordânia, a Autoridade Nacional Palestina (ANP) posicionou centenas de agentes de segurança para manter a ordem em Belém. O número de seguranças pode chegar a 1.500.




Belém, situada a 8 km ao sul de Jerusalém, faz parte do grupo de cidades vigiadas pela polícia palestina, depois de um acordo com autoridades militares de Israel. A ANP conquistou o controle das cidades da Cisjordânia depois dos acordos de Oslo (1993) para destravar as negociações de paz que não prosperavam.




No entanto, Israel voltou a ter controle sob as cidades da Cisjordânia depois da Intifada - a guerra santa - de 2000. Desde então, os israelenses proibiam as forças de seguranças palestinas trabalhassem uniformizadas e armadas.




Celebração de Natal



Nesta noite de Natal, a segurança será coordenada pelo Exército e pelos efetivos da polícia, leais ao presidente palestino Mahmud Abbas. Os visitantes quase duplicam a população de Belém, que tem cerca de 30 mil habitantes.




Os visitantes participam da Missa do Gallo e das celebrações de Natal. As festas oficiais começaram nas primeiras horas desta tarde com a tradicional peregrinação do representante máximo da Igreja Católica na Terra Santa, monsenhor Michel Sabah.




A missa será celebrada na igreja de Santa Catalina e, após a eucaristia, uma imagem de Jesus deverá ser levada até a estrela de Belém, lugar onde, segundo a tradição cristã, Jesus nasceu.





Nenhum comentário: